Ser mobile friendly (ou, em português, receptivo ou amigável a telefone celular) é, atualmente, um requisito quase obrigatório para qualquer site. Afinal, vivemos em um mundo em que as pessoas acessam a internet através de dispositivos móveis cada vez mais. Um estudo feito pelo Google em 2012, inclusive, chegou a descobrir que 75% dos usuários preferem sites que podem ser facilmente acessados pelo celular.
Por isso, é muito importante que o seu site não seja acessível apenas para desktop. Esse tipo de design se torna cada vez mais obsoleto e pode vir a afastar potenciais clientes que tentem acessar o seu site através do celular.
Assim, vale a pena prestar atenção, ao criar o seu site, em detalhes e funções que podem fazer dele mais mobile friendly. Nesse texto, vamos explicar algumas maneiras de ter sucesso nessa tarefa.
Pense num design responsivo
Para a criação de um site mobile friendly, é essencial optar por um design que permita que o site seja aberto em telas de diversos tamanhos diferentes sem quebrar. Isso significa que todos os aspectos do site (funções, conteúdo, vídeo) devem ser perfeitamente funcionais tanto num computador como num tablet ou num celular.
O design responsivo também deve se adaptar a diferentes resoluções de tela. Assim, tudo deve ser legível e visível em qualquer dispositivo. O próprio google recomenda utilizar design responsivo ao tentar criar sites funcionais em celulares. Afinal, ele permite que todos os elementos do seu site possam ser aproveitados em qualquer instância, sem desperdiçar nada que você tenha inserido.
Lembre-se da “regra do polegar”
Quando uma pessoa usa um computador desktop, ela usa as duas mãos para mexer no teclado, usando quase todos os dedos. Entretanto, ao usar o celular, muitas pessoas só usam os polegares. O funcionamento é diferente, e o seu site precisa levar isso conta. Por isso, prepare as funções do seu site para serem acessíveis através do toque de polegares, adaptando o espaçamento, os botões e as barras de rolamento.
Fuja do Flash
O Flash é cada vez mais considerado ultrapassado. Ele demora a carregar e não é compatível com dispositivos iOS e Android. Além disso, não se dá bem com muitos navegadores. Desse modo, é melhor evitá-lo inteiramente.
Torne suas imagens mobile friendly
Imagens são essenciais para o conteúdo do seu site. Mas imagens distorcidas ou com resolução ruim podem ter um efeito altamente prejudicial. Assim, invista tempo para ter certeza de que as imagens do seu site poderão ser visualizadas com clareza em dispositivos móveis, tanto quanto no desktop.
Preste atenção no tamanho da fonte
Ler no computador e ler no celular são duas experiências diferentes. Por isso, busque fontes que sejam legíveis mesmo em telas menores. Tamanhos como 14px para textos e 44px para botões são recomendáveis.
Navegabilidade é essencial para um site mobile friendly
O ideal para um site é que ele possa ser visualizado e utilizado no celular sem com que o usuário tenha que fazer um esforço extra. Assim, é preciso fugir de qualquer coisa que obrigue o usuário a dar zoom ou a virar o celular na horizontal. Lembre-se: seu objetivo é tornar o acesso ao site através de dispositivos móveis simples e fácil. Um site que requer esforço da parte do usuário para que ele navegue em paz não é um site acessível.
Agora já deu para ter uma noção do que um site precisa para ser considerado mobile friendly, certo? Então resta partir para a segunda etapa: criar o seu site. Para isso, a Agência IMMA oferece criação de sites otimizados e adequados para o que você precisa. Entre em contato com a gente e faça seu orçamento!