Sua comunidade local é um lugar natural para iniciar seus esforços de marketing. Afinal, a probabilidade de vendas pode aumentar quando as pessoas estão perto. Além disso, os desenvolvedores de plataformas sociais têm buscado investir cada vez mais nas comunidades locais. Confira 6 dicas para alcançar sua comunidade local usando o Pinterest.
Fonte: FreePik.
6 dicas para alcançar sua comunidade local usando o Pinterest
1. Estabelecer uma conta empresarial
Em primeiro lugar, é preciso inscreva-se para uma conta de negócios no Pinterest. Essa opção é gratuita e oferece às empresas acesso a informações do público, métricas de tráfego do site e permite que a plataforma exiba suas informações de contato em seu perfil para que potenciais clientes possam entrar em contato.
Usando alguns dados fornecidos pelo Pinterest e outros que você já possui, sua empresa pode ajustar a estratégia para essa plataforma e alcançar o mercado local, utilizando dados específicas de localização e as tendências do momento.
2. Incluir a localização da empresa na biografia
Uma vez que sua conta de negócios está funcionando, é preciso preencher uma biografia. Incorpore sua localização em seu texto biográfico para fazer com que seu perfil apareça em pesquisas relevantes. Não precisa ser excessivamente complicado, apenas inclua palavras-chave baseadas em sua localização.
Vale ressaltar que o Pinterest tem feito melhorias significativas para apresentar resultados próximos que ajudam a descobrir pins locais relevantes.
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3. Use Place Pins
O Pinterest os criou como uma maneira para as pessoas categorizarem suas preferências por localização. Assim, os usuários podem marcar endereços específicos, como a localização física de uma empresa ou sua cidade, para que apareçam mais resultados locais nas pesquisas.
Conecte seu endereço exato e adicione pins que mostrem seus produtos, serviços e outras características originais do seu negócio. Inclua o máximo de informações possível, desde o horário de funcionamento até o número de telefone e o endereço de e-mail. Quanto mais informações úteis para possíveis clientes, melhor.
Depois é só criar os Pins Places. Se você está começando do zero, clique em “adicionar mapa” para incorporar o local da sua empresa. Você também pode ajustar pins existentes editando-os e selecionando-os no mapa.
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4. Marque clientes ativos como favoritos
Essa é uma maneira fantástica de reorientar o conteúdo gerado pelo usuário e ampliar o alcance da empresa no Pinterest. Replique mensagens de contas sociais dos seus clientes e marque-os como favoritos no seu painel. Dedicar um pouco do seu tempo para ver o que os clientes estão postando sobre seus produtos pode ser bem importante.
Depoimentos honestos de clientes satisfeitos podem ajudar a solidificar o senso de autenticidade e integridade de uma marca. Além disso, as pessoas gostam de ter seus posts escolhidos por suas marcas favoritas. Por isso, certifique-se de marcar os seus clientes, sempre que possível, e mencioná-los em sua legenda.
5. Crie um relacionamento com outros negócios locais
Só porque sua conta é de negócios não significa que você não pode incluir algumas informações e imagens da localidade, destacando o entorno e outros negócios locais, como cafeterias, restaurantes, locais históricos e espaços culturais. Identifique locais específicos e explique por que eles são seus favoritos (ou favoritos da sua equipe).
6. Siga as empresas locais
Seguir outros negócios locais é outra maneira de expandir seu alcance e chegar junto ao público local. Localize outras empresas locais no Pinterest e siga suas contas. Repine seus pins e comente sempre que possível. Quando uma empresa local se comunica com outra de forma cortês, a probabilidade da segunda agir de forma recíproca é maior.
Essa também é uma forma orgânica de construir relacionamentos de negócios e compartilhar bons conteúdos locais com seus seguidores.
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Além de seus negócios favoritos, procure a câmara de comércio local, o conselho da cidade e outras entidades dessa natureza. Siga-os e envolva-se de forma natural com essas empresas para acessar sua comunidade local. Nem todas as entidades estão no Pinterest, mas pode ser benéfico se conectar com aquelas que estão.