Divulgar os negócios de uma empresa não é fácil. Em qualquer mercado competitivo, fazer apenas o boca a boca se torna difícil. Existem inúmeras formas de promover pequenas empresas na internet. Neste artigo, a IMMA revelará algumas delas.
Pequenas empresas passam por alguns problemas em relação a sua divulgação na internet. Isso ocorre principalmente devido a limitações orçamentárias e ao desconhecimento da importância da divulgação online por parte dos gestores.
Veja 5 formas de promover pequenas empresas na internet
- Tenha um website: um site ou loja virtual podem ser somente informativos. De qualquer forma, um site bem projetado é essencial para qualquer negócio, principalmente se houver o intuito de vender produtos ou oferecer serviços.
Para ter um site é preciso, primeiro, escolher o domínio e comprá-lo através de um registro de domínios. O nome do seu domínio pode ser igual ao nome da sua empresa ou uma abreviação dele. Cuidado com nomes muito grandes, pois eles são mais difíceis de digitar corretamente.
Dê preferências à plataformas CMS para gestão do site. Isso permitirá que você gerencie o conteúdo do site de forma simplificada e sem a necessidade de ter uma grande experiência com programação.
Os principais objetivos do seu site devem ser: criar relevância para a marca, comunicar claramente valores e serviços da sua empresa e mostrar todas as novidades com as quais a empresa está envolvida. Atualizações são importantes não só para mostrar que a empresa se preocupa com seu site, mas também para melhorar a relevância do site para os mecanismos de busca.
- Otimize para dispositivos móveis: usar design responsivo ajuda o site a ajustar-se automaticamente quando detecta o tipo de dispositivo (celular, tablet, computador, tv…) que está sendo utilizado para visualizar o material.
Existem muitos benefícios em ter um site responsivo, principalmente porque, atualmente, mais de 30% do tráfego vem dos usuários móveis. Além disso, os usuários móveis usam seus dispositivos com muito mais frequência do que os usuários de desktop, acessando a rede mais vezes por dia.
Saiba que 93% das pessoas que utilizam o dispositivo móvel para fazer a pesquisa pretendem usá-lo para realizar a compra e que, na maioria das vezes, esses usuários têm interesses em negócios locais.
Também vale destacar que o Google e outros mecanismos de busca classificam melhor sites que são otimizados para versão mobile (versão para celular) e, portanto, quem deseja conseguir um bom ranqueamento deve investir nisso.
Vale lembrar que a navegação deve ser a principal prioridade ao desenvolver o site, pois o número de evasão dos usuários é enorme quando eles acessam um site difícil de navegar. Por isso, além de textos e menus ajustados, utilizar imagens leves também é importante pois diminui o tempo de carregamento da página.
- Faça marketing em mídia social: as mídias sociais são as maiores e mais fáceis maneiras de começar a divulgar o seu negócio. Em 2016, 18% das pequenas empresas se envolveram com atividades de marketing digital e a previsão da plataforma ME Marketing Services é de que, até 2017, 70% dessas empresas pretendam implementar uma estratégia mais profunda de marketing digital.
As pequenas empresas escolhem as mídias sociais como o principal canal de marketing digital e 73% delas já usam ou planejam usar a gestão de mídias sociais de forma mais sistemática para a divulgação e promoção de suas marcas.
Vale ressaltar que uma das formas mais eficientes de usar as mídias sociais para divulgação de pequenas empresas e geração de vendas é ter uma estratégia bem elaborada de marketing digital. Para isso, contratar uma empresa especializada pode vale muito a pena.
- Faça a otimização para mecanismos de busca: SEO exige uma forte mistura de muitas táticas, tais como web design, técnicas de SEO nas páginas, relações públicas, criação de conteúdo, link building, mídias sociais, dentre outras. Um bom SEO permite que um site cresça rapidamente no ranking do Google sem precisar apelar para métodos de black hat.
Se concentrar em alguns dos princípios básicos de SEO, como ter um design web de qualidade, um blog para receber constantes atualizações e presença forte nas mídias sociais são formas de melhorar o ranqueamento sem gastar muito ou precisar ter vastos conhecimentos em programação.
- Tenha um blog: blogs geram mais oportunidades de dar aos clientes algo a mais para olhar, como conteúdos extras, além de ser um espaço de diálogo com os usuários. Eles ajudam a direcionar mais tráfego para o site, melhorando sua credibilidade e gerando mais vendas. Pequenas empresas com blogs costumam gerar 126% mais leads do que aquelas que têm sites simples.
Vale ressaltar que, segundo o site Daily Blog Tips, 81% dos consumidores norte-americanos confiam em conselhos e informações de blogs. Além disso, 61% desses consumidores já fizeram uma compra com base em algo que viu num post de blog. Por isso, tenha um blog e mantenha-o em constante atualização.