O feed de notícias do Facebook é um território incrivelmente competitivo. Se os anúncios pagos já competem entre si, imagine como é difícil para o conteúdo orgânico aparecer nele, especialmente quando parte de páginas de negócios. Mas, é claro que não é impossível alcançar os usuários através de publicações orgânicas. Veja dicas de como melhorar o alcance orgânico no Facebook.
Atualmente, o Facebook tem mais de 70 milhões de contas de negócios e mais de 5 milhões de contas de anúncios altamente ativas. Isso significa que, para ter uma chance no feed de notícias, seu conteúdo precisa ser melhor e mais curtido pela sua audiência em uma base regular do que o dos concorrentes. Inclusive levando em conta publicações patrocinadas.
Além disso, também vale lembrar que o algoritmo do Facebook está configurado para mostrar apenas o conteúdo que os usuários desejam ver. Desde o início do ano, a plataforma passou a se concentrar mais nas comunidades e contas pessoais do que nas contas empresariais. Isso fez com que o alcance orgânico dessas contas diminuísse drasticamente. Dessa forma, torna-se necessário patrocinar cada vez mais posts.
Saiba como melhorar o alcance orgânico no Facebook
Primeiro, pergunte-se se sua empresa tem um mercado e produtos adequados, além da possibilidade de encontrar uma boa audiência. Esse será o primeiro passo para o sucesso nas mídias sociais. Isso porque, se seu produto ou marca for muito comum, não se deve esperar um envolvimento social extraordinário nem um aumento do alcance orgânico no Facebook logo de cara.
Branding
Em segundo lugar, é preciso pensar sobre branding. Hoje, manter relacionamentos genuínos é algo muito importante. Construa relacionamentos com seu público e com influenciadores através de networking, colaborações e eventos. Isso vai ajudar a reunir dados valiosos sobre o conteúdo a ser usado na página da sua marca e para o seu público.
Periodicidade
Além disso, para manter o seu conteúdo no feed de notícias dos seus fãs e gerar alcance orgânico no Facebook, lembre-se de se manter engajado e ser divertido e educado. Periodicidade é tudo e você não deve publicar tanto ao ponto de ser cansativo. Mas também não deve publicar tão pouco a ponto dos usuários esquecerem quem você é.
Conteúdo
O conteúdo que ganha alcance orgânico no Facebook é o que está gerando engajamento e interesse. Uma maneira de conseguir isso é incorporar conteúdo orientado por engajamento, como citações, dicas e conteúdo interativo. Esse tipo de conteúdo ajuda a gerar interesse, fomentando curtidas e comentários. Essas interações serão entendidas pelo algoritmo como conteúdo bem recebido. Dessa forma, aparecerão bem mais no feed.
Campanhas
Outra maneira de obter engajamento é pensando em um panorama geral e criar campanhas relacionadas para sua marca e seu público. Uma campanha de marketing abrangente pode ser segmentada para diferentes fins, gerando toneladas de engajamento. Além disso, pode aumentar seu contato com outros usuários que pensam como você.
Para combater a queda do alcance orgânico no Facebook, você pode considerar incluir um orçamento otimizado em sua estratégia social. Essa é a maneira mais rápida e direta de melhorar seu alcance de uma forma geral. Além disso, também pode contribuir com um aumento no engajamento do seu público, mantendo sua página ainda mais em alta.
Conteúdo em vídeo
O conteúdo em vídeo continua a gerar bons resultados. De acordo com uma pesquisa da OptinMonster, os vídeos alcançam um aumento de 54% no reconhecimento da marca, que é um dos principais objetivos das mídias sociais. Mas, se você não tem recursos para criar vídeos, considere a utilização de GIFs ou apresentações de slides curtas. Hoje em dia é possível criar esse tipo de material online e de forma gratuita.
Há algo mais para levar em consideração na hora de pensar em formas para melhorar o alcance orgânico no Facebook: veja como sua presença na mídia social está sendo percebida. Páginas muito comerciais tendem a apresentar um alcance orgânico baixo. Isso acontece principalmente porque, com o passar do tempo, o público se interessa cada vez menos por ela.
Lembre-se que seu conteúdo deve estar falando com e sobre seu público, não sobre sua marca. A maior parte do conteúdo (cerca de 70% das publicações) deve ser pensada para gerar engajamento junto ao público. Já o resto pode ser usado para promover a marca, falar sobre ela, sua história e seus produtos.
Embora todas essas opções pareçam muito simples e fáceis, são táticas comprovadas para melhorar o alcance orgânico no Facebook. Se você está assistindo seu alcance cair (e isso vem acontecendo com muita frequência para todos), comece a tomar medidas imediatamente para reverter a situação. Quanto antes você começar, mais fácil será retomar o crescimento anterior.
Por que a empresa deve investir em presença no Facebook?
O Facebook tem mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais. Isso é mais do que qualquer outra plataforma de mídia social. Pensando nisso, não devemos descuidar da presença da empresa no Facebook. A plataforma oferece uma oportunidade para as empresas estabelecerem uma conexão pessoal com seu público, o que pode ser difícil ao tentar alcançar esse público por meio de outros meios digitais.
As empresas observaram um aumento significativo no envolvimento do usuário no Facebook quando investem em uma presença lá e são capazes de responder rapidamente ou mesmo interagir com as pessoas diretamente na plataforma.
Dessa forma, o Facebook se tornou uma valiosa ferramenta de marketing para muitas empresas. Ele permite que eles alcancem seus clientes de várias maneiras, muitas das quais são mais baratas do que outras ferramentas de marketing tradicionais, como comerciais de televisão ou outdoors.
A maioria das pessoas no Facebook não está na plataforma apenas para se conectar com amigos e familiares. Quase dois terços (64%) dos usuários ativos na plataforma visitam a plataforma diariamente para fazer algo além de socializar.
O Facebook também é uma excelente maneira para as empresas saberem sobre o que seus consumidores estão interessados, como eles interagem com as marcas e que tipos de produtos ou serviços estão interessados em comprar. Os insights que ele fornece podem ser usados como uma ferramenta de marketing porque fornecem informações relevantes que as empresas podem usar ao se anunciar online ou offline. Quer uma gestão de mídias sociais eficiente? Fale com a Agência IMMA, agência de marketing digital especializada.