Como escolher a pauta do seu podcast? Essa é uma questão que atormenta muitos empresários que têm o desejo de criar um podcast para a empresa. E isso ocorre porque a tarefa de produzir conteúdo pode ser mais difícil do que a gente imagina, e, quando temos que fazê-lo, bate um nervosismo e ficamos no branco.
Mas há muitas formas de saber como escolher a pauta do seu podcast. Por isso, nesse texto, vamos dar algumas dicas de maneiras que podem ajudar você a descobrir um bom assunto para o seu podcast, de acordo com as necessidades do seu negócio. Confira.
Como escolher a pauta do seu podcast
O primeiro passo para a criação do seu podcast deve ser pesquisar o seu mercado. Afinal, você quer saber o que os seus concorrentes estão criando, quais são as novas tendências de publicidade, o que já é ultrapassado ou obsoleto, o que já virou clichê, etc.
Para isso, você precisa mergulhar num trabalho intensivo de pesquisa e análise, acumulando dados informativos sobre a sua área. Isso será útil não apenas para a criação do seu podcast, mas para qualquer futura iniciativa de marketing de conteúdo que você possa vir a querer fazer.
Descubra o público-alvo do seu podcast
Para saber como escolher a pauta do seu podcast, você precisa antes saber quem você quer que sejam os seus ouvintes. E para isso, você precisa descobrir o público-alvo da sua empresa. Faça a você mesmo a seguinte pergunta: quem são os seus clientes? Onde eles moram? O que fazem? Que idade eles têm?
Essas são informações que você deve obter para montar uma persona, ou seja, um cliente ideal, abstrato, que possa funcionar como guia para o direcionamento das suas estratégias de marketing.
Uma vez que você tiver a sua persona em mente, você pode começar a pensar no que seria um conteúdo relevante para esse tipo de pessoa. Quais são os problemas, as dores da sua persona? O que ela deseja? O que a atrapalha na vida? É a partir desse tipo de pergunta que você vai conseguir escolher a sua pauta.
Lembre-se: o seu conteúdo deve ser útil para quem o consome. Assim, seja com um texto, um vídeo ou um podcast, você sempre deve ser dispor a resolver um problema do usuário.
Isso vai fazer com que ele passe a ver a sua marca como uma autoridade, e que ele retorne a você no futuro com outras dúvidas. É o primeiro passo para a fidelização do cliente. Como fazer isso? A melhor forma é usando uma das ferramentas online disponíveis, como o Google AdWords.
Ouça podcasts de outras empresas
Acima, nós falamos que você deve estudar a sua concorrência. Mas isso vale para tudo, inclusive o podcast. Como o podcast ainda é uma estratégia de marketing digital incipiente, não muito utilizada, pode ser que os seus concorrentes nem tenham um.
Se for o caso, melhor ainda, pois você estará preenchendo uma demanda que ainda não está sendo atendida. Mas se não for, procure ouvir esses podcasts e examinar as suas pautas. Atenção: isso não significa, jamais, plagiar o conteúdo de outra empresa. Nunca faça isso, pois, além de não ser bom para a sua presença online, é uma prática profundamente antiética.
A importância do podcast para as empresas
Os podcasts são uma maneira fantástica de empresas de todos os tamanhos aprimorarem seus esforços de marketing. Com o surgimento dos dispositivos móveis, os podcasts se tornaram mais acessíveis para as pessoas em movimento. Além disso, os podcasts são uma ótima ferramenta que pode ser usada por profissionais de marketing para aumentar o reconhecimento da marca e coletar leads.
Os podcasts são uma excelente forma de as empresas obterem mais engajamento com seus clientes, pois fornecem conteúdo de qualidade sob demanda.
Os clientes também se sentem mais confortáveis com sua empresa porque podem se relacionar melhor com você ouvindo, em vez de lendo. Os podcasts permitem que os profissionais de marketing alcancem seu público-alvo, fornecendo informações valiosas sobre os serviços ou produtos de sua empresa em tempo real.
Como uma estratégia de podcast pode ajudar na captação de leads
O podcast é um meio popular para os profissionais de marketing hoje em dia. Uma estratégia de podcast pode ajudá-lo a capturar leads de seus clientes em potencial.
O marketing interno é uma ótima maneira de gerar tráfego e engajamento com seu público. O podcast faz parte do inbound marketing e pode ser uma ótima maneira não apenas de se comunicar com as pessoas, mas também de captar leads.
Uma estratégia de podcast envolve a criação de conteúdo que o ajudará a gerar mais tráfego e capturar leads de clientes potenciais.
Roteiro de podcast também é essencial
Os scripts de podcast são essenciais para podcasting. Os scripts de podcast são a espinha dorsal de qualquer bom podcast. Eles ajudam você a criar um enredo que seja atraente e envolvente, ao mesmo tempo que estruturam seu conteúdo de uma forma que torna mais fácil para o ouvinte segui-lo.
Os podcasts são um meio excelente para contar histórias, mas exigem uma abordagem que tem muitos paralelos com a escrita de ficção ou roteiros.
Ou seja, assim como os programas de TV, os podcasts também são scripts. Eles exigem um arranjo cuidadoso de palavras para transmitir o tom e o humor corretos.
Um bom script o ajudará a quebrar seu script em pedaços menores que podem ser facilmente compreendidos pelos ouvintes. Isso também tornará mais fácil para você identificar as partes que precisam de atenção ou melhoria.
Busque uma equipe de profissionais
Muitas vezes, terceirizar o serviço de gravação de podcasts pode ser uma boa ideia para garantir o melhor podcast possível para a sua empresa. Sendo assim, busque uma agência que entenda do assunto.
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