Se planejar para a Black Friday é essencial, principalmente sendo um evento chave para quem trabalha com venda de produtos ou serviços. É um momento em que as pessoas estão dispostas a comprar, aproveitando os descontos e promoções. Por isso, representa uma oportunidade para alavancar as vendas da sua empresa se você tiver um planejamento correto. Mas como fazer isso? Nesse artigo, explicamos tudo o que você precisa saber e damos dicas que vão fazer a sua loja bombar. Confira!
Como se planejar para a Black Friday
Em 2018, a Black Friday bateu um recorde de vendas no Brasil. Isso demonstra que o entusiasmo dos consumidores brasileiros pela data é imenso, o que significa que ela pode representar uma oportunidade incrível para a sua marca. Mas para conseguir isso, é preciso fazer um bom planejamento. Vale, também, levar em conta a situação atual de pandemia que assola o mundo, este é um fator relevante no planejamento. Se você é uma loja física, garanta higienização; se é virtual, saiba que suas vendas irão aumentar, então prepare seu estoque.
Vejamos, então, como montar a sua estratégia.
Comece seu planejamento com antecedência
Apesar de a Black Friday ser só em um final de semana, sua importância faz com que ela necessite de um planejamento com muita antecedência. Por isso, não deixe para começar a pensar em como aproveitar a Black Friday com a sua empresa apenas em novembro. Comece a se planejar o mais cedo possível.
Se planejar para a Black Friday com antecedência é importante para que possa haver uma análise das necessidades do seu estoque e dos desejos do seu cliente. É fundamental ter o estoque necessário para que os clientes não fiquem desmotivados com a empresa e busquem a concorrência.
Analisar os desejos do cliente é importante neste planejamento. Essa análise deve ser feita para que o comerciante saiba quais produtos estão sendo mais procurados, neste caso, para que a empresa possa dar descontos aos produtos corretos e que não vão ficar parados no estoque.
Um planejamento antecipado ajuda a melhorar a pesquisa de análise de riscos, a precisão da pesquisa de mercado e a traçar as estratégias de comunicação que serão adotadas. Quando se há tempo para pensar em todos esses processos, o planejamento de marketing para o evento tem grandes chances de ser bem efetuado.
Use sua criatividade na hora de criar promoções
Junto ao o entusiasmo relacionado à Black Friday, existe também um certo cinismo ao redor da data. Muitos consumidores se sentem desapontados com descontos baixos ou aumentos de preço feitos para lucrar com as promoções.
Diante disso, é preciso usar a criatividade para fazer promoções atraentes para os seus clientes sem entrar no prejuízo. Brindes são uma excelente ideia, assim como kits de produtos. Você também pode apostar em eventos como sorteios, que são ótimos para estimular o engajamento.
Do contrário, o uso de promoções falsas para “maquiar” descontos na Black Friday é um erro gigante neste processo. Além de perder vendas para a concorrência, você perde a oportunidade de captar novos clientes e de fidelizar e criar um laço emocional com o seu público. A ideia de fidelizar está diretamente ligada ao desconto dado em um produto muito sonhado pelo cliente, como uma oportunidade dada a você para ele.
Use o e-mail marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta de marketing digital poderosa, com um alto índice de ROI (retorno sobre investimento). Na Black Friday, ele pode ser especialmente útil.
Isso porque o e-mail marketing permite que você estabeleça uma comunicação direta com o usuário, trabalhando com uma proximidade que é muito eficaz. E, na Black Friday, ele é o canal perfeito para divulgar os seus descontos e promoções.
Crie um senso de urgência
Um dos grandes fatores que leva as pessoas a consumirem muito na Black Friday é a ideia de limitação. Como o evento se limita a uma data específica, a possibilidade de perder as promoções cria um senso de urgência que faz com que os consumidores estejam muito mais dispostos a comprar.
Desse modo, quando estiver pensando em como se planejar para a Black Friday de 2019, é preciso que você pense em como aumentar esse senso de urgência com as suas promoções. Não é difícil fazer isso: chamadas como “restam poucas unidades” ou “promoção válida apenas por 6 horas” já fazem um excelente trabalho nesse quesito.
Este é um trabalho inteiramente psicológico que está ligado ao envolvimento do cliente por meio do seu conteúdo e material de divulgação. Para que este trabalho psicológico seja bem efetuado e atenda ao objetivo da empresa, ele precisa de um estudo da persona com a qual sua marca lida. Esta é a ideia de entender sobre os desejos do cliente e da importância de se planejar para a Black Friday.
Garanta a capacidade do seu local de vendas
Independentemente se você tiver um comércio físico ou uma loja virtual, uma parte essencial do seu planejamento para a Black Friday deve ser garantir que seu local de vendas esteja preparado para atender aos consumidores com eficiência.
No caso de uma loja física, isso inclui organizar o seu estoque. Já com um e-commerce, por exemplo, é preciso preparar o seu site para receber uma quantidade maior de tráfego do que de costume e também é necessário dar a garantia da entrega o mais rápido possível para os clientes, essa estratégia faz com que o seu site seja mais requisitado e tenha mais credibilidade na sua área de atuação.
Contrate uma agência de marketing digital
O marketing digital é um poderoso aliado na hora de você pensar em como se planejar para a Black Friday e garantir o maior número de vendas possíveis. E a melhor forma de usá-lo é contratando profissionais da área por meio de uma agência de marketing digital e campanhas de e-mail marketing como a Agência IMMA. Uma ajuda especializada é a melhor maneira de alavancar de forma profissional o seu negócio e suas vendas. Entre em contato com a empresa e faça o seu orçamento!