O carnaval está chegando, e essa é uma das festas preferidas do público brasileiro. É o maior evento popular do Brasil, e a folia atrai turistas do mundo todo para curtir os blocos. E, como empresário, é importante que você esteja atento a essa data. Pois, ela tende a movimentar muito a economia. Por isso, mesmo se o carnaval não for a sua praia, é possível utilizar a celebração a seu favor para vender mais nessa época. Mas como fazer isso? Em outras palavras, como usar o carnaval para montar uma estratégia de marketing digital?
Pode parecer uma ideia sem sentido, mas pare e pense sobre quantas campanhas de publicidade voltadas para o carnaval você já viu nos últimos anos. E não é para menos: Só no ano de 2019, o carnaval movimentou 3,73 bilhões de reais na cidade do Rio de Janeiro. Ou seja, existe aí um momento de alta no mercado que deve ser aproveitado.
Diante disso, neste artigo, vamos falar um pouco sobre marketing digital e carnaval. Além disso, as estratégias que podem ajudar a sua empresa a se promover nessa época do ano. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!
Saiba como usar o carnaval para montar uma estratégia de marketing digital
A primeira coisa que você precisa saber sobre como usar o carnaval para montar uma estratégia de marketing digital é que toda estratégia de marketing que faz uso de uma data festiva deve estar de acordo com o espírito dessa data. Isso significa que, no carnaval, é crucial que as suas táticas de marketing digital reflitam um clima de festividade e alegria.
Felizmente, existem muitas formas de fazer isso. A seguir, vamos discorrer um pouco sobre cada uma delas. Confira!
Estimule o engajamento
Marketing digital nem sempre é sobre vender. Às vezes, uma boa campanha online pode ter como objetivo principal aumentar o alcance da sua marca, ou aprofundar a sua relação com os seus clientes. Para ambos os cenários, um aumento de engajamento é uma coisa muito positiva, e o carnaval é uma época muito propícia para buscar isso.
Pense em termos de fotos, por exemplo. Em todo carnaval, as mídias sociais ficam cheias de pessoas postando fotos na folia. Você pode tirar vantagem disso estimulando que as pessoas postem fotos com alguma hashtag relacionada à sua empresa. Um bom caminho para fazer isso é fazendo um sorteio em que esse seja um requisito para a participação.
Pense colorido
Como já foi dito anteriormente, o carnaval é um momento de alegria, descontração e festa. Por isso, qualquer campanha de marketing digital que você adotar para esse momento deve investir em um design colorido e divertido, que faça o usuário se sentir feliz. É o momento de usar a criatividade e criar peças de campanha realmente originais, sempre trabalhando com a mente aberta.
Crie conteúdo sobre a festa
Esse é um bom momento para criar conteúdo relevante para os seus usuários. Pense em quais são as dúvidas e problemas de alguém que quer aproveitar o carnaval, e crie conteúdo com base nisso, sempre de forma informativa e gratuita. Isso vai alavancar muito o alcance da sua empresa no mundo online.
Monte uma estratégia de marketing digital para o carnaval com a ajuda de especialistas
Se você não sabe como usar o carnaval para montar uma estratégia de marketing digital, é uma boa ideia contar com especialistas. Para isso, você pode contratar uma agência de marketing digital, como, por exemplo, a Agência IMMA, que oferece muitos serviços de alta qualidade. Quer saber mais? Entre em contato com a empresa e faça já um orçamento para a sua marca!