Entenda como lidar com reclamações de clientes

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
28/06/2021
Marketing Digital

Como lidar com reclamações de clientes? Qualquer empresário que já recebeu uma crítica ou um feedback negativo de um consumidor sabe quão horrível é essa sensação. Afinal, você sempre quer que a sua empresa entregue nada menos do que experiências incríveis.

Só que a realidade é mais complicada do que isso. Muitas vezes, fatores imprevisíveis podem influenciar em uma compra ou contratação, gerando problemas para o cliente. O resultado é uma experiência negativa, que pode gerar reclamações.

Isso acontece com qualquer empresa, por melhor que seja. Todos estamos sujeitos a errar, o que significa que qualquer marca pode, sem querer, entregar algo aquém do que o consumidor espera.

Como lidar com reclamações de clientes

Fonte: Freepik

Mesmo assim, receber uma reclamação nunca é bom. E pode ser prejudicial para os negócios: Uma avaliação negativa pesa muito para possíveis futuros clientes, que podem desistir de fazer negócio com a empresa por conta desse relato.

Por conta disso, é crucial aprender a lidar bem com reclamações de consumidores. Neste artigo, então, vamos ajudar você neste quesito. Continue com a leitura para aprender a reagir a reclamações da melhor maneira possível!

Entenda como lidar com reclamações de clientes com essas dicas

Mesmo que possa parecer, receber uma reclamação de um cliente não é o fim do mundo. Na verdade, dependendo de como você reagir à crítica, a opinião do consumidor a respeito da sua marca pode até mudar.

Para isso, no entanto, é necessário lidar bem com o feedback negativo. A seguir, então, vamos apresentar algumas dicas que podem ajudar você nesta tarefa. Confira!

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Evite ficar na defensiva

Adotar uma postura defensiva é uma péssima ideia. Um cliente que faz uma reclamação está frustrado, e é importante que você valide essa frustração.

Se o erro em questão realmente não for culpa da sua empresa, ainda é crucial manter a calma e tentar responder da maneira mais cordial possível. Tente entender o ponto de vista do cliente e tenha muita delicadeza ao responder.

4 dicas para criar um relacionamento com o seu público

Fonte: Freepik

Ofereça compensações

Dependendo do motivo para a reclamação, pode ser uma boa ideia oferecer compensações para o cliente. Por exemplo, se um produto demorou para ser enviado, é legal incluir um brinde. Mas é claro que isso só deve acontecer em casos específicos, e de acordo com o que for possível para a sua marca. Prometer compensações que você não pode oferecer pode acabar piorando uma situação negativa.

Responda rapidamente

Para que um cliente sinta que você está levando a reclamação dele a sério, o ideal é responder rapidamente. Isso é fundamental para mostrar que a sua empresa está atenta para qualquer problema que possa afetar as experiências dos seus consumidores.

A velocidade de resposta é especialmente importante no marketing digital, em especial nas redes sociais. Isso porque, nesses espaços, o fluxo de informações é naturalmente muito veloz, o que leva as pessoas a esperarem respostas imediatas. Assim, se alguém deixa um comentário negativo no perfil de Facebook da sua marca, por exemplo, é crucial responder o mais rápido que for possível.

A importância do relacionamento com o cliente

Trabalhar o relacionamento com o cliente é essencial para qualquer empresa, principalmente no ambiente virtual, onde são utilizados as principais plataformas e ferramentas utilizadas para este relacionamento, por exemplo, as redes sociais.

A marca começa a dar uma atenção especial para isso, principalmente, pelo fato de que o público é o que faz a empresa funcionar. Sem ter o reconhecimento e um bom relacionamento com o público-alvo, dificilmente uma empresa consegue sobreviver.

Por isso, é muito comum que as empresas estejam sempre analisando o público, ouvindo os seus feedbacks e, ao mesmo tempo, tentando entender as necessidades e desejos deste nicho par, com isso, apresentar soluções e serviços que ajudem a saciar estes desejos.

Posts de relacionamento são bons para a interação

Fonte: Freepik

Um grande exemplo disso são as próprias redes sociais, que estão em constante atualização e sempre apresentando novas funções visando melhorar a experiência do consumidor e do usuário e tornar a plataforma muito mais interativa, tudo de acordo com os desejos do público.

Todas as semanas, nós fazemos novos artigos a respeito de novas e novas informações atualizadas das redes sociais. Twitter, Facebook, Instagram, TikTok, Twitter. Todas elas estão em constante atualizações para apresentar o melhor aos usuários, como qualquer empresa antenada costuma fazer.

Apresentar melhorias de acordo com os feedbacks dos clientes faz com que eles se sintam ouvidos e parte, de fato, da marca, como se eles tivessem um peso na tomada de decisões da empresa. Além de deixá-los felizes, isso influencia na credibilidade da marca, melhorando sua relevância e a tornando mais atrativa para os leads.

A ideia, então, torna-se aproximar a marca do cliente

Fonte: Freepik

Para isso, você pode contar com a ajuda especializada de uma agência de marketing, por exemplo. Neste caso, é interessante ter o apoio de profissionais especializados para poder identificar as principais técnicas e estratégias para melhorar seu relacionamento com cliente.

Com isso, é possível melhorar a captação de leads e aumentar a vida útil da sua marca, já que a cada dia você irá captar mais clientes e, com investimento em relacionamento, você acaba fidelizando um número maior de clientes.

Por isso, não perca a oportunidade de profissionalizar sua comunicação e tornar seu relacionamento mais frutífero com o seu público-alvo. O investimento não deve ser visto como um custo, mas sim como um valor que vai retornar rapidamente para a empresa e vai melhorar ainda mais o patamar da marca.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Contrate uma agência especializada para lidar melhor com reclamações de consumidores

Agora que você já sabe como lidar com reclamações de clientes, é hora de fazer isso na prática. E a melhor maneira de usar esse conhecimento a seu favor é com a ajuda de uma empresa especializada no marketing online, como uma agência de marketing digital.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. A IMMA tem uma equipe altamente qualificada que oferece o serviço de gestão de redes sociais, facilitando o atendimento para o feedback negativo. E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não precisa perder tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua empresa!

Veja também