Como melhorar o alcance orgânico no Facebook

O feed de notícias do Facebook é um território incrivelmente competitivo. Se os anúncios pagos já competem entre si, imagine como é difícil para o conteúdo orgânico aparecer nele, especialmente quando parte de páginas de negócios. Mas, é claro que não é impossível alcançar os usuários através de publicações orgânicas. Veja dicas de como melhorar o alcance orgânico no Facebook.

Como melhorar o alcance orgânico no Facebook

Fonte: Freepik

Atualmente, o Facebook tem mais de 70 milhões de contas de negócios e mais de 5 milhões de contas de anúncios altamente ativas. Isso significa que, para ter uma chance no feed de notícias, seu conteúdo precisa ser melhor e mais curtido pela sua audiência em uma base regular do que o dos concorrentes. Inclusive levando em conta publicações patrocinadas.

Além disso, também vale lembrar que o algoritmo do Facebook está configurado para mostrar apenas o conteúdo que os usuários desejam ver. Desde o início do ano, a plataforma passou a se concentrar mais nas comunidades e contas pessoais do que nas contas empresariais. Isso fez com que o alcance orgânico dessas contas diminuísse drasticamente. Dessa forma, torna-se necessário patrocinar cada vez mais posts.

Saiba como melhorar o alcance orgânico no Facebook

Primeiro, pergunte-se se sua empresa tem um mercado e produtos adequados, além da possibilidade de encontrar uma boa audiência. Esse será o primeiro passo para o sucesso nas mídias sociais. Isso porque, se seu produto ou marca for muito comum, não se deve esperar um envolvimento social extraordinário nem um aumento do alcance orgânico no Facebook logo de cara.

Saiba como melhorar o alcance orgânico no Facebook

Fonte: Freepik

Branding

Em segundo lugar, é preciso pensar sobre branding. Hoje, manter relacionamentos genuínos é algo muito importante. Construa relacionamentos com seu público e com influenciadores através de networking, colaborações e eventos. Isso vai ajudar a reunir dados valiosos sobre o conteúdo a ser usado na página da sua marca e para o seu público.

Periodicidade

Além disso, para manter o seu conteúdo no feed de notícias dos seus fãs e gerar alcance orgânico no Facebook, lembre-se de se manter engajado e ser divertido e educado. Periodicidade é tudo e você não deve publicar tanto ao ponto de ser cansativo. Mas também não deve publicar tão pouco a ponto dos usuários esquecerem quem você é.

Plano de gestão de mídias sociais

Conteúdo

O conteúdo que ganha alcance orgânico no Facebook é o que está gerando engajamento e interesse. Uma maneira de conseguir isso é incorporar conteúdo orientado por engajamento, como citações, dicas e conteúdo interativo. Esse tipo de conteúdo ajuda a gerar interesse, fomentando curtidas e comentários. Essas interações serão entendidas pelo algoritmo como conteúdo bem recebido. Dessa forma, aparecerão bem mais no feed.

Conteúdo ajuda no alcance orgânico

Fonte: Freepik

Campanhas

Outra maneira de obter engajamento é pensando em um panorama geral e criar campanhas relacionadas para sua marca e seu público. Uma campanha de marketing abrangente pode ser segmentada para diferentes fins, gerando toneladas de engajamento. Além disso, pode aumentar seu contato com outros usuários que pensam como você.

Para combater a queda do alcance orgânico no Facebook, você pode considerar incluir um orçamento otimizado em sua estratégia social. Essa é a maneira mais rápida e direta de melhorar seu alcance de uma forma geral. Além disso, também pode contribuir com um aumento no engajamento do seu público, mantendo sua página ainda mais em alta.

Conteúdo em vídeo

O conteúdo em vídeo continua a gerar bons resultados. De acordo com uma pesquisa da OptinMonster, os vídeos alcançam um aumento de 54% no reconhecimento da marca, que é um dos principais objetivos das mídias sociais. Mas, se você não tem recursos para criar vídeos, considere a utilização de GIFs ou apresentações de slides curtas. Hoje em dia é possível criar esse tipo de material online e de forma gratuita.

Alcance orgânico é fundamental para estratégia nas mídias sociais

Fonte: Freepik

Há algo mais para levar em consideração na hora de pensar em formas para melhorar o alcance orgânico no Facebook: veja como sua presença na mídia social está sendo percebida. Páginas muito comerciais tendem a apresentar um alcance orgânico baixo. Isso acontece principalmente porque, com o passar do tempo, o público se interessa cada vez menos por ela.

Lembre-se que seu conteúdo deve estar falando com e sobre seu público, não sobre sua marca. A maior parte do conteúdo (cerca de 70% das publicações) deve ser pensada para gerar engajamento junto ao público. Já o resto pode ser usado para promover a marca, falar sobre ela, sua história e seus produtos.

Embora todas essas opções pareçam muito simples e fáceis, são táticas comprovadas para melhorar o alcance orgânico no Facebook. Se você está assistindo seu alcance cair (e isso vem acontecendo com muita frequência para todos), comece a tomar medidas imediatamente para reverter a situação. Quanto antes você começar, mais fácil será retomar o crescimento anterior.

Quer uma gestão de mídias sociais eficiente? Fale com a Agência IMMA, agência de marketing digital especializada.

Veja também

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.