De acordo com o marketing tradicional, o objetivo principal de qualquer iniciativa de marketing é realizar uma venda. Nessa configuração, a relação entre cliente e empresa acaba no momento da compra, e não há nem motivo para pensar em um conteúdo pós-venda.
No marketing de conteúdo, entretanto, a situação é um pouco diferente. Afinal, nesse tipo de marketing, o objetivo principal é a fidelização do cliente, e isso não é automaticamente atingido após uma compra. Existe, ainda, um trabalho que deve ser realizado mesmo depois que o cliente adquire o serviço ou produto.
Por conta disso, separamos esse artigo para ajudar você a fidelizar seus clientes através do marketing digital. Confira, então, como fazer conteúdo pós-venda.
Após a compra: As principais etapas do pós-venda
Podemos dividir o estágio após a venda em algumas etapas principais. Elas são:
- Adoção: O momento inicial, imediatamente após a compra. Nele, o cliente começa a usar o seu serviço ou produto. O objetivo, aqui, passar a ser tornar esse uso algo regular, que faça parte do cotidiano do cliente, para que ele volte para a sua empresa com mais frequência.
- Retenção: É a etapa seguinte a adoção. Nela, o foco da sua empresa deve ser garantir que o cliente veja valor no seu produto ou serviço de forma contínua. Ou seja, além de apreciar o que comprou, ele precisa entender que vale a pena ter aquele serviço regularmente.
- Expansão: Já na metade das etapas do pós-venda, o cliente já reconhece o valor do seu produto ou serviço. Devido a isso, ele passa a consumir com mais regularidade, o que aumenta a receita da sua empresa.
- Advocacy: A etapa final “advocacy”, ou, em português, “advocacia”, refere-se ao momento em que a fidelização de fato ocorre. Nela, o consumidor passa a atuar como advogado da sua marca. Isso significa que ele passa a defendê-la e advogar por ela em discussões, além de recomendar os seus serviços para família e amigos.
Como fazer conteúdo pós-venda
Agora que você conhece as diferentes etapas do pós-venda do cliente, resta a questão: como fazer conteúdo pós-venda? Separamos alguns exemplos para ajudar você a saber o que fazer para garantir a fidelização do seu cliente. Vejamos alguns deles.
E-mail de boas vindas
O e-mail de boas vindas é uma ótima forma de fazer o cliente se sentir incluído e engajado com o seu serviço. É uma forma de abraçar o usuário e fazer ele sentir bem, o que pode levar a uma próxima compra. É como se você consolidasse a entrada dele no processo de fidelização através do e-mail.
Pesquisas de satisfação
Pesquisas de satisfação são uma ótima forma de saber mais sobre a experiência do cliente com a sua marca. Com elas, você pode monitorar como está indo o seu processo de fidelização, avaliando em que aspectos a sua empresa pode melhorar a experiência do cliente com os seus serviços. Esse tipo de avaliação é essencial para obter dados e informações que podem ser úteis no futuro, para formar novas estratégias.
Cases de sucesso
Usar cases de sucesso ajuda muito na construção de imagem da sua empresa. Isso porque os cases ajudam os clientes a visualizarem soluções completas para os seus problemas, e funcionam como inspiração para que eles optem por outros serviços.
Contate profissionais para fazer seu conteúdo pós-venda
Uma agência de marketing digital pode ser de grande ajuda para criar conteúdo pós-venda para fidelizar os seus clientes. Sendo assim, vale a pena buscar uma equipe profissionalizada, como a da Agência IMMA. Trabalhamos com a produção de conteúdo em todos os estágios do funil de vendas, com consistência e qualidade. Quer saber mais? Entre em contato com a gente e faça um orçamento para a sua empresa!