5 principais dicas de design para o marketing de conteúdo

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
26/05/2021
Design Gráfico

Você sabe quais são as principais dicas de design para marketing de conteúdo? Se você tem algum interesse na área do marketing digital, com certeza já ouviu falar do enorme potencial oferecido pelo marketing de conteúdo. Mas existem muitas formas de criar conteúdo no mundo online, e, para uma estratégia eficiente, é melhor diversificar a produção da empresa.

Por isso, é crucial combinar a produção de conteúdo com a comunicação visual, tão importante na internet. Sendo assim, neste artigo, vamos apresentar as 5 principais dicas de design para marketing de conteúdo. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

5 principais dicas de design para o marketing de conteúdo

Fonte: Freepik

Descubra quais são as 5 principais dicas de design para marketing de conteúdo

Quando se fala em marketing de conteúdo, é natural pensar, de imediato, em seu formato mais clássico: O texto. Afinal, quem nunca descobriu a resposta para uma dúvida procurando no Google e encontrando um texto de blog?

Mas, ao adotar esse tipo de estratégia para uma marca, é crucial evitar uma visão limitada de suas possibilidades. Porque a verdade é que o marketing visual é extremamente popular na internet. Isso porque, no mundo online, a capacidade de transmitir informações de forma simples e rápida é muito valorizada. E um recurso visual é sempre mais eficiente em fazer isso do que um texto cru.

Mas como combinar o design com o marketing de conteúdo? Para ajudar você com essa tarefa, vamos apresentar algumas dicas a seguir. Confira!

Construa uma identidade para a marca

O design é fundamental para a construção de uma identidade visual para uma empresa. Uma identidade visual é a essência da marca que é expressada através dos seus recursos gráficos.

Desse modo, se uma marca quer passar a imagem de ser jovem, divertida e informal, seus recursos visuais devem refletir isso. O mesmo vale para o conteúdo visual que a empresa produzir. Ele deve ser coerente com as outras ferramentas gráficas da empresa, seguindo, por exemplo, a mesma paleta de cores.

Site com design responsivo

Fonte: Freepik

Prefira a simplicidade sempre

O objetivo principal do marketing de conteúdo é fornecer uma informação útil para o usuário. Assim, a forma como essa informação é apresentada deve ser a mais eficiente possível.

Isso significa que o design do conteúdo visual deve dar preferência à simplicidade. A ideia é que um usuário possa entender o que está sendo comunicado com um olhar, sem precisar pensar muito.

Aposte nos infográficos

Um infográfico é um tipo de conteúdo visual muito eficaz. Trata-se de uma apresentação visual de dados estatísticos.

Esse tipo de conteúdo tende a fazer muito sucesso nas redes sociais. Afinal, ele é ótimo para a sustentação de um argumento, pois estatísticas dão peso ao que está sendo dito. Torna-se, portanto, um conteúdo que costuma ganhar muitos compartilhamentos. Desse modo, é uma ótima forma de aumentar o engajamento nos perfis da marca.

A relevância da comunicação visual no marketing digital

Não coloque muito texto nas imagens

Como o marketing de conteúdo é muito associado ao texto, quando se fala em conteúdo visual, muitas pessoas cometem o erro de criar imagens cheias de texto. Mas esse tipo de imagem não é visualmente atraente. Na maioria das vezes, os usuários não vão se dar ao trabalho de ler tudo.

Diante disso, o ideal é optar por textos simples e sucintos para o conteúdo visual. Isso o torna mais acessível.

Agência de Gestão e Design Gráfico

Contrate uma agência de marketing digital

Se você precisa de dicas de design para marketing de conteúdo, é melhor contar com especialistas no assunto. Assim, contratar uma agência de comunicação visual, como, por exemplo, a Agência IMMA, pode ser uma ótima ideia. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua marca!

Veja também