Muita gente acha que o Twitter não é uma rede social muito comercial, pois 280 caracteres é muito pouco para anunciar ou vender um produto. No entanto, muitas empresas provam diariamente que essa mentalidade está errada. Se a sua empresa também possui uma conta nessa rede social, veja algumas dicas para gerar tráfego no Twitter.
Fonte: FreePik
Veja 8 dicas para gerar tráfego no Twitter
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Use chamadas para ação
Gaste seu tempo escolhendo bem as palavras que irá usar nos seus títulos e sempre busque acrescentar chamadas para ação. Como os textos no Twitter são extremamente curtos, as chamadas ajudam a direcionar o cliente para o site, uma landing page ou, ainda, outra rede social.
Não se esqueça que os títulos, além de convidar o usuário a clicar, devem ser muito interessantes e ativar a curiosidade. Por isso, para gerar tráfego no Twitter, invista seu tempo na criação de tweets atraentes e que gerem cliques.
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Inclua imagens nos tweets
Não é nenhum segredo que as imagens chamam muito mais atenção do que apenas textos estáticos. Por isso, sempre que possível, utilize imagens para complementar os textos. Tente personalizar a imagem de alguma forma, com uma marca d’água ou outra forma de mostrar a marca da empresa.
Se for possível, invista também em vídeos e GIFS bonitos e bem produzidos, pois esse tipo de material tende a ativar ainda mais os usuários. É possível dizer muito mais coisas em 2 minutos e 20 segundos além do que já está dito nos tweets.
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Uma pesquisa da GO-Gulf observou que, em geral, o que as pessoas mais compartilham nas redes sociais são imagens e opiniões pessoais. Por isso, não deixe seus seguidores carentes desse tipo de material e invista parte de sua verba na produção de boas imagens fixas e estáticas.
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Não esqueça de configurar o Twitter Cards
Os Twitter Cards são cartões com informações extras sobre determinados tweets. Eles aparecem para os usuários no próprio Twitter, eliminando a necessidade de a pessoa precisar sair da rede social para acessar o conteúdo, o que geralmente acontece com links de redirecionamento.
Esses cards não são difíceis de configurar e podem ser importantes, principalmente, quando há a opção de utilizar somente textos e links, sem imagens. Além disso, eles também podem melhorar a taxa de impressões por clique (CTR), no caso de tweets que foram retweetados. No caso de outro usuário fazer um RT da mensagem com card, seus seguidores terão mais acesso a informações úteis. Isso pode chamar mais atenção e levar outras pessoas a seguir a página.
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Use hashtags
Não há como fugir das hashtags. Afinal, muito do que acontece no Twitter é medido a partir dessas palavrinhas de destaque (há até uma busca por hashtags). Por isso, incorpore-as em seus tweets, utilizando-as a seu favor e da sua empresa.
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Claro que, como o espaço é pequeno, fica impossível utilizar muitas hashtags. O próprio Twitter recomenda uma média de duas por mensagem, para que o tweet não fique muito poluído, o que torna sua leitura um pouco cansativa.
Outra estatística interessante, divulgada pela rede social, é que a utilização de hashtags pode aumentar o engajamento em até 100% para perfis pessoais e 50% para perfis corporativos. Por isso, não perca tempo: descubra as hashtags mais importantes do seu nicho e comece a utilizá-las sempre que possível para gerar tráfego no Twitter.
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Descubra os melhores horários para tweetar
Toda rede social apresenta um tipo diferente de audiência, que costuma utilizar mais as plataformas em determinados horários. Com o Twitter, isso não é diferente. No entanto, alguns testes podem ser necessários para descobrir qual o melhor horário para sua audiência, aquele em que os tweets são mais vistos e compartilhados.
Não restrinja os horários dos tweets apenas ao horário comercial. Muitas pessoas acessam as redes somente quando chegam do trabalho ou de madrugada. Por isso, programe posts para esses horários também. Isso é importante para gerar tráfego no Twitter.
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Mas vale lembrar que, segundo uma pesquisa do Viver de Blog, o melhor período para postar no Twitter é de segunda a quinta, das 13h às 15h. Por isso, sempre vale a pena testar esse horário para ver a resposta do público.
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Cuidado com o número de caracteres e quantidade de tweets
O Twitter limita os caracteres em 280, mas o ideal mesmo é utilizar até menos. Segundo especialistas, tweets entre 120 e 130 caracteres apresentam melhores resultados do que aqueles com limite máximo. Por isso, mais do que interessante, é preciso ser conciso.
Outro ponto importante em relação ao Twitter é que os usuários não gostam de ter a timeline poluída pela mesma empresa continuamente. Por isso, dê um espaço entre os tweets, espalhando-os ao longo do dia e da noite. Isso, inclusive, pode facilitar na observação dos melhores horários para as principais postagens do dia.
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Não tenha medo de mencionar outros perfis
Nem todo mundo gosta de mencionar outras empresas ou concorrentes nos tweets. No entanto, às vezes isso pode acontecer e criar uma parceria de sucesso. Portanto, não tenha medo de mencionar outros perfis. A postura é muito bem vista tanto entre os usuários, quanto pelo próprio Twitter.
Fonte: FreePik.
Se você está utilizando o conteúdo de outra pessoa, cite seu nome. Se a página está realizando co-marketing, fale sobre a outra empresa. Essa é uma forma importante de mostrar agradecimento e, muitas vezes, faz com que a outra parte envolvida também cite seu nome. Isso é ótimo para gerar tráfego no Twitter.
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Não esqueça de olhar sempre as mensagens diretas
Muitos usuários enviam mensagens diretas, que devem ser respondidas o mais rápido possível. Afinal, todo usuário é um cliente em potencial e que pode estar perguntando algo sobre seus produtos e serviços.
No entanto, muitas empresas ainda pecam nisso, gastando todo seu tempo na produção de conteúdo e deixando de lado esse contato com os usuários da página, que pode ser feito de forma muito simples, em segundo plano.
Uma pergunta não respondida pode sim criar uma péssima impressão da página, fazendo com que o usuário pense que a empresa age com descaso em relação aos seus clientes. E essa é o tipo de impressão que nenhuma empresa quer passar.