Ter um estilo de escrita é fundamental quando se trata de ter um blog. Afinal, é isso que dará personalidade aos seus conteúdos, fazendo com que as pessoas se aproximem e busquem criar um relacionamento com a marca. Por isso, veja neste artigo algumas dicas de como melhorar seu estilo de escrita.
Conheça 6 dicas para melhorar seu estilo de escrita
1- Use parágrafos curtos
A regra geral parece ser que um parágrafo não deve conter mais do que seis sentenças. Se possível, cada parágrafo deve ter uma média de quatro a cinco sentenças, porque isso faz com que cada postagem pareça mais legível no blog. Além disso, ninguém quer entrar num site e ser confrontado por enormes blocos de texto.
Seu estilo de escrita precisa ser fluido e parecer apresentável. Tente quebrar seus parágrafos o máximo possível. Assim, o leitor se sentirá muito mais relaxado para ler um artigo até o final. E, sempre que possível, use marcadores para dividir e organizar o texto.
2- Seja envolvente
Uma ótima dica é começar com uma pergunta. Isso é super fácil, pois não há necessidade de fazer perguntas complexas ou gastar muito tempo elaborando-as. Ao invés disso, tudo o que você precisa fazer é transformar uma sentença afirmativa em um questionamento.
Fazendo isso, você envolve mais o seu leitor e interage com ele. É uma técnica simples, porém eficiente, que ajuda a atrair ainda mais as pessoas. Naturalmente, você não fará perguntas em todos os seus textos. Mas sinta-se à vontade para colocar algumas nos mais variados artigos.
3- Seja conversacional
Um estilo de escrita chato certamente é algo que todos odiamos. Quais são as coisas que você mais lembra sobre seus posts favoritos que o mantiveram lendo até o fim e até te levaram a agir? É muito provável que você tenha sentido que o escritor estava falando com você como se vocês estivessem conversando na mesma sala.
Se você pode praticamente ouvir o escritor falando, esse é um sinal de que ele escreve em um tom muito comunicativo e conversacional. Isso é ótimo, pois melhora o fluxo do texto, garantindo que o leitor vá até o fim da página, e ajudando a envolvê-lo e conquistá-lo.
4- Use palavras curtas
Não use uma palavra longa se uma curta dá conta do recado. Quando se trata de escrever para internet, palavras curtas são sempre preferíveis porque são fáceis de ler, facilitando a transmissão da mensagem. Um leitor não está interessado em saber se você tem um vasto vocabulário. Tudo o que importa para ele é digerir sua mensagem o mais rápido e fácil possível.
Se o seu estilo de escrita for ruim, sua mensagem vai se perder e, como consequência, seu leitor não saberá o que você quer que ele faça e não tomará a ação que você tinha em mente. É muito mais provável que um estilo de escrita fluido, contínuo, envolvente e direto ajude seu leitor e transmita sua mensagem muito melhor.
5- Escolha um tom e use-o sempre
Muitos blogs utilizam o humor para cativar seus leitores. Outros, buscam um público mais segmentado e acabam dando preferência a utilização de termos técnicos. É a escolha desse tom uma das principais razões pelas quais um blog se destaca entre tantos.
Pergunte a si mesmo porque você acompanha determinados blogs e logo você verá que é por causa do conteúdo, mas também por causa do tom que esses escritores usam. Você precisa decidir o tom que vai adotar desde o início, pois ele afetará seu estilo de escrita e, consequentemente, seus leitores. Decida em seu tom e seja consistente.
6- Posicione sua marca
Muitos blogueiros não pensam no posicionamento de sua marca quando começam a escrever. Mas, no minuto em que você lança um blog, você também lança uma marca. É importante entender isso porque sua marca é o que torna seu blog reconhecível para as pessoas. Ela se tornará sinônimo de seus valores e isso também ajuda a conquistar leitores.
Além disso, sua marca também vai influenciar seu tom e, conhecendo bem seu posicionamento, será muito mais fácil ser consistente em toda sua produção de conteúdo. O posicionamento da marca é sobre como sua marca (e, portanto, seu blog) é percebida pelos leitores. Por isso, você precisa decidir o quanto antes como posicioná-la.
Dê uma olhada no que a concorrência está fazendo e pense no que você poderia fazer de diferente. Também pense em seus valores e aproveite para desenvolver uma posição forte baseando-se neles. E não se esqueça de seu público-alvo. O que eles procurariam em uma marca como a sua? A resposta a essa pergunta certamente pode te ajudar a posicionar sua marca e melhorar seu estilo de escrita.
Todo mundo quer ter um blog de sucesso, mas isso é muito difícil de se conseguir. Porém, ter boas ideias para conteúdos, habilidades básicas de gramática, uma voz única e um bom estilo de escrita pode te ajudar a trilhar esse caminho. Se você seguir as dicas da Agência IMMA, estará na direção certa para criar publicações atraentes, que te ajudarão a conquistar ainda mais seu público.