Como usar o podcast para marketing de conteúdo? Se você é um empresário ingressando agora no mundo do marketing digital, talvez você esteja se perguntando quais as vantagens do podcast como veículo de marketing.
Para utilizar o podcast para marketing de conteúdo, é necessário entender bem o potencial dessa plataforma e dessa estratégia de marketing digital. Por isso, nesse texto vamos explicar o conceito de podcast e como usar o podcast para marketing de conteúdo. Confira.
O que é um podcast
Podemos definir um podcast como a transmissão de informações através do áudio. A palavra “podcast” vem da junção de duas palavras. A primeira é a palavra “pod”, que vem de “iPod” (o aparelho da Apple). “Pod” é uma sigla que significa “Personal On Demand” em inglês (traduzido para português, significaria “algo pessoal e sob demanda”). A segunda palavra é o termo broadcasting, que significa radiodifusão. Sendo assim, um podcast é um veículo de comunicação que funciona com áudio, como um programa de rádio (mas atenção: há muitas diferenças entre rádio e podcast).
O conceito de podcast surgiu em 2004. Ele foi criado pelo ex-VJ da MTV, o americano Adam Curry, que criou o primeiro agregador de podcasts online. Depois de criá-lo, ele também disponibilizou o código do agregador na internet, permitindo que outras pessoas o utilizassem.
A partir daí, o podcast só cresceu, e, atualmente, é um formato de mídia muito popular. Há milhares de podcasts disponibilizados para serem ouvidos gratuitamente em plataformas como o iTunes e o Spotify. Existem podcasts de sites de notícias famosos, como a Folha e o Globo.
Quando paramos para pensar na popularidade desse veículo, não é surpreendente que muitos empresários começaram a se perguntar como usar o podcast para marketing de conteúdo. O site Musicoomph aponta que, em 2018, a receita publicitária proveniente de podcasts totalizou 402 milhões de dólares. Sendo assim, o potencial do podcast como veículo de marketing é imenso, e não há razão para não aproveitá-lo com uma estratégia de conteúdo.
Como usar o podcast para marketing de conteúdo
Diante disso, resta a pergunta: Como usar o podcast para marketing de conteúdo? Bem, o podcast pode ser tão eficaz quanto um artigo ou um vídeo. E ele segue as mesmas regras: Independentemente do formato, o conteúdo que você produzir deve ser sempre relevante e de qualidade.
Mas existem algumas vantagens específicas que o podcast oferece. Uma delas é a possibilidade de uma maior conexão com o cliente. Isso porque o contato através da voz é sempre mais pessoal do que palavras lidas numa tela. Além disso, já que a maioria das pessoas que ouve podcast o faz em conjunto com outras atividades, o podcast se torna um elemento da rotina do ouvinte, que cria uma relação com esse conteúdo que está sendo transmitido.
E por que criar essa conexão é importante? Porque ela ajuda você a fidelizar o cliente. Ele cria um relacionamento com a sua marca, o que, a longo prazo, pode fazê-lo recomendar sua empresa para família e amigos. E esse tipo de recomendação boca-a-boca pode ser muito positiva, afinal, as pessoas tendem a confiar mais em recomendações pessoais do que em anúncios.
Finalmente, podemos citar que o podcast tem a vantagem de ser um pouco mais aprofundado do que um post de blog, por exemplo. Ele também não exige muita mão-de-obra para sua produção, sendo fácil de criar.
Agora que você já sabe como usar o podcast e o marketing de conteúdo, o próximo passo é colocar a mão na massa e fazer o seu. Não sabe por onde começar? A Agência IMMA realiza a gravação de podcasts de acordo com as suas necessidades. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!