Ao escrever textos para o blog da sua empresa, é crucial que você tente fazer desse conteúdo um conteúdo relevante, de qualidade e persuasivo. Afinal, o papel desses textos é auxiliar no processo de geração e conversão de leads para a sua marca. Ou seja, a persuasão é fundamental. Por isso, neste artigo, separamos 5 dicas para fazer textos mais persuasivos para o seu blog. Essas dicas vão fazer toda a diferença na sua escrita. Continue lendo para descobrir quais são elas!
5 dicas para fazer textos mais persuasivos para o seu blog
Na escrita do marketing digital, é essencial manter a mente aberta e estar sempre preparado para utilizar novas técnicas. Isso porque essa é uma área em que as coisas estão sempre mudando, então novas formas de escrita são descobertas com frequência, e, se você tem um blog para a sua marca, não dá para ficar para trás.
É aí que entra a escrita persuasiva. E, no mundo do marketing digital, uma escrita persuasiva pode ser definida não só como uma escrita que tenta vender um serviço ou produto, mas também como uma escrita voltada para fazer com que o usuário leia um texto até o final.
Isso é muito crucial na internet, um universo onde o usuário recebe muitos estímulos ao mesmo tempo, distraindo-se com facilidade. A maioria dos usuários não lê artigos por inteiro, preferindo, ao invés disso, dar uma rápida passada de olhos pelo conteúdo para absorver apenas as informações mais relevantes.
Diante disso, torna-se ainda mais importante ter persuasão na sua escrita. Felizmente, existem muitas maneiras de conseguir fazer isso. A seguir, vamos falar um pouco sobre cada uma delas. Confira!
Inclua um argumento de autoridade
Um argumento de autoridade é quando você apela para uma figura de autoridade para sustentar o seu argumento. Em um texto, ele pode ser bastante útil, fornecendo legitimidade às suas palavras.
Sendo assim, ao escrever sobre um determinado assunto, é uma boa ideia citar pessoas marcantes na área em questão. Desse modo, o seu texto parece mais embasado, o que faz com que o usuário o valorize mais.
Forneça números e dados
Incluir dados numéricos no seu texto é uma forma de fazê-lo mais crível aos olhos dos usuários. Isso porque números e estatísticas dão peso a um argumento. Ou seja, incluí-los evoca um ar científico que pode aumentar muito a persuasão do seu artigo.
Invista em uma abordagem com empatia
A empatia, que significa se colocar no lugar do outro, é ótima para construir um argumento efetivo. No caso de um texto para um blog corporativo, por exemplo, isso poderia significar ter empatia pelo problema do leitor. Procure descrever esse problema, essa questão que o levou a ler o texto, com sentimento e simpatia. Dessa forma, o usuário sente que você está realmente falando com ele e que você entende aquele obstáculo que o incomoda.
Cumpra o que prometer
Chamadas sensacionalistas e irreais (o famoso “clickbait”) são muito desagradáveis para o usuário. Por isso, seja claro e sincero com relação ao que você vai abordar no texto e cumpra as promessas que você fizer na introdução.
Contrate uma agência de marketing digital
Se você quer fazer textos mais persuasivos para o seu blog e não sabe como, é uma boa ideia contratar um profissional. E, para isso, o ideal é uma agência de marketing digital que ofereça o serviço da produção de conteúdo, como a Agência IMMA. Assim, você pode ter textos produzidos de forma especializada, sempre com técnicas persuasivas e otimizados de acordo com as normas de SEO. Quer saber mais? Entre em contato e faça já o seu orçamento!