Como fazer marketing nas redes sociais

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
10/12/2019
Gestão de Mídias Sociais

Como fazer marketing nas redes sociais? Se você é dono de uma marca ou sonha em empreender criando seu próprio negócio, sem dúvida você já deve ter reparado no imenso potencial oferecido pelas plataformas de mídias sociais, como o Facebook, o Instagram, o Twitter ou o LinkedIn.

Esses espaços produzem muito conteúdo e têm grandes bases de usuários, nas quais é possível construir uma audiência de clientes fiéis. Mas como fazer isso? Continue lendo este artigo para descobrir!

 

Como fazer marketing nas redes sociais

Fonte: freepik.

Aprenda como fazer marketing nas redes sociais

O marketing nas redes sociais é caracterizado por diversos aspectos. Alguns deles são específicos de cada plataforma (no Twitter, por exemplo, é necessário se comunicar através de mensagens curtas, de até 280 caracteres), mas outros são questões gerais que podem ajudar você planejar uma estratégia de marketing digital que inclua mais de uma rede social. A seguir, veremos, então, as principais dessas questões.

Preencha todas as informações do seu perfil

Seja no Facebook ou no Instagram, o seu perfil é o cartão de visitas da sua marca. É através desse veículo que a maioria dos usuários vai conhecer a sua empresa.

Então, é importante que você não poupe informações na hora de criar o seu perfil ou a sua página. Nesse momento, o ideal é fornecer o máximo de detalhes que for possível, pois isso ajuda o usuário a sentir que conhece melhor a sua empresa.

Isso é essencial para dar segurança a um possível cliente que queira solicitar os seus serviços online, pois transmite credibilidade e profissionalismo. Adicionalmente, é também uma ótima maneira de apresentar a identidade da sua marca para os usuários. Portanto, seja criativo e use os campos de informação do seu perfil como ferramentas para transmitir para o público qual é a essência da sua empresa.

Preencha todas as informações do seu perfil

Fonte: freepik.

Poste com frequência, mas não exagere

A frequência com que postar nas mídias sociais é um assunto complexo. Isso porque, embora você deva manter uma regularidade na sua produção de conteúdo, também não é uma boa ideia fazer dezenas de posts todos os dias. Isso pode fazer os seus seguidores se sentirem sobrecarregados, o que pode fazer com que eles descurtam ou parem de seguir a sua página.

Sendo assim, busque o equilíbrio na hora de decidir com que frequência postar em uma rede social. Seja consistente, estabelecendo alguns horários durante a semana para publicar um novo conteúdo. Atente, também, para as particularidades de cada plataforma nesse momento: Postar muito no Twitter é muito mais aceitável do que postar demais no Facebook, por exemplo. Com isso, você alcançará uma regularidade positiva sem incomodar os usuários.

Estimule o engajamento

A interação é provavelmente a parte mais importante das redes sociais. Por isso, para fazer marketing nesses espaços, é preciso que você incentive o engajamento com os seus seguidores.

Há muitas formas de fazer isso. Você deve, por exemplo, responder todos os comentários que recebe, para estimular a interação por parte dos usuários. Também é uma boa ideia fazer perguntas para os seus seguidores nas suas publicações. Finalmente, nunca se esqueça de incluir uma call to action (CTA, ou, em português, chamada para a ação) no final de cada um dos seus posts.

Estimule o engajamento

Fonte: freepik.

Contrate uma equipe para administrar os perfis da sua empresa

Ninguém sabe como fazer marketing nas redes sociais mais do que um agência de marketing digital que ofereça esse serviço. Assim, contratar uma empresa como essa pode facilitar muito a publicidade online do seu negócio. A Agência IMMA, por exemplo, tem uma equipe qualificada e com experiência administrando as redes sociais de empresas de qualquer porte. Entre em contato e faça já um orçamento para a sua marca!

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