Que o e-mail marketing é uma ótima estratégia de marketing digital para a sua empresa, você já sabe. Mas você já aprendeu como montar uma lista de e-mails para a sua marca?
Essa é uma das principais questões que preocupa os empresários na hora de pensar em uma campanha de e-mail marketing. Afinal, de nada adianta fazer uma campanha incrível se não houver pessoas interessadas para as quais disparar o e-mail, certo?
Por conta disso, separamos algumas dicas para você aprender como montar uma lista de e-mails com sucesso. Confira!
Por que não comprar a sua lista de e-mails
Antes de qualquer coisa, é preciso explicar que comprar a sua lista de e-mails para o e-mail marketing é uma estratégia que só vai prejudicar o seu negócio. Mesmo que pareça tentador pela facilidade, uma prática assim não compensa e pode causar mais mal do que bem.
Isso porque comprar a lista de e-mails não gera resultados reais. Afinal, essa lista não é de leads qualificados, e sim de pessoas que não demonstraram nenhum interesse no seu serviço. É possível até que boa parte dos usuários da lista comprada não sejam contas ativas. Desse modo, as chances de converter um disparo de e-mail em uma compra diminuem muito.
Além disso, atualmente, serviços de e-mail possuem políticas contra esse tipo de prática. Por isso, eles têm formas de detectar listas compradas e punir a sua empresa por usar uma. Como consequência, você é inserido em grupos com o rótulo de baixa reputação. Isso garante uma entregabilidade baixa para todos os seus e-mails futuros.
Aprenda como montar uma lista de e-mails
Sendo assim, qual é a melhor forma de montar uma lista de e-mails? Separamos algumas estratégias que podem ajudar você nessa tarefa. Vejamos elas a seguir.
Disponibilize conteúdo gratuito no seu site
Para obter o e-mail do usuário, uma boa ideia é oferecer algo de valor em troca. Você pode, então, disponibilizar conteúdo gratuito para download. Assim, quem estiver interessado preenche alguns dados e oferece para você o endereço de e-mail para obter esse conteúdo. Essa é uma ótima maneira de utilizar o ebook no marketing digital.
Realize pesquisas de satisfação
Pesquisas de satisfação são uma ótima forma de saber mais sobre a experiência do cliente com a sua marca. E você pode tirar ainda mais vantagem desse veículo acrescentando um formulário de dados para o cliente preencher quando ele for dar a sua opinião, incluindo, nessas informações, o endereço de e-mail. Apenas tome cuidado para ser claro a respeito da utilização que esse endereço terá, para o cliente saber o que está fazendo.
Crie uma newsletter
Uma newsletter, ou, em português, boletim informativo, é uma boa ferramenta para chamar a atenção de usuários que se interessem pelo seu serviço. Por exemplo, se você trabalha com marketing digital, você pode criar uma newsletter com notícias e dicas a respeito do assunto e convidar pessoas a se inscreverem.
Desse modo, a cada inscrição, a sua lista de e-mails aumenta um pouco mais. E o melhor é que, como esses usuários já têm interesse na sua área, a chance dos e-mails se converterem em vendas é ainda maior.
Contrate uma agência de marketing digital
Para aprender como montar uma lista de e-mails, nada melhor do que entrar em contato com profissionais especializados. Uma agência de marketing digital pode ajudar você a montar ótimas estratégias para as suas campanhas de e-mail marketing.
Não sabe qual agência contratar? A Agência IMMA trabalha com diversos serviços de marketing online, auxiliando empresas de qualquer porte. Para saber mais, entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!