Dicas para aproveitar os comentários dos clientes na sua estratégia de marketing digital

Não há ninguém melhor do que seus clientes satisfeitos para contar histórias de sucesso. Com até 70% das pessoas olhando críticas de outros clientes antes de fazer uma compra, é uma boa ideia incluir revisões ou comentários nos diferentes canais da sua marca. Veja algumas dicas para aproveitar os comentários dos clientes na sua estratégia de marketing digital.

Avaliação de clientes

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Ao compartilhar a experiência real de seus compradores, você irá mostrar como entrega as promessas de marca no mundo real. Uma avaliação positiva de um cliente pode trazer para você o que outros esforços de marketing simplesmente não podem. Afinal, 88% das pessoas leem avaliações para determinar a qualidade de uma empresa.

Além disso, 72% dos consumidores dizem que avaliações positivas fazem com que eles confiem em um negócio local e 88% dos consumidores declaram confiar em revisões online tanto quanto em recomendações pessoais. E ainda vale ressaltar que é provável que um cliente gaste 31% mais em uma empresa com excelentes críticas.

Ler uma boa revisão cria mais confiança no comprador, dando mais credibilidade ao seu negócio. Avaliações positivas podem, inclusive, ajudar as pessoas a entenderem como seu produto pode melhorar suas vidas. Além disso, sua chance de atrair tráfego aumenta quando os clientes escrevem boas críticas nas suas redes sociais pois isso desperta ainda mais vontade de conhecer seu negócio.

Marketing Digital

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Confira então as melhores dicas para aproveitar os comentários dos clientes na sua estratégia de marketing digital:

Aproveite os comentários dos clientes para criar reputação: organize orgulhosamente suas melhores revisões não editadas em um ponto proeminente em seu site. Isso não é nada além de uma publicidade de boca a boca mais moderna que atrairá seus visitantes para comprar seu produto ou contratar seus serviços.

Adicionar o nome e a foto de um cliente tornará a avaliação ainda mais autêntica e credível. Mas certifique-se de ter a permissão dos clientes antes de publicar seu nome ou imagem no site. Isso pode ser feito em sua página inicial ou até em todas as páginas do site.

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Avaliação de clientes nas mídias sociais

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Você também pode configurar uma página inteira dedicada a depoimentos ou separar uma série de comentários do blog. Além de adicionar credibilidade ao site, as avaliações dos clientes respondem as perguntas dos visitantes sobre a qualidade dos produtos e, claro, encoraja os usuários a verificar as contas sociais da marca.

Responda rapidamente as avaliações: mostre aos seus clientes que você se importa! E isso vale para comentários positivos e negativos. Tome conhecimento das avaliações e responda rapidamente.

Peça publicamente aos seus clientes que entrem em contato diretamente para que você possa discutir o problema no caso de avaliações negativas. Mostre que você está disposto a fazer tudo o que puder para corrigir o erro. Isso vai aumentar a confiança dos clientes e o distinguir de seus concorrentes. Mesmo que alguém leia a crítica negativa, irá notar que você tentou resolver o problema o quanto antes.

Comentários de clientes

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Facilite a revisão dos clientes: tente fazer o processo de revisão de seu produto ou serviço tão fácil e rápido quanto possível, para receber logo algumas críticas e começar a trabalhá-las imediatamente.

Os clientes nunca devem se sentir sobrecarregados ao preencher seus formulários. Por isso, torne-os mais curtos possível para que o usuário precise dar o mínimo de cliques. Além disso, faz sentido fazer com que escrever críticas e revisões seja divertido para seus clientes.

Transforme os clientes em embaixadores da marca: com a sobrecarga de conteúdo na web, é difícil criar regularmente conteúdos que envolvam as pessoas de forma igual. É por isso que vale a pena transformar seus clientes seus embaixadores da sua marca.

Estratégia de marketing digital

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Ao ter um grupo de clientes como embaixadores, você pode facilmente obter uma voz mais autêntica porque o que é dito vai parecer mais genuíno e real. Com a crescente concorrência de conteúdos na web, ter clientes agindo como defensores da sua marca e produzindo conteúdos de forma natural pode ser algo muito relevante para qualquer negócio.

Mantenha uma verificação regular nos sites de revisão: os sites de revisão são, basicamente, diretórios que permitem as pessoas compartilhar sua experiência sobre negócios e marcas. Ao pesquisar o nome específico de uma empresa ou produto, os visitantes obtêm avaliações e classificações. Essa é uma maneira fácil para saber o que as pessoas pensam sobre sua marca e negócio.

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Existem vários sites de revisão populares, como o Yelp, o Trust Pilot e o Reclame Aqui. Crie uma conta em cada um destes sites e use-as a seu favor. Você também pode considerar usar a publicidade dessas plataformas. O Yelp, por exemplo, permite que você escolha suas melhores críticas e execute-as como propaganda.

Opinião de clientes

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Compartilhe comentários dos clientes em e-mails promocionais: de acordo com a Unbounce, mais de 294 bilhões de e-mails são enviados a cada dia. Uma pessoa média recebe 72 e-mails por dia e gasta até 30% do seu dia verificando suas caixas de entrada. Com uma concorrência tão grande, é importante que os usuários adorem receber seus e-mails. Incluir o feedback de clientes em suas mensagens pode incentivar as pessoas a comprar em seu site.

Compartilhe opiniões de clientes em mídias sociais: as plataformas de redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn, são lugares populares para os clientes falarem e deixarem comentários ou críticas sobre um produto ou empresa específica. Faça uma curadoria e aproveite as opiniões positivas dos clientes, compartilhando-as nas páginas sociais da sua empresa.

Adicionar uma imagem ou vídeo do cliente dá ainda mais credibilidade ao seu negócio, mostrando a todos como sua empresa é incrível e chamando ainda mais a atenção de potenciais clientes.

Dicas para aproveitar os comentários dos clientes na sua estratégia de marketing digital

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Lembre-se, simplesmente dizer as pessoas que o seu negócio é o melhor não vai convencê-las de muita coisa. Mas mostrar as mensagens de clientes satisfeitos pode ser realmente um diferencial. Então, se você ainda não começou a incorporar os comentários dos clientes na sua estratégia de marketing digital, agora é sua chance!

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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