Que o SEO é um conjunto de técnicas essencial para melhorar o rankeamento do seu site no Google e em outros mecanismos de busca, você já sabe. Mas você sabia que existem falhas que podem causar danos imensos ao SEO do seu site? Para ajudar você a evitar essas situações, separamos 5 erros que prejudicam a sua estratégia de SEO. Continue lendo para descobrir quais são eles!
5 erros que prejudicam a sua estratégia de SEO
Aprender SEO não é tão fácil como parece. Afinal, o SEO é uma ciência, e, por ser ligada às tecnologias, está constantemente mudando com transformações feitas nos algoritmos de busca.
Por isso, é normal cometer erros que prejudicam a sua estratégia de SEO. Eles fazem parte da jornada de aprendizado. Mas, para poder usar essa ferramenta corretamente e aproveitar todo o seu potencial, você precisa saber quais são os erros que você tem que evitar. E existem muitos deles.
Leia aqui: Entenda a relação entre Link Building e SEO
Escolher uma palavra-chave muito geral
A escolha das palavras-chave é uma das etapas mais cruciais de uma estratégia de SEO, e, justamente por isso, é nela que podem ser cometidos erros muito graves. Um deles é escolher uma palavra-chave muito geral.
O que isso significa? Bem, existem dois tipos de palavras-chave. Existem as palavras-chave head tail e as palavras-chave long tail.
A grande diferença entre os dois tipos tem a ver com o quão específicos eles são. Palavras-chave head tail tendem a ser mais curtas e gerais, como “SMS Marketing”, por exemplo. Já as palavras-chave long tail tendem a ser mais longas e específicas, como “por que fazer SMS marketing”.
Para um leigo, as primeiras palavras-chave que costumam ocorrer são palavras head tail. Afinal, por serem palavras mais gerais, são também as mais óbvias. E é aí que entra o problema: por serem muito óbvias, são muito utilizadas, o que significa que carregam uma alta concorrência.
Por conta disso, o ideal é optar por uma palavra-chave long tail. Desse modo, você tem mais chances de atrair o público sem ter que competir com muitos sites.
Não otimizar suas imagens
A otimização de imagens é tão importante quanto a otimização de textos. Isso porque os resultados de buscas por imagens do Google também seguem a ordem do que o algoritmo considera mais relevante. Logo, para obter uma boa posição, é preciso que você otimize as imagens do seu site.
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Não ter um site responsivo
Sites responsivos são sites que podem ser acessados com facilidade através de qualquer dispositivo, pois se adaptam a resoluções de tela diferentes.
Para o Google, ter um site responsivo é uma forma de mostrar que você se importa com a experiência do usuário. Isso é positivo para o algoritmo, que, por conta disso, vai ver seu site como mais relevante. Além disso, você acaba atraindo uma nova massa de usuários de dispositivos móveis, ganhando mais tráfego.
Copiar outros conteúdos
O Google tem formas de detectar conteúdos plagiados, e pode penalizar o seu site por isso. Sendo assim, jamais copie outros conteúdos, prezando sempre pela originalidade. Além de não prejudicar o seu SEO, esse também é o caminho mais ético.
Fazer a otimização do seu site sozinho
Um dos principais erros que prejudicam a sua estratégia de SEO é tentar montar essa estratégia sem a ajuda de profissionais da área. Como o SEO é um assunto muito complexo, é muito importante que você tenha o suporte de uma empresa especializada nesse tópico. A Agência IMMA, por exemplo, oferece a otimização de sites como serviço para empresas de qualquer porte, sempre com eficiência e qualidade. Quer saber mais? Entre em contato e faça um orçamento para o seu negócio!