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Após a compra: Como fazer conteúdo pós-venda

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De acordo com o marketing tradicional, o objetivo principal de qualquer iniciativa de marketing é realizar uma venda. Nessa configuração, a relação entre cliente e empresa acaba no momento da compra, e não há nem motivo para pensar em um conteúdo pós-venda.

No marketing de conteúdo, entretanto, a situação é um pouco diferente. Afinal, nesse tipo de marketing, o objetivo principal é a fidelização do cliente, e isso não é automaticamente atingido após uma compra. Existe, ainda, um trabalho que deve ser realizado mesmo depois que o cliente adquire o serviço ou produto.

Por conta disso, separamos esse artigo para ajudar você a fidelizar seus clientes através do marketing digital. Confira, então, como fazer conteúdo pós-venda.

Após a compra: Como fazer conteúdo pós-venda
Fonte: freepik.

Após a compra: As principais etapas do pós-venda

Podemos dividir o estágio após a venda em algumas etapas principais. Elas são:

  • Adoção: O momento inicial, imediatamente após a compra. Nele, o cliente começa a usar o seu serviço ou produto. O objetivo, aqui, passar a ser tornar esse uso algo regular, que faça parte do cotidiano do cliente, para que ele volte para a sua empresa com mais frequência.
  • Retenção: É a etapa seguinte a adoção. Nela, o foco da sua empresa deve ser garantir que o cliente veja valor no seu produto ou serviço de forma contínua. Ou seja, além de apreciar o que comprou, ele precisa entender que vale a pena ter aquele serviço regularmente.
  • Expansão: Já na metade das etapas do pós-venda, o cliente já reconhece o valor do seu produto ou serviço. Devido a isso, ele passa a consumir com mais regularidade, o que aumenta a receita da sua empresa.
  • Advocacy: A etapa final “advocacy”, ou, em português, “advocacia”, refere-se ao momento em que a fidelização de fato ocorre. Nela, o consumidor passa a atuar como advogado da sua marca. Isso significa que ele passa a defendê-la e advogar por ela em discussões, além de recomendar os seus serviços para família e amigos.
Após a compra: As principais etapas do pós-venda
Fonte: freepik.

Como fazer conteúdo pós-venda

Agora que você conhece as diferentes etapas do pós-venda do cliente, resta a questão: como fazer conteúdo pós-venda? Separamos alguns exemplos para ajudar você a saber o que fazer para garantir a fidelização do seu cliente. Vejamos alguns deles.

E-mail de boas vindas

O e-mail de boas vindas é uma ótima forma de fazer o cliente se sentir incluído e engajado com o seu serviço. É uma forma de abraçar o usuário e fazer ele sentir bem, o que pode levar a uma próxima compra. É como se você consolidasse a entrada dele no processo de fidelização através do e-mail.

Pesquisas de satisfação

Pesquisas de satisfação são uma ótima forma de saber mais sobre a experiência do cliente com a sua marca. Com elas, você pode monitorar como está indo o seu processo de fidelização, avaliando em que aspectos a sua empresa pode melhorar a experiência do cliente com os seus serviços. Esse tipo de avaliação é essencial para obter dados e informações que podem ser úteis no futuro, para formar novas estratégias.

Pesquisas de satisfação
Fonte: Freepik

Cases de sucesso

Usar cases de sucesso ajuda muito na construção de imagem da sua empresa. Isso porque os cases ajudam os clientes a visualizarem soluções completas para os seus problemas, e funcionam como inspiração para que eles optem por outros serviços.

Contate profissionais para fazer seu conteúdo pós-venda

Uma agência de marketing digital pode ser de grande ajuda para criar conteúdo pós-venda para fidelizar os seus clientes. Sendo assim, vale a pena buscar uma equipe profissionalizada, como a da Agência IMMA. Trabalhamos com a produção de conteúdo em todos os estágios do funil de vendas, com consistência e qualidade. Quer saber mais? Entre em contato com a gente e faça um orçamento para a sua empresa!

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