Como construir um Instagram do zero

O Instagram está se tornando uma potência na mídia social, com mais de 400 milhões de usuários ativos mensais, e obter mais seguidores na plataforma é cada vez mais importante. Mas como construir um Instagram do zero? Confira algumas dicas para ajudar na sua gestão de mídias socias.

Dicas para criar um instagram

Fonte: Freepik.

Ele joga com uma certa obsessão que temos por materiais visuais, exigindo curtos períodos de atenção, como uma combinação de Twitter e Pinterest. E isso oferece uma oportunidade única de marketing para marcas. Se você não está pronto para se empenhar nesta plataforma, é provável que já esteja perdendo uma grande oportunidade.

Agora é o melhor momento para começar no Instagram: ele é popular, divertido, crescente e tem enormes níveis de engajamento, para não mencionar que a maioria das marcas ainda não estão aproveitando-o ao máximo.

Veja as melhores dicas de como construir um Instagram do zero.

Mapeie sua estratégia

Você precisa criar uma estratégia para sua atividade no Instagram. E se fazer algumas perguntas pode ajudá-lo a elaborar este plano. Pense sobre o que você está tentando fazer no Instagram. Você quer construir uma comunidade que se envolva mutuamente para criar mudanças positivas? Você deseja dirigir seguidores para o seu site e convertê-los em clientes? Como os seguidores do Instagram aumentarão seu negócio?

Ter uma estratégia bem delineada ajuda a definir onde você deve investir seu tempo e dinheiro, além de contribuir para que você conheça ainda melhor o seu público. Tudo isso permite a criação de mensagens que realmente atingirão as pessoas de forma certeira. Não se esqueça de dirigir todo esse tráfego para seu site.

Mídias Sociais

Fonte: Freepik.

Crie seu perfil

A dica indispensável de como construir um Instagram do zero é criar um perfil impecável. Configurar um perfil no Instagram é bastante fácil e você só precisa adicionar algumas poucas informações. Para começar, escolha uma imagem de perfil que seja relevante para o seu negócio (como a marca ou uma foto de um produto importante).

Em seguida, preencha o espaço destinado para a sua biografia. Quando não se é uma marca popular, a sua biografia precisa ser ainda mais convincente. Você pode usar até 200 caracteres para criar sua biografia e dizer às pessoas por que elas devem seguir o seu negócio no Instagram e o que diferencia ele de outras empresas do mesmo segmento. Também é possível complementar a bio com emojis.

Veja também  O Twitter está ficando mais inteligente. Mas por que isso é importante?

Não se esqueça que este também é o local para colocar uma URL para seu site. Como o Instagram não oferece a oportunidade de publicar vários links clicáveis, essa URL é provavelmente a mais importante e geralmente ajuda a colocar seus seguidores no caminho para comprar. Certifique-se de que este link leva a uma página que também seja amigável para dispositivos móveis.

Plano de gestão de mídias sociais

Defina também objetivos e KPIs (indicadores-chave de desempenho) para que você saiba para onde deseja ir e mensure este caminho. Lembre-se que seus objetivos são os resultados desejados e as KPIs são métricas que mostram seu desempenho. Tenha cuidado para não focar muito em números e esquecer seus objetivos, pois esta costuma ser uma receita para o fracasso.

Depois de definir seus objetivos, crie um calendário editorial para automatizar suas publicações. Essa é uma dica muito importante de como construir um Instagram do zero, pois isso que vai te conectar com seu público.

Compartilhe imagens que ilustram a história da sua marca e desencadeiam emoções, levando as pessoas a se envolverem. Uma postagem bem-sucedida do Instagram é composta de uma bela imagem, um texto incrível, menções quando necessário, hashtags e emojis.

Gestão de mídias sociais

Fonte: Freepik.

Construa relacionamentos com influenciadores

Além de aumentar o seu público, você deve entrar em contato com os influenciadores do seu nicho e criar todo tipo de parcerias, desde ofertas gratuitas para ações ou posts pagos (se houver verba para isso). A rota mais fácil é assumir o contato pela própria plataforma e enviar mensagens diretas (Instagram Direct).

O Instagram Direct permite que você envie fotos e vídeos diretamente para outros usuários através de uma mensagem privada, ou seja, somente você e o destinatário podem vê-la. Para detectar os influenciadores do seu nicho, faça buscas por hashtags populares e entre em contato de forma direta com aquelas pessoas com grandes números de seguidores e interações.

Gerencie seu perfil

Agora que todos os elementos estão no lugar, você precisa se empenhar em alimentar a rede social com mensagens relacionadas ao seu nicho. O Iconosquare é uma ferramenta muito fácil de usar que permite navegar pelo Instagram a partir de sua interface e oferece muitos dados que podem ser úteis na hora de decidir o que postar.

Outra ferramenta interessante é o Squarelovin, que permite ver quantas fotos você compartilhou, o número total de likes e comentários recebidos, quantas contas você está seguindo, etc. Você também pode ver os seguidores do Instagram com base em sua localização, a taxa de crescimento da página, novos seguidores, dentre outros detalhes.

Veja também  5 truques para maximizar o alcance no Facebook

Para quem pretende publicar imagens sistematicamente, o Postgrain pode ser uma ferramenta interessante e que facilita o trabalho. Além de apresentar algumas informações básicas sobre seguidores e horários, ela permite o agendamento de publicações simples, com várias fotos e até Stories.

Como construir um Instagram do zero

Fonte: Freepik.

O Instagram é uma plataforma bastante direta. Por isso, não complique demais o trabalho. Mantenha-se claro e criativo com suas comunicações e interaja com seu público todos os dias. Vale lembrar que o Instagram é uma plataforma baseada em dispositivos móveis e os links compartilhados devem levar a páginas amigáveis para eles, mesmo que nem sempre sejam clicáveis.

Esse interesse incrível que as pessoas têm em conteúdos visuais só vai aumentar no futuro, então não há melhor momento para começar a usar o Instagram do que hoje. Essa é, talvez, a melhor plataforma para compartilhar sua mensagem de marca autêntica e desenvolver uma voz única para sua comunidade.

Mas não se esqueça que o valor real do Instagram consiste em ver como as pessoas interagem com sua marca e como elas estão espalhando sua mensagem. E por último, mas não menos importante, certifique-se de integrar o Instagram com suas outras redes sociais para aumentar sua influência e alcançar o maior número possível de pessoas.

Se mesmo com as dicas de como construir um Instagram do zero você não tem tempo e quer investir em um serviço profissional para criar seu Instagram, fale com a agência de marketing digital IMMA! 🙂

Veja também

Analista de mídias sociais: saiba mais sobre o que esse profissional faz

By | Gestão de Mídias Sociais

O analista de mídias sociais tem ganhado cada vez mais espaço no mercado do marketing digital. Esse profissional é responsável pela gestão de redes sociais distintas de uma mesma empresa ou de diversos clientes. Isso dependerá da forma como ele trabalha. Confira o artigo e saiba mais!

Veja também  Por que abandonar Facebook é uma ideia horrível para os negócios
Read More
Dicas para medir os resultados de anúncios em redes sociais

Dicas para medir o resultado de anúncios em redes sociais

By | Gestão de Mídias Sociais

Os anúncios sociais pagos são uma ótima maneira de impulsionar vendas, gerar leads e aumentar o reconhecimento da marca. Mas, seus esforços podem ser desperdiçados se seus anúncios não apresentarem um bom desempenho ou se você estiver medindo sua performance de forma pouco precisa. Neste artigo, você vai conferir as melhores dicas para medir o resultado de anúncios em redes sociais.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.