Dicas para criar uma persona de marketing

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
11/01/2021
Marketing Digital

É importante ter em mente as dicas para criar uma persona de marketing. O termo persona de marketing é muito utilizado em discussões sobre a área, especialmente quando o foco é o marketing digital. Ele é visto como um dos elementos de partida para o plano de marketing online de uma marca.

Isso porque, uma persona é uma forma de a empresa criar o cliente ideal. Ou seja, é importante que você invista bastante em muito estudo, principalmente a respeito do próprio negócio.

Dessa forma, você entender a sua empresa e como ela se posiciona torna-se fundamental para localizar quem são as pessoas que estão inseridas no seu nicho de atuação.

Como criar um laço com o seu cliente? Se você já se fez essa pergunta, você já deve ter entendido que a relação entre empresas e consumidores mudou muito nos últimos anos, e que o marketing de relacionamento é uma tendência que veio para ficar. Mas como funciona esse tipo de publicidade? Neste artigo, falaremos um pouco sobre a importância de se conectar com o seu público e como fazer isso. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto! Por que criar um laço com o seu cliente: Entendendo o marketing de relacionamento Em uma concepção mais antiquada da jornada do consumidor, a compra é o estágio final de contato entre a empresa e o cliente. Ela é, portanto, o objetivo final de todo plano de atendimento: A linha de chegada para a qual todas as etapas devem levar. No entanto, com o advento de novas tecnologias e o crescimento do mercado comercial e industrial, essa relação se tornou mais complexa. Isso porque os clientes, atualmente, estão mais seletivos na hora de escolher que marcas apoiar. Além disso, do ponto de vista empresarial, hoje já se sabe que é melhor ter um cliente fiel do que ganhar vários clientes novos de uma vez. Isso porque clientes fiéis ajudam no crescimento da sua marca a longo prazo. Sendo assim, fica claro que os tempos atuais requerem uma relação mais aprofundada entre o consumidor e a marca. É necessário, então, ir além da compra, e criar uma conexão, um laço de afeição e confiança. É nessa necessidade que se baseia o marketing de relacionamento. A ideia desse tipo de estratégia é construir aos poucos uma relação estável e sólida com os seus clientes. O marketing de relacionamento na prática: Saiba como criar um laço com o seu cliente Diante disso, no entanto, surge a questão: Como criar um laço com o seu cliente? E a resposta para essa pergunta não é simples, pois, afinal, como qualquer relação, construir um laço entre um cliente e a sua empresa leva tempo, e deve ser feito com muito cuidado. A seguir, vamos falar sobre algumas dicas que podem ajudar você a realizar essa tarefa com sucesso. Use o e-mail marketing Uma boa forma de estabelecer um laço com um cliente é abordá-lo de forma direta e pessoal. E o e-mail marketing, por ser um canal de comunicação privado, é uma ótima maneira de fazer isso. Com ele, o seu cliente se sente mais visto pela sua empresa. Faça marketing de conteúdo O marketing de conteúdo consiste em fornecer conteúdo gratuito e útil para os seus clientes, que, por sua vez, ficam gratos pela generosidade da sua marca e passam a respeitá-la mais. Esse é o primeiro passo para criar uma relação duradoura e de confiança, além de melhorar muito a imagem do seu negócio. Faça um podcast para a sua empresa O ato de ouvir um podcast é muito pessoal: Trata-se, afinal, de uma transmissão de áudio gravada com a voz de uma pessoa, que outro indivíduo ouve enquanto realiza tarefas do dia a adia. É, portanto, uma importante ferramenta de aproximação entre uma empresa e um cliente. Contrate os serviços de uma agência de marketing digital Se você não sabe como criar um laço com o seu cliente, é uma boa ideia contratar uma empresa especializada na área para ajudar com esse objetivo. A Agência IMMA, por exemplo, oferece diversos serviços de marketing digital que contribuem para um aprofundamento da relação entre uma marca e o seu público. Quer saber mais? Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua empresa!

Fonte: Freepik

Conseguindo destacar essas pessoas, é possível começar a estudá-las a fim de entender quais são as suas características, onde encontrá-los e quais tipos de publicações eles mais interagem.

Isso tudo para que possa ser feita uma comunicação bem assertiva, fazendo com que você colha os melhores resultados possíveis na sua empresa.

Dicas para criar uma persona de marketing

Além disso, entender as características do público-alvo ajuda a montar a sua persona. Você monta essa persona a partir das principais características do seu público. Isso ajuda a fazer com que você consiga traçar estratégias de comunicação e marketing mais efetivas.

Mas como esse conceito pode ser estabelecido? Para ajudar você a responder essa pergunta, neste artigo, vamos apresentar as 4 principais dicas para criar uma persona de marketing para a sua empresa. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

Descubra quais são as 4 dicas para criar uma persona de marketing para a sua empresa

Em primeiro lugar, é preciso definir, com precisão, o que é uma persona de marketing. Esse termo se refere a um perfil abstrato que é construído por uma marca para representar o seu cliente ideal. Sendo assim, trata-se de um perfil que funciona como um retrato detalhado do público-alvo da empresa.

Por exemplo: se o seu público-alvo são mulheres de 30 a 40 anos, uma persona de marketing para a sua empresa poderia ser Marcela, de 32 anos, advogada e moradora da zona sul do Rio de Janeiro.

Criando essa personagem, fica mais fácil pensar em quem é esse tipo de pessoa, em quais são as suas necessidades, os seus problemas e os seus objetivos. Tudo isso influencia na criação de estratégias de marketing digital.

Fica claro, então, por que criar uma persona para a sua empresa é tão importante. Mas como se dá esse processo de criação? A seguir, vamos apresentar 4 dicas que podem ajudar você nesta tarefa. Confira!

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Pense em diversos detalhes pessoais

Este é uma das dicas para criar uma persona de marketing. Acima, fornecemos um exemplo básico de uma persona de marketing. No entanto, idealmente, esse exemplo seria muito mais detalhado. Isso porque é relevante para a empresa saber se Marcela é casada ou solteira, se ela tem filhos, qual é a sua renda mensal e diversos outros dados.

Desse modo, ao criar uma persona de marketing para a sua marca, não tenha medo de se aprofundar e ser específico com os detalhes. Essa é a melhor maneira de garantir que o seu marketing digital seja efetivo para o público-alvo que você deseja.

Pense em diversos detalhes pessoais

Fonte: Freepik

Mas é importante ter cuidado para que a sua forma de conseguir esses dados não seja muito invasiva. Ou seja, evite parecer muito informal ou se colocar em lugares que não devia para não parecer que sua empresa está “espionando” o cliente.

Isso ajuda a acabar com a imagem da empresa, principalmente em tempos tão tecnológicos onde os clientes podem se expressar nas redes sociais.

Obtenha dados dos seus clientes

Outro caminho para a criação da persona de marketing é entender quem são as pessoas que já estão comprando com a sua marca. Isso permite que você adapte o seu plano de marketing digital para torná-lo ainda mais eficiente.

Sendo assim, procure obter informações dos clientes da sua empresa. Descubra quem são essas pessoas e quais são as suas características.

Obtenha dados dos seus clientes

Fonte: Freepik

Mas é claro que esses dados e informações devem ser obtidos por formas legais e, acima de tudo, por meio de estratégias e técnicas de marketing. Essa é uma das principais dicas para criar uma persona de marketing.

Muitas delas, inclusive, fazem com que o próprio cliente disponha dados. Um exemplo disso é um banner de inscrição para e-book, onde o cliente coloca seu e-mail, por exemplo. Assim, investir em conteúdo e formas de abordagem é fundamental para não ter uma empresa muito informal ou insegura.

É possível ter mais de uma persona

A princípio, a ideia de uma persona de marketing pode parecer um tanto limitadora. Afinal, não é melhor que um número grande de pessoas possa comprar com a sua empresa?

A resposta é um pouco complicada. Isso porque o marketing direcionado tende a obter melhores resultados na internet do que estratégias pouco focadas. Mas isso não significa limitar a sua marca.

É perfeitamente possível ter mais de uma persona de marketing e utilizar estratégias diferentes para atrair cada tipo de cliente.

É possível ter mais de uma persona

No entanto, essa estratégia deve ser muito bem montada e com todo o cuidado possível. Isso porque a ideia do marketing digital é direcionar o conteúdo para as pessoas ideias. Você ter mais de uma persona amplia esse leque, tirando um pouco a ideia de direcionamento.

É claro que pode-se investir em mais de uma persona, principalmente se sua empresa lida com muitas pessoas, não aderindo apenas a um nicho. Mas nem sempre você precisará aplicar a mesma estratégia para personas diferentes.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Contrate uma agência de marketing digital para ajudar nesse processo

Se você precisa de dicas para criar uma persona de marketing para a sua empresa, a melhor opção é contar com ajuda especializada na área. E, para isso, nada melhor do que uma agência de marketing digital.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção, contando com uma equipe altamente qualificada que pode ajudar o seu time a criar uma persona adequada.

Quer saber mais? Então não perca tempo. Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua empresa!

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