Facebook Pixel

Como melhorar seu estilo de escrita

Facebook
Twitter
LinkedIn

Ter um estilo de escrita é fundamental quando se trata de ter um blog. Afinal, é isso que dará personalidade aos seus conteúdos, fazendo com que as pessoas se aproximem e busquem criar um relacionamento com a marca. Por isso, veja neste artigo algumas dicas de como melhorar seu estilo de escrita.

Como melhorar seu estilo de escrita
Fonte: Freepik

Conheça 6 dicas para melhorar seu estilo de escrita

1- Use parágrafos curtos

A regra geral parece ser que um parágrafo não deve conter mais do que seis sentenças. Se possível, cada parágrafo deve ter uma média de quatro a cinco sentenças, porque isso faz com que cada postagem pareça mais legível no blog. Além disso, ninguém quer entrar num site e ser confrontado por enormes blocos de texto.

Seu estilo de escrita precisa ser fluido e parecer apresentável. Tente quebrar seus parágrafos o máximo possível. Assim, o leitor se sentirá muito mais relaxado para ler um artigo até o final. E, sempre que possível, use marcadores para dividir e organizar o texto.

2- Seja envolvente

Uma ótima dica é começar com uma pergunta. Isso é super fácil, pois não há necessidade de fazer perguntas complexas ou gastar muito tempo elaborando-as. Ao invés disso, tudo o que você precisa fazer é transformar uma sentença afirmativa em um questionamento.

Fazendo isso, você envolve mais o seu leitor e interage com ele. É uma técnica simples, porém eficiente, que ajuda a atrair ainda mais as pessoas. Naturalmente, você não fará perguntas em todos os seus textos. Mas sinta-se à vontade para colocar algumas nos mais variados artigos.

Conheça 6 dicas para melhorar seu estilo de escrita
Fonte: Freepik

3- Seja conversacional

Um estilo de escrita chato certamente é algo que todos odiamos. Quais são as coisas que você mais lembra sobre seus posts favoritos que o mantiveram lendo até o fim e até te levaram a agir? É muito provável que você tenha sentido que o escritor estava falando com você como se vocês estivessem conversando na mesma sala.

Se você pode praticamente ouvir o escritor falando, esse é um sinal de que ele escreve em um tom muito comunicativo e conversacional. Isso é ótimo, pois melhora o fluxo do texto, garantindo que o leitor vá até o fim da página, e ajudando a envolvê-lo e conquistá-lo.

Para melhorar seu estilo de escrita, seja conversacional
Fonte: Freepik

4- Use palavras curtas

Não use uma palavra longa se uma curta dá conta do recado. Quando se trata de escrever para internet, palavras curtas são sempre preferíveis porque são fáceis de ler, facilitando a transmissão da mensagem. Um leitor não está interessado em saber se você tem um vasto vocabulário. Tudo o que importa para ele é digerir sua mensagem o mais rápido e fácil possível.

Se o seu estilo de escrita for ruim, sua mensagem vai se perder e, como consequência, seu leitor não saberá o que você quer que ele faça e não tomará a ação que você tinha em mente. É muito mais provável que um estilo de escrita fluido, contínuo, envolvente e direto ajude seu leitor e transmita sua mensagem muito melhor.

5- Escolha um tom e use-o sempre

Muitos blogs utilizam o humor para cativar seus leitores. Outros, buscam um público mais segmentado e acabam dando preferência a utilização de termos técnicos. É a escolha desse tom uma das principais razões pelas quais um blog se destaca entre tantos.

Pergunte a si mesmo porque você acompanha determinados blogs e logo você verá que é por causa do conteúdo, mas também por causa do tom que esses escritores usam. Você precisa decidir o tom que vai adotar desde o início, pois ele afetará seu estilo de escrita e, consequentemente, seus leitores. Decida em seu tom e seja consistente.

Escolha um tom de escrita e use-o sempre
Fonte: Freepik

6- Posicione sua marca

Muitos blogueiros não pensam no posicionamento de sua marca quando começam a escrever. Mas, no minuto em que você lança um blog, você também lança uma marca. É importante entender isso porque sua marca é o que torna seu blog reconhecível para as pessoas. Ela se tornará sinônimo de seus valores e isso também ajuda a conquistar leitores.

Além disso, sua marca também vai influenciar seu tom e, conhecendo bem seu posicionamento, será muito mais fácil ser consistente em toda sua produção de conteúdo. O posicionamento da marca é sobre como sua marca (e, portanto, seu blog) é percebida pelos leitores. Por isso, você precisa decidir o quanto antes como posicioná-la.

Posicione sua marca
Fonte: Freepik

Dê uma olhada no que a concorrência está fazendo e pense no que você poderia fazer de diferente. Também pense em seus valores e aproveite para desenvolver uma posição forte baseando-se neles. E não se esqueça de seu público-alvo. O que eles procurariam em uma marca como a sua? A resposta a essa pergunta certamente pode te ajudar a posicionar sua marca e melhorar seu estilo de escrita.

Todo mundo quer ter um blog de sucesso, mas isso é muito difícil de se conseguir. Porém, ter boas ideias para conteúdos, habilidades básicas de gramática, uma voz única e um bom estilo de escrita pode te ajudar a trilhar esse caminho. Se você seguir as dicas da Agência IMMA, estará na direção certa para criar publicações atraentes, que te ajudarão a conquistar ainda mais seu público.

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Agência de Marketing Digital para Pequenas Empresas: Guia Completo
Criação de Sites Design Gráfico E-mail Marketing Gestão de Mídias Sociais Gestão de Sites Google Ads Inbound Marketing Marketing de Conteúdo Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Agência de Marketing Digital para Pequenas Empresas: Guia Completo

Agência de Marketing Digital para Pequenas Empresas: Guia Completo para Alavancar Seu Negócio Ter uma boa estratégia de marketing digital é fundamental para o crescimento e sucesso de empresas de...
Saiba mais
Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?