Como otimizar o conteúdo do seu podcast

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
05/07/2019
Marketing de Conteúdo | Marketing Digital | Podcast in Company

Otimizar o conteúdo do seu podcast pode, à primeira vista, parecer uma tarefa muito complexa. Mas ainda assim, ela é extremamente necessária se você quer ter um podcast para a sua empresa.

E por isso? Bem, porque o que não falta na internet é conteúdo. Então, qualquer conteúdo que você produza vai encarar uma grande concorrência virtual, que vai disputar os seus cliques e seguidores.

Como otimizar o conteúdo do seu podcast

Fonte: freepik.

Daí vem a necessidade da otimização do conteúdo. Quando falamos em otimizar o conteúdo do seu podcast, o que queremos dizer é que você deve tornar o seu podcast mais atraente para os mecanismos de busca. Isso significa seguir uma série de medidas feitas para fazer a sua produção obter uma posição mais favorável nas páginas de resultados do Google. Lembre-se que a maioria das pessoas que procura por algo não vai além das duas primeiras páginas de resultados, então é crucial que você consiga uma posição nelas para aumentar o tráfego do seu site. Por isso, nesse texto, vamos dar dicas para ajudar você a alcançar esse objetivo com o seu podcast.

Dicas para otimizar o conteúdo do seu podcast

Daí vem a necessidade da otimização do conteúdo

Fonte: freepik.

A otimização de qualquer contéudo, seja podcast, texto ou vídeo, sempre segue as práticas de SEO. SEO é uma sigla em inglês para Search Engine Optimization, que, em português, significa “otimização para mecanismo de busca“. Trata-se de um conjunto de táticas para tornar o seu conteúdo atrativo para ferramentas de busca, como o Google. Com isso em mente, vejamos então como isso se aplica para o conteúdo do seu podcast.

Procure otimizar o conteúdo do seu podcast através da descrição

Como o SEO normalmente foca em palavras-chave, você pode estar se perguntando como aplicar isso no podcast, já que o conteúdo principal é em áudio. O segredo é não esquecer da descrição do podcast. Ao disponibilizar seu podcast em aplicativos e plataformas (falaremos mais sobre isso adiante), você tem a opção de escrever uma pequena descrição resumindo seu conteúdo.

Procure otimizar o conteúdo do seu podcast através da descrição

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Muitas pessoas cometem o erro de não prestar atenção na hora de redigir essa descrição. Mas não se engane: ela é tão importante como a meta descrição de um post de blog. Por isso, ao criar a sua, utiliza palavras-chave que sejam relevantes para a pauta do seu podcast. Você pode encontrar essas palavras com ferramentas online como o Google Keyword Planner.

Escolha um bom título

título do seu podcast é a chamada principal que os seus ouvintes terão para ouvir o seu conteúdo. Afinal, é através dele que você vai poder despertar o interesse dos usuários e demonstrar que você conhece bem o assunto da sua pauta. Por isso, use a sua criatividade e escolha um título informativo, que dê ao ouvinte alguma ideia do que ele pode esperar encontrar naquele podcast. Lembre-se que usuários de podcasts normalmente estão na correria do dia-a-dia, ouvindo transmissões de áudio enquanto realizam outras tarefas, então é preciso que o seu conteúdo realmente chame a atenção para fazê-lo ser escolhido.

Escolha um bom título

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Torne seu podcast acessível

Procure configurar seu podcast com um host de podcasts que faça você receber um RSS feed. Assim, você vai poder compartilhar esse feed e divulgar seu podcast o máximo possível. Para isso, faça uso de diversos aplicativos disponíveis, especialmente os mais populares como o iTunes e o Spotify. Também não se esqueça de promover seu podcast em todas as mídias sociais que você tiver.

Uma excelente maneira de tornar o seu podcast acessível e otimizar o conteúdo do seu podcast é empregando uma agência especializada, como a Agência IMMA, que oferece o serviço de gravação de podcasts. Entre em contato com a gente e faça seu orçamento!

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