Como funciona a comunicação visual no marketing digital? Fazer essa pergunta é crucial para obter sucesso com o marketing online. Afinal, a internet é um ambiente onde há muita informação, de modo que, para alcançar destaque, é necessário recorrer a elementos gráficos.
Mas como usar o apelo visual para tornar a sua estratégia de marketing mais efetiva? Neste artigo, vamos buscar a resposta para essa pergunta explorando a relação entre marketing digital e comunicação visual. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!
Entenda como funciona a comunicação visual no marketing digital
Comunicação visual é qualquer forma de comunicação que faça uso de um elemento visual. Sendo assim, o design gráfico é o campo responsável pela comunicação visual em termos publicitários, e especialmente no contexto do marketing online. No entanto, como se trata de um campo muito vasto, ele pode se expressar materialmente de diversas formas.
E por que isso é importante? Bem, como já foi dito anteriormente, a comunicação visual na internet é uma maneira eficiente de chamar a atenção dos usuários e estabelecer um diálogo entre a marca e o consumidor. A empresa que investe em marketing digital precisa pensar em formas de se comunicar com agilidade e objetividade, e elementos visuais são fundamentais para alcançar esse objetivo.
Além disso, essa comunicação é importante para transmitir uma impressão da empresa, que pode ser construída conscientemente adotando as iniciativas de design gráfico certas. Esse processo é a construção de uma identidade visual para a marca, e é um processo que busca tornar a marca mais memorável aos olhos do público, criando uma essência única para ela.
Sendo assim, fica fácil entender qual é a função da comunicação visual no marketing digital. Mas quais são as formas práticas que ela assume nesse campo? A seguir, vamos apresentar alguns exemplos. Confira!
Posts de mídias sociais
Espaços como o Facebook e o Instagram são feitos para facilitar a comunicação visual e estabelecer interações com os clientes da marca. Assim, através de posts feitos para essas plataformas, é possível fazer a empresa crescer com recursos gráficos bem aplicado, que, de quebra, contribuem para a criação da identidade visual do negócio.
Infográficos
Infográficos são um veículo de marketing de conteúdo muito eficiente. Isso porque eles transmitem informações estatísticas ou numéricas de forma visual, sendo simples e fáceis de entender. O resultado é que essa é uma ferramenta que chama a atenção dos usuários e permite uma comunicação objetiva que contribui positivamente para a relação do público com a empresa.
E-mail marketing
Em um e-mail marketing, é importante transmitir as informações necessárias de forma rápida, garantindo que o usuário possa entender o objetivo do e-mail com um olhar. Assim, deve-se recorrer a técnicas sofisticadas de comunicação visual, usando um design direto e acessível. Com a estratégia certa, é possível passar muita coisa para o usuário de maneira ágil e efetiva.
GIFs e animações
A comunicação visual no marketing digital não precisa ser sempre estática. Na verdade, veículos visuais animados, como GIFs, fazem grande sucesso na internet. Desse modo, vale a pena utilizá-los para promover a sua marca. Fazer conteúdo visual animado abre todo um novo leque de possibilidades para o seu plano de marketing online.
Por que fazer uso da comunicação visual?
Você sabia que 90% de todo o conteúdo que nosso cérebro guarda é visual e que apenas 20% das pessoas afirmam se lembrar perfeitamente de um texto lido? Esse tipo de dado é essencial para salientar a importância do investimento em conteúdo visual para a propagação e disseminação de uma mensagem, principalmente em uma campanha publicitária.
No marketing digital, um dos objetivos é tornar a sua marca visível e gerar engajamento com o público afim de captar leads. Para que esse público seja atingido de maneira correta, é necessário divulgar o conteúdo de maneira assertiva de acordo com as diretrizes do marketing digital, e usar imagens é primordial para chamar atenção do público para disseminar uma mensagem.
O grande desafio é como evitar escrever muito e passar o máximo de conteúdo possível por meio de uma imagem com pouco texto. Nesse ponto entra em questão outra discussão: qual linguagem utilizar? A resposta pode variar, pois as estratégias de comunicação para campanhas muda de acordo com o veículo que será utilizado.
Por exemplo: o Facebook abre espaço para uma quantidade razoável de texto junto da imagem, mas os usuários do Instagram tendem a não ler os textos inseridos em uma postagem se eles tiverem mais do que duas linhas, ou seja, são técnicas de comunicação diferentes.
Essas técnicas também vão variar de acordo com as características do nicho de mercado que sua marca lida. Se seu conteúdo é voltado em uma vertente mais acadêmica e educacional, é comum que seja utilizado bastante texto. Pessoas interessadas em moda ou arquitetura são mais ligadas a imagens e cores do que em textos em si.
Por isso, é importante que se faça um estudo e análise de todo o ambiente que sua marca lida (stakeholders, meios e mensagens). Só assim será possível de traçar um plano de marketing ideal para o seu negócio. E nesse plano, dá para ver o quão importante é a comunicação visual, sem ela não existe captação de leads ou prospects, a tendência é tudo ficar mais visual e dinâmico no mundo…e no marketing não é diferente, principalmente o marketing digital.
Incorpore a comunicação visual na sua estratégia com a ajuda de uma agência especializada
Agora que você já sabe como funciona a comunicação visual no marketing digital, é hora de colocar esse conhecimento em prática e planejar a estratégia da sua marca para alavancar suas vendas e sua posição nas pesquisas. E, para isso, uma agência de marketing digital e comunicação visual, como, por exemplo, a Agência IMMA, pode ser de grande valia nesse processo. Entre em contato e faça um orçamento com a agência para obter mais informações e veja sua marca crescer.