Atualmente, quando se fala em empreendimento e criação de novos negócios, o marketing digital é um conceito muito citado. Mas, para um novo empresário, essa importância pode ser um tanto intimidante, afinal, não é todo mundo que se sente confortável mexendo com novas tecnologias. Por isso, surge a questão: Como começar do zero com marketing digital?
Felizmente, há muitas respostas para essa pergunta. O marketing digital é um assunto complexo, e leva tempo para construir uma estratégia efetiva para impulsionar a sua empresa na internet.
No entanto, há alguns passos básicos que podem, desde o começo, fazer uma grande diferença para o seu negócio. Neste artigo, citaremos os principais deles. Confira!
Aprenda como começar do zero com marketing digital
Para começar do zero com marketing digital, é necessário seguir alguns passos básicos que irão, aos poucos, construir uma presença online eficiente para a sua empresa. A seguir, vamos falar sobre alguns deles.
Faça um planejamento
O primeiro passo é criar um plano de marketing digital. Isso inclui descobrir quais são os seus objetivos principais e como alcançá-los.
Neste momento, você também deve decidir quais ferramentas de marketing digital usar na sua estratégia. A partir daí, você vai estabelecer um orçamento básico que deve ser direcionado exclusivamente para o marketing online da sua empresa.
Com isso, você já terá um plano traçado para seguir posteriormente. Desse modo, suas estratégias de marketing digital se tornam muito mais organizadas e, por consequência, efetivas.
Crie um site para a sua marca
Um site é como um cartão de visitas online para a sua empresa. É nele que você deve expressar a essência do seu negócio e disponibilizar todas as formas que um cliente pode usar para entrar em contato com a sua marca.
Sendo assim, fica claro que estamos falando de um instrumento essencial para um plano de marketing digital. Por isso, invista na criação de um site atraente e fácil de usar, que carregue rapidamente. Assim, você garante uma boa navegabilidade para os usuários.
Crie perfis nas redes sociais
As mídias sociais oferecem acesso a um público bem amplo. Portanto, é uma boa ideia investir em uma presença nesses espaços.
Mas quais plataformas escolher? Existem muitas opções: Facebook, Instagram, Twitter… A lista é longa, e pode parecer um pouco confusa se você não entende do assunto. Contudo, o mais importante é alcançar o seu público-alvo. Por isso, faça uma pesquisa e descubra quais redes sociais atraem mais essa audiência, e monte uma estratégia focada nelas.
Invista em uma identidade visual
A internet é um mundo essencialmente visual. Por isso, para começar do zero com marketing digital, é interessante que você tenha uma identidade visual atraente e bem definida para a sua marca.
E o caminho certeiro para criar uma identidade visual é com um bom trabalho de design gráfico. Assim, contando com profissionais qualificados, você pode produzir muito material que ajude a reforçar positivamente a imagem online da sua empresa, como posts de redes sociais, infográficos, banners para o seu site e muitos outro recursos.
Contrate uma agência de marketing digital
Ingressar pela primeira vez no mundo da publicidade online é muito difícil. São muitos elementos diferentes para levar em conta. Sendo assim, é interessante considerar a possibilidade de contratar uma agência especializada para ajudar você a começar do zero com marketing digital.
A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção. Contando com uma equipe altamente profissional, a agência oferece diversos serviços que podem dar o pontapé inicial na presença online da sua empresa, e pode também ajudar com o seu planejamento. Para saber mais, entre em contato e faça já um orçamento para a sua marca!