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5 estratégias para reter clientes

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
09/12/2019
Marketing Digital

Ao criar um negócio, muitos empresários cometem o engano de acreditar que ganhar novos clientes é o objetivo mais importante que se pode ter. Na verdade, o que garante a estabilidade da sua marca no mercado são clientes fiéis, que não apenas façam compras repetidas, mas também façam propaganda boca a boca recomendando a sua empresa para amigos e parentes. Mas como obter esse público fiel? A resposta é simples: Você precisa investir em estratégias para reter clientes.

E como isso funciona? Por incrível que pareça, manter um cliente custa, em média, cinco vezes menos do que ganhar clientes novos. Sendo assim, se você conhecer bem as melhores estratégias, esse pode ser um investimento excelente em termos de custo-benefício para a sua marca. Vamos ver, então, algumas dicas que podem ajudar você nessa tarefa.

5 estratégias para reter clientes

Fonte: freepik.

Conheça 5 estratégias para reter clientes

Antes de qualquer coisa, é importante fazer a distinção entre retenção de clientes e fidelização. A fidelização, como já foi dito acima, tem a ver com a conquista do cliente. Já a retenção é uma forma de manutenção de vínculo, ou seja, de trabalhar melhor a relação entre um consumidor e a sua marca.

Desse modo, podemos observar que a retenção de clientes é um passo rumo à fidelização. Então, embora os dois processos não sejam a mesma coisa, eles se complementam. Saber reter clientes é essencial para ter um público fidelizado. E como fazer isso? Confira as nossas dicas.

Tenha um atendimento de qualidade

Um atendimento de qualidade melhora muito a experiência do cliente com a sua empresa, o que é ótimo para a retenção. Esse tipo de atendimento deve tratar o cliente pelo nome, sempre mostrando vê-lo como indivíduo, e não apenas como um número. Ele também deve ser rápido, para que o cliente não se sinta enrolado e nem perca a paciência.

Tenha um atendimento de qualidade

Fonte: freepik.

Não se esqueça do cliente após a compra

Um erro muito comum dos empresários iniciantes é não manter uma relação com o cliente após uma compra. Por isso, evite uma situação assim dando ao consumidor a opção de manter contato com a sua marca através de, por exemplo, um cadastro no seu site. Assim, você pode contatá-lo posteriormente, com iniciativas como um e-mail marketing que mostre novas ofertas.

Invista em um bom programa de fidelização

Programas de fidelização podem ser muito efetivos se utilizados da maneira correta. A questão, aqui, é que a sua empresa deve estar preparada para prestar atenção nas necessidades de um cliente atual, e não apenas nos desejos de um cliente futuro.

Esse ponto é uma das estratégias para reter clientes mais importantes, porque, acredite, os clientes atuais notam se há uma diferença de tratamento após um cliente se envolver com a sua empresa. E ninguém gosta de se sentir preterido, logo, vale a pena se esforçar para cuidar bem tanto dos clientes novos como dos atuais.

Mostre resultados

Ter métricas para mostrar os resultados de um serviço para um cliente é ótimo para a taxa de retenção. Afinal, a pessoa vai gostar de receber dados concretos que demonstrem que o serviço que ela contratou está funcionando. Isso reforça uma imagem positiva da sua empresa.

Mostre resultados

Fonte: freepik.

Contrate uma agência especializada

Uma agência de marketing já está familiarizada com as principais estratégias para reter clientes que você pode usar. Por isso, é interessante pensar na possibilidade de contratar uma para ajudar a sua empresa com essa questão. A Agência IMMA, por exemplo, oferece uma série de serviços que podem contribuir para a taxa de retenção do seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato e faça já um orçamento para a sua empresa!

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