Os podcasts continuam a explodir em popularidade, com o número de ouvintes aumentando a cada semana. Porém, agora existem milhares de opções de práticas de podcast e, para alcançar o sucesso, seu podcast precisa fornecer conteúdo de valor, ter qualidade e seguir as práticas que agradam os ouvintes. Por isso, conheça as melhores práticas de podcast.
Pense no que você vai dizer
Há muito conteúdo na internet, em todo tipo e formato. Por isso, antes de qualquer coisa, pense no que você vai dizer, porque é o que vai destacar o seu podcast de outros conteúdos. O que o torna único? Existe uma lacuna que você encontrou ou um nicho que deseja preencher? Confira programas semelhantes ou relacionados e veja o que está faltando e qual nova perspectiva você pode oferecer para ajudar as pessoas a encontrarem o que precisam.
Faça cada segundo contar
O tempo dos ouvintes é valioso e é preciso manter o conteúdo conciso. Mas isso não significa que há um número mágico de minutos que você precisa seguir. Baseie seu trabalho em episódios com conteúdo atraente e de alta qualidade. Para que seu podcast seja útil, pense no valor que as pessoas estão recebendo pelo tempo que gastam ouvindo seus programas.
Planeje seus episódios
Saiba que, quando se trata de podcasts populares, cada minuto que você ouve significa horas de pesquisa e preparação dos produtores e apresentadores. Porém, nem todos levam a sério a importância do planejamento, já que um podcast costuma parecer uma conversa casual. O planejamento pode incluir o contato com os convidados, a elaboração de perguntas, a criação de um roteiro, dentre várias outras coisas.
É importante definir um tema e o que se fazer durante o programa, caso contrário é muito provável que ninguém leve a sério seu podcast e ele seja encarado como mais um material de baixa qualidade na rede. O planejamento é uma das melhores práticas de podcast para fazer seu programa crescer.
Aumente a capacidade de ser encontrado em pesquisas
Em aplicativos de podcast, não só os áudios, mas também as descrições dos episódios são fundamentais para você ser encontrado. Elas também ajudam os ouvintes a identificar facilmente o conteúdo do seu programa. Portanto, pense nas palavras-chave que seu público pode pesquisar ao criar seus títulos e descrições.
Neste sentido, notas e transcrições vêm a calhar. Os mecanismos de pesquisa rastreiam o texto, portanto, as descrições dos episódios e as notas da série devem ser otimizadas para pesquisa. Este espaço também servem como um local para os ouvintes (ou alguém que encontra seu programa online) ver um resumo e obter mais informações sobre você, sua empresa, links, etc.
Distribua, compartilhe, promova
Configure seu podcast com um host de podcasts confiável e receba um RSS feed. Assim, você estará pronto para distribuir seu podcast para os mais variados lugares. O iTunes possui o maior diretório de podcasts, por isso estar nele deve ser uma prioridade.
Você também deve garantir que seu programa seja configurado corretamente para o Google e que ele o indexe para o Google Podcasts. Muitos aplicativos encontraram seu programa no iTunes, mas também há muitos diretórios para os quais você pode enviar. Com o RSS feed, basta enviá-lo que, em seguida, seus episódios serão atualizados automaticamente em vários diretórios e aplicativos.
Alguns hosts de podcast facilitam o compartilhamento social com ferramentas automatizadas em suas plataformas. Você também pode querer ter um espaço online para o seu podcast, seja dentro de um site pré-existente, um blog ou um site de podcast fornecido pela sua empresa de hospedagem. Este será um lugar para as pessoas poderem ler sobre seus programas, obter mais informações, etc.
Ficar listado em diretórios é ótimo, mas você precisará trabalhar ainda mais para promover seu programa. Pense em onde seus possíveis ouvintes estão: pode ser no Facebook, no Twitter, no Instagram e até mesmo no Youtube. Você deve considerar fazer a promoção do seu podcast nos mais variados espaços para conquistar novos ouvintes.
Melhore ao máximo seus áudios
Se o seu podcast parecer tecnicamente ruim, as pessoas vão desligar. Por isso, pode ser importante aprender a usar algumas ferramentas básicas de áudio, como um software de edição. Existem programas e aplicativos simples e gratuitos que podem funcionar bem para a edição de podcasts.
Você também não precisa gastar muito com fones e microfones, mas confira sugestões de outros podcasters mais experientes caso você deseje investir em algum tipo de material. Existem até opções para gravar diretamente no seu telefone utilizando-se apenas os fones de ouvido do próprio aparelho.
Reduzir o ruído de fundo é outra dica que faz uma grande diferença. Por isso, certifique-se de ter um espaço silencioso e, se possível, adicione algum isolamento acústico. Outra opção a considerar é contratar profissionais para determinados aspectos da produção. Há muitos recursos por aí que podem ser bem acessíveis e deixarão seu podcast parecendo muito profissional.
Meça o seu sucesso pelos seus próprios parâmetros e faça alterações nas suas práticas de podcast conforme necessário
Sua hospedagem provavelmente fornecerá estatísticas de download e vários dados que você pode acompanhar. Mas não use apenas números para avaliar seu sucesso, pois pode ser difícil saber se eles são bons, principalmente quando não temos com o que comparar. Pense antecipadamente sobre seus objetivos e avalie seu sucesso em relação a isso.
E não tenha medo de fazer alterações. Se você acha que algo não está funcionando ou recebe feedbacks negativos dos ouvintes, pode e deve se adaptar. A maioria dos podcasts evolui ao longo do tempo, portanto saiba que a necessidade de mudar é normal. Porém, não perca de vista seus objetivos pois são eles que devem nortear qualquer caminho que você decida tomar.
Agora que você já conhece as melhores práticas de podcast, pode começar a planejar o seu. A Agência IMMA realiza a gravação de podcasts com eficiência e qualidade. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!