Você sabe como melhorar o bounce rate do seu site? Muitos empresários ingressam no marketing digital sem compreender o que é o bounce rate e qual é a sua importância. No entanto, esse é um dado essencial para avaliar a performance online da sua página. Por isso, separamos esse artigo para explicar o que é o bounce rate e como você pode melhorar o seu. Confira!
O que é bounce rate e como medi-lo
Antes de saber como melhorar o bounce rate do seu site, é preciso que você entenda o que é esse dado e como ele funciona. É simples: o bounce rate de um site é a porcentagem de usuários que entraram na sua página e depois saíram, sem permanecer por mais tempo em outras páginas do site. Assim, em outras palavras, ele representa a taxa de rejeição que os usuários têm com relação ao seu site.
Mas como saber qual é a sua taxa de rejeição? Felizmente, você não precisa medir esse dado por conta própria. O Google Analytics realiza o trabalho de medir e calcular a sua porcentagem.
Vale lembrar, no entanto, de não confundir taxa de rejeição com taxa de saída. A taxa de saída é uma métrica para mostrar quantas pessoas estão abandonando o seu site a partir de determinada página, depois de passar um certo tempo navegando. Já a taxa de rejeição, por sua vez, se refere à saída após a abertura de uma única página. É a medida de uma reação mais imediata ao seu site, quase um reflexo do usuário.
Melhorar o seu bounce rate é importante para garantir um desempenho melhor para os seus anúncios no Google. Isso porque o Google AdWords prioriza a experiência do usuário ao realizar o rankeamento, e uma das formas de avaliar essa experiência é através da taxa de rejeição. Isso significa que, quanto mais alta for a sua taxa de rejeição, menos relevante para o usuário o Google vai considerar a sua página. Você pode, desse modo, sair muito prejudicado no rankeamento, afetando o fluxo de tráfego para o seu site.
Como melhorar o bounce rate do seu site
Sendo assim, se você encara uma alta taxa de rejeição, como melhorar o bounce rate do seu site? A melhor forma de fazer isso é melhorando a experiência do usuário para fazer com que ele passe mais tempo na sua página.
Há muitas maneiras de fazer isso. Uma delas é melhorar a legibilidade do seu conteúdo. Isso significa fazer o seu conteúdo mais agradável de se ler. Desse modo, você evita que pessoas deixem de ler o que você produz por preguiça. Boas formas de melhorar a legibilidade são: inserir imagens no texto, dividir o texto em subtítulos e dar preferência a parágrafos curtos e frases simples e diretas.
Além disso, é preciso evitar coisas que incomodem o usuário, como pop-ups irrelevantes e em excesso. Anúncios muito interruptivos, que atrapalhem a experiência da pessoa o tempo todo, podem ser muito incômodos e levar o usuário a sair da página. Por isso, limite-os o máximo que puder.
Por fim, você pode também contratar uma agência de marketing digital para a gestão do seu site. Afinal, profissionais da área vão saber como melhorar o bounce rate do seu site e fazer as alterações necessárias para melhorar a experiência do usuário com a sua página.
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