Em 2017, foi realizada uma pesquisa com 1036 freelancers brasileiros. O objetivo do estudo era entender melhor o perfil de um trabalhador freelancer no país. Os resultados são reveladores: A maioria dos entrevistados não se considerava bem sucedida em suas áreas e tinha uma renda de menos de 1.000 reais por mês. Mas, se você trabalha como freelancer, esses números não vão lhe surpreender: O mercado de trabalho freelancer é duro e concorrido, e é difícil fazer sucesso nele ao ponto de criar uma carreira estável. Uma das formas de tentar contornar esse cenário e promover seu trabalho freela é com o marketing digital. Mas como funciona o marketing digital para freelancers? Neste artigo, vamos responder a essa pergunta e contribuir para o seu entendimento sobre o assunto, dando dicas para ajudar você no seu trabalho. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!
Conheça as 4 principais dicas de marketing digital para freelancers
O marketing digital para um profissional freelancer é um pouco diferente do marketing digital de uma empresa. Afinal, como você é a cara do seu serviço, tentar promover a sua carreira na internet significa investir em estratégias de marketing pessoal.
O que isso significa? Significa que você precisa construir a sua imagem como um profissional competente, eficiente e de sucesso, sempre contando com ferramentas que possam ajudar a promover a sua figura no mundo digital.
E quais são essas ferramentas? Felizmente, existem muitas delas. A seguir, vamos citar as 4 principais dicas de marketing digital para freelancers e falar um pouco sobre cada uma. Confira!
Crie um blog
Um blog é um dos veículos de comunicação mais eficientes que um freelancer pode ter. Com ele, é possível construir uma imagem muito positiva do que você está vendendo.
E a razão para isso tem a ver com uma única palavra: Autoridade. Isso porque, ao produzir conteúdo relevante e informativo sobre a sua área de atuação, você vai, aos poucos, construindo a imagem de ser uma referência nesse campo. Os usuários passam, então, a procurar o seu blog em busca de informação.
Isso também contribui, então, para a visibilidade do seu serviço. Afinal, quanto mais pessoas consomem o seu conteúdo, mais pessoas se familiarizam com o seu trabalho.
Esteja presente nas redes sociais
Nas mídias sociais, é muito mais fácil vender o seu trabalho como freelance. No Facebook, por exemplo, você pode inclusive postar em grupos relevantes, se apresentando, apresentando o seu serviço e fornecendo um link para a sua página.
Também é possível ficar mais próximo dos seus clientes, o que é muito positivo a longo prazo. Assim como para uma empresa grande, esse contato é útil para construir uma audiência fiel para o trabalho do freelancer.
Tenha um site
Ter um site para o seu trabalho passa a impressão de profissionalismo e competência. Além disso, fica mais fácil para o usuário encontrar informações sobre o seu trabalho através do Google. Por isso, se você é uma pessoa que trabalha como freelancer, é uma ótima ideia criar um site para anunciar o seu serviço para os internautas.
Contrate uma agência de marketing digital
É muito difícil fazer marketing digital sozinho. Por isso, se você quer ter ajuda de um profissional e receber mais dicas de marketing digital para freelancers, vale a pena contratar uma agência especializada nessa área. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção. A equipe da IMMA é composta por profissionais altamente qualificados que têm experiência auxiliando empresas de qualquer porte, o que significa que eles podem ajudar você. Entre em contato e faça já o seu orçamento para saber mais!