Produzir conteúdo para sites e blogs é sempre um desafio, mesmo para profissionais. Do começo ao fim o texto deve ser interessante e reter o leitor, de preferência gerando interações com a página.
E, por isso mesmo, os títulos dos textos devem ser valorizados. Afinal, é ele que primeiramente atrai um leitor. Mas como criar títulos atrativos?
A verdade é que muita gente acha que escrever dá trabalho e demanda muito tempo, mas não trata com a devida atenção o título, que é o primeiro contato de um leitor com o texto. Essas poucas palavras podem fazer com que um usuário entre na página e se mantenha nela ou saia imediatamente.
Não resta dúvidas de que um bom texto retém os usuários por algum tempo. Mas o título funciona como um atrativo inicial para que o leitor comece a ler o texto. E se não há essa atração logo no começo, é pouco provável que qualquer pessoa se mantenha na página por muito tempo.
Existem muito materiais na internet que são ótimos e muito bem escritos, mas não geram visitas para a página porque não possuem bons títulos. E isso pode fazer, inclusive, com que os mecanismos de buscas não encontrem o texto como deveriam. Afinal, uma das primeiras coisas que os robots do Google fazem ao escanear uma página é ler o título dela.
Além disso, em um mundo altamente globalizado em que se produz muita informação, escrever um texto com título interessante é fundamental para quem busca chamar atenção dos leitores. Afinal, essa disputa nunca foi tão importante: na internet, ser lido é praticamente sinônimo de existir.
E escrever para cativar novos leitores é muito diferente de escrever para uma audiência que já foi conquistada. Para manter os seguidores fiéis a página, basta alimentá-la periodicamente com conteúdo relevante e bem escrito.
Já quando se trata de conquistar novos leitores, é importante se concentrar não só na qualidade dos textos, como também em formas atrativas de chamar atenção das pessoas para que elas se tornem leitores fiéis. E uma dessas formas é utilizar títulos inteligentes e criativos, que façam os usuários não só lerem uma página, como também navegar por outros tópicos do site.
Mas como criar títulos atrativos para artigos e blogs e sites? Como despertar essa curiosidade inicial em uma audiência dinâmica e diversificada como é a da internet?
Existem alguns formatos de título que funcionam bem e tendem a chamar bastante a atenção da audiência. No entanto, em se tratando de criar títulos criativos para textos e artigos para a internet, vale ressaltar que a palavra-chave deve estar sempre estar nele para ajudar na otimização das páginas.
A otimização de um artigo possui várias etapas, e uma das primeiras é escrever um título criativo que contenha a palavra-chave, tornando-o mais relevante para os mecanismos de busca. Esse não é o único fator que irá ajudar a página aparecer bem posicionada no Google, mas pode contribuir um pouco com esse posicionamento.
Veja como criar títulos atrativos para seu site
Títulos com perguntas
Esse tipo de título sempre gera curiosidade do leitor, principalmente porque tende a apresentar uma resposta para um problema, que é resolvido ao longo do texto. Como muita gente utiliza perguntas como palavras-chave, criar um título que remeta a uma dessas questões é sempre válido.
Exemplos: “O que é taxa de rejeição?”; “Afinal, o que são leads?”; “Por que as empresas devem estar nas redes sociais?”.
Listas
Criar postagens com enumeração de tópicos é quase sempre sinônimo de sucesso. O número do título costuma fazer com que a audiência tenha curiosidade em conhecer algumas soluções interessantes para seus problemas, que são apresentados de formas mais simples quando estão em listas.
Exemplos: “10 problemas técnicos de SEO”; “10 dicas para criar uma campanha bem-sucedida no Google”; “8 dicas de marketing digital para pequenas empresas”.
Tema com complemento
São aqueles títulos que possuem dois pontos ou travessão no meio deles. Isso porque, seguido ao tema do artigo, há um complemento que busca chamar ainda mais atenção dos leitores. Esse tipo de título também valoriza a busca orgânica, pois o tema vem logo no início do título de forma bem simples e direta.
Exemplos: “Backlinks: bom ou ruim para o site?”; “White Hat: as boas práticas de SEO”.
Títulos com provocações
Tudo que pode criar polêmica acaba chamando atenção na internet. Por isso, se você quer criar um título atrativo, tente utilizar essa tática. No entanto, títulos provocativos exigem um grande conhecimento do tema, tendo em vista que o autor precisa ter muitos argumentos para sustentar sua opinião.
Exemplos: “Feed do Facebook passará a mostrar mais posts de amigos e familiares”; “Erros comuns nas campanhas de e-mail marketing”.
Títulos didáticos
São títulos para textos que buscam ensinar algo mais didaticamente. Muitos possuem, inclusive, um passo a passo do que fazer. No caso, o artigo “Como criar títulos criativos” é um título didático.
É claro que não há uma fórmula mágica para criar títulos atrativos, mas essas dicas podem ajudar bastante quem tem problemas na hora de nomear seus textos. Além disso, também é possível misturar os diferentes tipos de títulos ou, ainda, encontrar outros tipos igualmente interessantes.
Conte com a ajuda de uma agência de marketing digital
Para te ajudar a criar títulos mais atrativos e, consequentemente, melhorar o alcance do seu conteúdo, é muito importante poder contar com o auxílio de uma agência de marketing digital.
Isso porque, os profissionais presentes na agência são especializados em diversos serviços, entre eles a criação de conteudo.
Assim, profissionalizar essa criação torna-se essencial para melhorar a assertividade e a captação de leads para o material postado no seu blog, dando um resultado melhor e mais objetivo para o seu plano de comunicação.
Por isso, indicamos que você contrate uma agência, como a Agência IMMA. Nós contamos com profissionais especializados em marketing digital e diversos outros serviços ligados ao segmento. Entre em contato conosco e faça já o seu orçamento com a IMMA.