Como criar um e-mail marketing? Se você pensa em expandir as suas iniciativas de marketing digital e passar a usar a ferramenta com uma das maiores taxas de ROI (return over investment, ou “retorno sobre investimento”) do mercado, existem algumas coisas que você deve aprender. Afinal, criar um e-mail marketing é um processo delicado que passa por diversas fases. Neste artigo, falaremos sobre cada uma delas, dando dicas para você conseguir criar o seu. Confira!
Aprenda como criar um e-mail marketing
O processo de criação de um e-mail marketing deve começar com uma fase de planejamento. Isso porque é impossível medir os resultados de uma estratégia se você não definiu antes as metas que pretendia alcançar com ela.
Sendo assim, a primeira coisa que você precisa se perguntar é por que ter um e-mail marketing para a sua marca. Quais são os objetivos que você pretende atingir com esse veículo?
Uma vez que essas metas estejam definidas, é o momento de passar para a parte prática da criação do seu e-mail marketing. Vejamos, então, algumas dicas que podem ajudar você nesse processo.
Monte uma boa lista de contatos
Um e-mail marketing, por melhor que seja, não obterá bons resultados se for enviado para as pessoas erradas. E por “pessoas erradas” estamos falando de pessoas que não demonstraram interesse em receber o seu e-mail, ou seja, endereços que você normalmente pega de uma lista de contatos comprada.
Usar uma lista desse tipo é uma péssima ideia. Sem contatos válidos, você só vai estar desperdiçando o seu tempo.
Portanto, ao invés de seguir por um caminho que só é mais fácil na superfície, prefira montar uma lista de leads qualificados para encontrar destinatários para o seu e-mail. Desse modo, você alcança pessoas que de fato podem se tornar clientes da sua marca.
Uma boa forma de acumular esses contatos é disponibilizando formulários de cadastro no seu site. Assim, quando alguém der o endereço de e-mail para a sua empresa, será por verdadeiro interesse nos seus produtos.
Invista no design do seu e-mail
Como o e-mail marketing é algo que é visto rapidamente pelo usuário, é crucial que ele tenha um design chamativo e atraente para chamar a atenção. Por isso, o layout do seu e-mail merece um cuidado especial.
Em primeiro lugar, certifique-se de que ele está coerente com a identidade visual geral da sua marca. Além disso, priorize um design simplificado, que entregue a mensagem da maneira mais direta possível. Por fim, trabalhe com layouts de, no máximo, 600 pixels de largura.
Defina o texto da sua mensagem
O texto de um e-mail marketing, assim como o design, deve ser direto e fácil de compreender. Não é hora de adotar uma linguagem rebuscada ou densa, afinal, você quer que o usuário possa ler e compreender o seu e-mail em poucos segundos.
Mesmo assim, garanta que a sua mensagem não contém erros ortográficos ou gramaticais, já que isso pode passar uma imagem pouco profissional e desleixada. Você pode fazer isso passando o texto do e-mail por um corretor ortográfico antes de enviá-lo.
Também é importante não esquecer da call to action, ou seja, a chamada para ação que diz ao usuário o que fazer após ler o e-mail. A CTA é um elemento que não pode faltar, e que, assim como todo o resto no e-mail marketing, deve ser clara e direta.
Contrate uma agência especializada para criar o seu e-mail marketing
Se você não sabe como criar um e-mail marketing, uma boa ideia é deixar esse serviço para um profissional, contratando uma empresa especializada no assunto, como a Agência IMMA. Quer saber mais? Entre em contato com a agência e faça um orçamento para a sua empresa!