Você pode estar se perguntando como escrever para a internet pode ser diferente de outros tipos de escrita. A criação de conteúdo para o universo online é diferente porque, ao contrário de materiais de impressão, os visitantes de um site muitas vezes preferem apenas dar uma rápida olhada no texto. Veja, então, 9 dicas para escrever grandes artigos para o site do seu negócio.
Fonte: Freepik.
O Nielsen Norman Group, uma organização dedicada a pesquisar experiências de usuário baseadas em evidências, revelou recentemente que o espectador médio demora de 10 a 20 segundos em um site antes de sair. Ou seja: não há muito tempo para segurar a atenção de seus visitantes. Então, como chamar atenção dos usuários se o tempo de permanência é tão pequeno?
Além de ter um site bonito e agradável, que funcione corretamente e não demore a carregar, o cliente em potencial deve ter facilidade em achar o que está procurando e ser atraído por um conteúdo simples, porém bem elaborado e de fácil compreensão.
Confira essas 9 dicas para escrever grandes artigos para o site do seu negócio para te ajudar nisso:
1. Faça seu conteúdo valioso e relevante: quando os usuários da internet digitam um tópico em uma caixa de pesquisa num mecanismo de busca, eles esperam que os resultados contenham informações relevantes para eles. Se clicarem em seu site e encontrarem informações irrelevantes ou desatualizadas, os usuários sairão rapidamente dele, passando para o próximo resultado para encontrar o que precisam.
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2. Mantenha seu conteúdo conciso: não há nenhuma necessidade de se estender para provar que você sabe escrever. Os visitantes geralmente preferem analisar rapidamente as informações para saber se o que eles precisam está ali.
3. Mantenha-se no tópico: visitantes geralmente buscam algo bastante especifico e tornam-se frustrados quando se veem forçados a peneirar as informações para encontrar o que eles estão procurando. Se você tem um tópico muito amplo, considere dividir seu conteúdo e introduzir um tópico por parágrafo para que seus leitores possam encontrar informações específicas com facilidade.
Você também pode adicionar links ao conteúdo da sua página para que os usuários possam acessar tópicos relacionados em outras páginas do seu site ao invés de tentar incluir todas as informações em um único artigo. Isso fará com que seja mais fácil navegar pelo seu site.
4. Verifique e revise gramática e ortografia: nada diz que você é menos profissional quanto um site cheio de erros ortográficos ou gramaticais. Depois de terminar de escrever, afastar-se do conteúdo e volte a ele mais tarde, pois isso facilita perceber erros que podem ter sido ignorados. Outra boa opção é pedir que uma pessoa que nunca teve contato com o material faça uma revisão para você.
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5. Use o método da pirâmide invertida: esse método é muito conhecido por jornalistas e escritores, o que também o torna uma boa opção para ser usado na criação de conteúdo para sites e blogs. Mas o que isso significa? Coloque as informações mais relevantes no início do conteúdo e trabalhe a partir disso. Essa técnica coloca suas informações mais importantes na frente e no centro do conteúdo.
6. Escreva com autoridade: ninguém conhece seus produtos ou serviços como você. Por isso, não tenha medo de escrever com autoridade, pois isso vai ajudar não só a apresentar bem o que você tem a oferecer como também pode tornar seu nome uma referência para o nicho.
7. Escreva para seu público: você provavelmente já ouviu falar da importância de fazer o conteúdo do site amigável para os motores de busca usando palavras-chave, links e outras técnicas de SEO. Isso é importante, mas tornar seu conteúdo legível e envolvente para os seres humanos que visitam seu site também é fundamental.
Afinal, seu objetivo é converter visitantes em clientes, que são pessoas, não máquinas. Portanto, use um tom de conversação para se conectar com seu público e evite jargões específicos, pois isso faz as pessoas se afastarem.
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8. Utilize imagens para complementar o texto: use imagens relevantes para complementar e ilustrar seu texto, aprimorando os recursos visuais do site. E não se esqueça de otimizá-las, utilizando palavras-chave para nomeá-las e nas descrições.
9. Formate o texto para a web: atente-se aos principais requisitos procurados pelos usuários utilizando algumas táticas que funcionam:
- Use listas em vez de parágrafos quando possível. Limite os itens das suas listas a dez ou menos;
- Escreva parágrafos curtos e densos e coloque um bom espaço em branco entre eles;
- Concentre-se em um tópico por parágrafo e mantenha as frases curtas;
- Inclua subtítulos internos para facilitar a leitura. Ter subtítulos ricos e com palavras-chave também fará seu texto ser mais amigável para os motores de busca;
- Use links internos para tópicos relacionados ao invés de encher as páginas com milhares de informações;
- Use “você” em vez de “eu” para se conectar com os leitores;
- Execute pesquisas de palavras-chave e inclua as mais relevantes em todos os seus textos, especialmente nos títulos, subtítulos, links e no primeiro parágrafo do texto.
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Criar grandes artigos para o site do seu negócio pode ser um desafio, mas seguindo estas dicas para escrever grandes artigos você tornará seus textos mais valiosos e envolventes para seus leitores.