É importante ter em mente as dicas para criar uma persona de marketing. O termo persona de marketing é muito utilizado em discussões sobre a área, especialmente quando o foco é o marketing digital. Ele é visto como um dos elementos de partida para o plano de marketing online de uma marca.
Isso porque, uma persona é uma forma de a empresa criar o cliente ideal. Ou seja, é importante que você invista bastante em muito estudo, principalmente a respeito do próprio negócio.
Dessa forma, você entender a sua empresa e como ela se posiciona torna-se fundamental para localizar quem são as pessoas que estão inseridas no seu nicho de atuação.
Conseguindo destacar essas pessoas, é possível começar a estudá-las a fim de entender quais são as suas características, onde encontrá-los e quais tipos de publicações eles mais interagem.
Isso tudo para que possa ser feita uma comunicação bem assertiva, fazendo com que você colha os melhores resultados possíveis na sua empresa.
Além disso, entender as características do público-alvo ajuda a montar a sua persona. Você monta essa persona a partir das principais características do seu público. Isso ajuda a fazer com que você consiga traçar estratégias de comunicação e marketing mais efetivas.
Mas como esse conceito pode ser estabelecido? Para ajudar você a responder essa pergunta, neste artigo, vamos apresentar as 4 principais dicas para criar uma persona de marketing para a sua empresa. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!
Descubra quais são as 4 dicas para criar uma persona de marketing para a sua empresa
Em primeiro lugar, é preciso definir, com precisão, o que é uma persona de marketing. Esse termo se refere a um perfil abstrato que é construído por uma marca para representar o seu cliente ideal. Sendo assim, trata-se de um perfil que funciona como um retrato detalhado do público-alvo da empresa.
Por exemplo: se o seu público-alvo são mulheres de 30 a 40 anos, uma persona de marketing para a sua empresa poderia ser Marcela, de 32 anos, advogada e moradora da zona sul do Rio de Janeiro.
Criando essa personagem, fica mais fácil pensar em quem é esse tipo de pessoa, em quais são as suas necessidades, os seus problemas e os seus objetivos. Tudo isso influencia na criação de estratégias de marketing digital.
Fica claro, então, por que criar uma persona para a sua empresa é tão importante. Mas como se dá esse processo de criação? A seguir, vamos apresentar 4 dicas que podem ajudar você nesta tarefa. Confira!
Pense em diversos detalhes pessoais
Este é uma das dicas para criar uma persona de marketing. Acima, fornecemos um exemplo básico de uma persona de marketing. No entanto, idealmente, esse exemplo seria muito mais detalhado. Isso porque é relevante para a empresa saber se Marcela é casada ou solteira, se ela tem filhos, qual é a sua renda mensal e diversos outros dados.
Desse modo, ao criar uma persona de marketing para a sua marca, não tenha medo de se aprofundar e ser específico com os detalhes. Essa é a melhor maneira de garantir que o seu marketing digital seja efetivo para o público-alvo que você deseja.
Mas é importante ter cuidado para que a sua forma de conseguir esses dados não seja muito invasiva. Ou seja, evite parecer muito informal ou se colocar em lugares que não devia para não parecer que sua empresa está “espionando” o cliente.
Isso ajuda a acabar com a imagem da empresa, principalmente em tempos tão tecnológicos onde os clientes podem se expressar nas redes sociais.
Obtenha dados dos seus clientes
Outro caminho para a criação da persona de marketing é entender quem são as pessoas que já estão comprando com a sua marca. Isso permite que você adapte o seu plano de marketing digital para torná-lo ainda mais eficiente.
Sendo assim, procure obter informações dos clientes da sua empresa. Descubra quem são essas pessoas e quais são as suas características.
Mas é claro que esses dados e informações devem ser obtidos por formas legais e, acima de tudo, por meio de estratégias e técnicas de marketing. Essa é uma das principais dicas para criar uma persona de marketing.
Muitas delas, inclusive, fazem com que o próprio cliente disponha dados. Um exemplo disso é um banner de inscrição para e-book, onde o cliente coloca seu e-mail, por exemplo. Assim, investir em conteúdo e formas de abordagem é fundamental para não ter uma empresa muito informal ou insegura.
É possível ter mais de uma persona
A princípio, a ideia de uma persona de marketing pode parecer um tanto limitadora. Afinal, não é melhor que um número grande de pessoas possa comprar com a sua empresa?
A resposta é um pouco complicada. Isso porque o marketing direcionado tende a obter melhores resultados na internet do que estratégias pouco focadas. Mas isso não significa limitar a sua marca.
É perfeitamente possível ter mais de uma persona de marketing e utilizar estratégias diferentes para atrair cada tipo de cliente.
No entanto, essa estratégia deve ser muito bem montada e com todo o cuidado possível. Isso porque a ideia do marketing digital é direcionar o conteúdo para as pessoas ideias. Você ter mais de uma persona amplia esse leque, tirando um pouco a ideia de direcionamento.
É claro que pode-se investir em mais de uma persona, principalmente se sua empresa lida com muitas pessoas, não aderindo apenas a um nicho. Mas nem sempre você precisará aplicar a mesma estratégia para personas diferentes.
Contrate uma agência de marketing digital para ajudar nesse processo
Se você precisa de dicas para criar uma persona de marketing para a sua empresa, a melhor opção é contar com ajuda especializada na área. E, para isso, nada melhor do que uma agência de marketing digital.
Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção, contando com uma equipe altamente qualificada que pode ajudar o seu time a criar uma persona adequada.
Quer saber mais? Então não perca tempo. Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua empresa!