5 principais dicas de otimização para mecanismos de buscas

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
17/02/2021
Otimização de Sites (SEO)

Saiba que é essencial ter em mente as principais dicas de otimização para mecanismo de busca? SEO é um elemento básico para qualquer estratégia de marketing digital. Isso porque search engine optimization, ou otimização para mecanismos de buscas, faz com que um site ou um conteúdo obtenham posicionamentos melhores nos resultados do Google.

E essa melhoria no rankeamento é crucial para o alcance de uma marca na internet. Por isso, neste artigo, separamos as 5 principais dicas de otimização para mecanismo de busca que você precisa conhecer. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

Descubra quais são as 5 principais dicas de otimização para mecanismo de busca

O que significa otimização do conteúdo?

Bem, para quem é iniciante ou nunca ouviu falar em otimizar o conteúdo, podemos explicar da seguinte forma: otimização de conteúdo é uma forma de seguir métricas para fazer com que este conteúdo seja visto com maior alcance, tendo em vista que as técnicas de SEO ajudam a posicionar melhor os conteúdos nos buscadores.

Ou seja, dessa forma, podemos concluir que a otimização de conteúdo é uma maneira de seguir determinadas métricas a fim de fazer com que o conteúdo seja bem harmônico em função dos buscadores. Quando essas métricas são seguidas e o conteúdo é feito de maneira rotineira, o Google, por exemplo, identifica que aquele conteúdo é relevante e o coloca no topo.

Como citado anteriormente, a postagem rotineira de conteúdo também ajuda a dar resultado na sua otimização. Isso porque, quanto mais você escreve sobre determinado assunto, maior será a sua relevância de acordo com as métricas do Google. Além disso, usar referências de outros sites ajuda a escalar o seu.

Métricas de SEO

Outra dica importante relacionada a posicionamento no Google é ter um conteúdo muito bem escrito, apurado, informativo e relevante. Mas por que isso? A ideia é que outras empresas e blogs usem o seu conteúdo como referência e acabem linkando o material deles ao seu site. Quanto mais links em sites terceiros, maior a relevância do seu conteúdo e melhor posicionado no Google ele fica.

Mas quais são as principais métricas a serem seguidas no SEO? Bem, a resposta pode parecer simples, mas é importante destacar que existem diversas. O primeiro passo é definir uma palavra-chave ideal para seu conteúdo. Neste caso, a palavra-chave não pode ser muito ampla, mas sim objetiva.

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

Após isso, o SEO recomenda que você repita essa palavra-chave ao longo do texto algumas vezes, principalmente no início do conteúdo e em subtítulo. Outra recomendação do SEO é usar a própria palavra-chave como título de uma imagem no conteúdo. Por isso, a palavra-chave definida é o primeiro passo para a otimização do conteúdo.

A palavra-chave também deve estar no texto da sua URL, isso ajuda a fazer o Google entender mais sobre o conteúdo que você posta. A melhor forma de escolher uma palavra-chave, dessa maneira, é procurar assuntos mais comentados no seu segmento e fazer uso de uma expressão não muito vaga. Neste artigo, por exemplo, usamos: “dicas de otimização para mecanismo de busca”.

Descubra quais são as 5 principais dicas de otimização para mecanismo de busca

A otimização de um conteúdo ou site é feita de acordo com as necessidades dos algoritmos das plataformas de busca. Em outras palavras, o que importa é o que o Google considera relevante para apresentar para o usuário.

Sendo assim, como levar isso em conta e tornar o seu link mais atraente para o algoritmo? Felizmente, existem muitas formas de fazer isso. A seguir, vamos apresentar 5 das principais delas. Confira!

O que é SEO

Fonte: Freepik

Use palavras-chave

Todos os termos digitados na barra de buscas do Google são palavras-chave. Assim, se alguém procura por “dicas de otimização para mecanismos de buscas” essa é uma palavra-chave.

É através desses termos que o algoritmo vai selecionar os resultados que forem relevantes para a busca do usuário. Desse modo, é fundamental que as suas páginas contenham palavras-chave.

O ideal é que essas palavras-chave sejam específicas e que elas sejam repetidas no corpo da página algumas vezes. Mas isso deve ser feito de forma orgânica, do contrário o seu site pode ser penalizado pelo Google.

Divulgar sua marca no Google

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Acelere a velocidade de carregamento do seu site

Um dos fatores que o Google leva em consideração na hora de ordenar os resultados é o tempo de permanência dos usuários em cada site. Isso porque usuários costumam passar mais tempo em sites que oferecem experiências melhores.

Por conta disso, a velocidade de carregamento é essencial para a otimização para mecanismos de buscas. Afinal, quanto mais rápido for o seu site, mais agradável será para os usuários passar tempo nele. Vale a pena, então, investir em técnicas para tornar o seu carregamento mais rápido.

58% das buscas do Google vêm de celulares

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Otimize também as suas imagens

Não é apenas o texto de uma página que deve ser otimizado. O conteúdo visual também é importante neste quesito.

Isso porque o Google possui um serviço de buscas especificamente para imagens. Portanto, quando você otimiza as imagens do seu site, você aumenta as chances de algum usuário encontrar a sua página através dessa plataforma. O alcance, então, é multiplicado.

Aproveite o melhor do SEO contratando uma agência especializada

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Torne as suas URLs legíveis

A URL de uma página também influencia na sua otimização. Isso porque URLs ilegíveis, cheias de números ou símbolos, não são positivas para o SEO do site.

Sendo assim, é melhor tornar as suas URLs simples e limpas. O ideal é que elas contenham a palavra-chave da página em questão.

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

Contrate uma agência de marketing digital

Uma das principais dicas de otimização para mecanismo de busca que podemos citar aqui é: Vale a pena contratar ajuda especializada para lidar com essa questão. Isso porque o SEO é um campo muito complexo no qual pequenos detalhes podem fazer toda a diferença.

Desse modo, uma empresa especializada no serviço de otimização de sites pode ser de grande auxílio para a sua marca. E uma agência de marketing digital é perfeita para isso.

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