Toda estratégia de SEO conta com a criação de backlinks. Mas ter um backlink é bom ou ruim para o site?
Fonte: FreePik.
Depende. Backlink é qualquer ligação com outra página na internet que esteja direcionando para o seu site. Criar backlinks faz parte da estratégia de linkbuilding, que pode ajudar na otimização do site e, consequentemente, fazê-lo subir no ranking do Google. No entanto, existem backlinks considerados bons e ruins.
Ter sites apontando para o seu pode ser fundamental na hora do Google fazer seu ranqueamento. No entanto, os robots do mecanismo de busca já são capazes de identificar se esses backlinks são de boa qualidade ou não. Se a página em que o backlink está não tem nada a ver com o tema do seu site, por exemplo, então esse backlink pode não ser considerado de boa qualidade.
Fonte: FreePik.
No passado, qualquer link servia para o Google. Por isso a prática de link building se popularizou, o que fez com que muita gente não só criasse backlinks, como também comprasse esses links externos através de pacotes. Assim, mil sites estariam apontando para o seu rapidamente, o que tornaria qualquer página um conteúdo altamente relevante.
No entanto, o Google logo percebeu essa estratégia e passou a se preocupar não só com o link, mas com sua origem. Assim, links em sites de baixa reputação, fóruns, comentários em blogs, dentre outros, passam por uma análise bem criteriosa do Google para serem considerados backlinks de boa qualidade.
Não é possível dizer com exatidão como essa classificação é feita, pois são considerados diversos fatores. O principio geral é que quanto mais difícil de conseguir um backlink, mais importante ele será. Talvez por isso o Google venha valorizando tanto links que estão em sites governamentais. Afinal, para conseguir um link no site da presidência, por exemplo, a página precisa ser realmente muito importante.
Já existem várias ferramentas online que fazem análises de backlinks bastante completas e podem te ajudar a entender melhor quais páginas estão apontando para a sua e se você deve se preocupar com tais links. Ahrefs e SEMrush são duas dessas ferramentas, que oferecem versões gratuitas. Mas para utilizar todas as funcionalidades, é preciso assinar a versão paga.
Se você descobrir que seu site está com uma série de backlinks ruins, não precisa se desesperar! O Google Webmaster Tools oferece uma opção para rejeitar esses links. É um pouco trabalhoso e pode haver a necessidade de entrar em contato com o programador do site. No entanto, depois de realizar essas mudanças, dificilmente um backlink ruim irá penalizar o seu site.
Além disso, é importante estar sempre monitorando os backlinks e tomar bastante cuidado ao fazer um link building. Às vezes, por distração, acabamos criando um backlink ruim para o site, o que pode ser bem difícil de desfazer depois.
Fonte: FreePik.
Trabalhar o link building demanda dedicação e cuidado, por isso não é qualquer profissional ou agência que se dispõe a fazer este tipo de trabalho. É preciso escolher com cuidado os sites em que esses links serão colocados, os locais do site em que os links serão inseridos, dentre outras coisas.
E nunca compre links. O Google quase sempre consegue descobrir esse tipo de trapaça e pode punir a página de diversas formas, desde fazendo-a cair no ranqueamento até excluindo-a completamente da plataforma. E uma vez fora do Google é praticamente impossível receber autorização para voltar.
Prefira inserir seus backlinks em sites de boa reputação. Mesmo que isso exija um pouco mais de trabalho e dedicação, a recompensa também é muito mais interessante: seu site nas primeiras posições do Google!