Facebook Pixel

Backlinks: bom ou ruim para o site?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Toda estratégia de SEO conta com a criação de backlinks. Mas ter um backlink é bom ou ruim para o site?

Backlinks

Fonte: FreePik.

Depende. Backlink é qualquer ligação com outra página na internet que esteja direcionando para o seu site. Criar backlinks faz parte da estratégia de linkbuilding, que pode ajudar na otimização do site e, consequentemente, fazê-lo subir no ranking do Google. No entanto, existem backlinks considerados bons e ruins.

Ter sites apontando para o seu pode ser fundamental na hora do Google fazer seu ranqueamento. No entanto, os robots do mecanismo de busca já são capazes de identificar se esses backlinks são de boa qualidade ou não. Se a página em que o backlink está não tem nada a ver com o tema do seu site, por exemplo, então esse backlink pode não ser considerado de boa qualidade.

SEO

Fonte: FreePik.

No passado, qualquer link servia para o Google. Por isso a prática de link building se popularizou, o que fez com que muita gente não só criasse backlinks, como também comprasse esses links externos através de pacotes. Assim, mil sites estariam apontando para o seu rapidamente, o que tornaria qualquer página um conteúdo altamente relevante.

No entanto, o Google logo percebeu essa estratégia e passou a se preocupar não só com o link, mas com sua origem. Assim, links em sites de baixa reputação, fóruns, comentários em blogs, dentre outros, passam por uma análise bem criteriosa do Google para serem considerados backlinks de boa qualidade.

Não é possível dizer com exatidão como essa classificação é feita, pois são considerados diversos fatores. O principio geral é que quanto mais difícil de conseguir um backlink, mais importante ele será. Talvez por isso o Google venha valorizando tanto links que estão em sites governamentais. Afinal, para conseguir um link no site da presidência, por exemplo, a página precisa ser realmente muito importante.

Já existem várias ferramentas online que fazem análises de backlinks bastante completas e podem te ajudar a entender melhor quais páginas estão apontando para a sua e se você deve se preocupar com tais links. Ahrefs e SEMrush são duas dessas ferramentas, que oferecem versões gratuitas. Mas para utilizar todas as funcionalidades, é preciso assinar a versão paga.

Se você descobrir que seu site está com uma série de backlinks ruins, não precisa se desesperar! O Google Webmaster Tools oferece uma opção para rejeitar esses links. É um pouco trabalhoso e pode haver a necessidade de entrar em contato com o programador do site. No entanto, depois de realizar essas mudanças, dificilmente um backlink ruim irá penalizar o seu site.

Além disso, é importante estar sempre monitorando os backlinks e tomar bastante cuidado ao fazer um link building. Às vezes, por distração, acabamos criando um backlink ruim para o site, o que pode ser bem difícil de desfazer depois.

Backlinks

Fonte: FreePik.

Trabalhar o link building demanda dedicação e cuidado, por isso não é qualquer profissional ou agência que se dispõe a fazer este tipo de trabalho. É preciso escolher com cuidado os sites em que esses links serão colocados, os locais do site em que os links serão inseridos, dentre outras coisas.

E nunca compre links. O Google quase sempre consegue descobrir esse tipo de trapaça e pode punir a página de diversas formas, desde fazendo-a cair no ranqueamento até excluindo-a completamente da plataforma. E uma vez fora do Google é praticamente impossível receber autorização para voltar.

Prefira inserir seus backlinks em sites de boa reputação. Mesmo que isso exija um pouco mais de trabalho e dedicação, a recompensa também é muito mais interessante: seu site nas primeiras posições do Google!

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio

A gestão de redes sociais tornou-se um pilar essencial para o sucesso dos negócios na era digital. Com uma abordagem estratégica, as empresas podem aproveitar o poder dessas plataformas para...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?