Neste artigo, vamos citar 4 curiosidades sobre o marketing de conteúdo que você precisa conhecer. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!
O marketing de conteúdo é uma estratégia de publicidade que parece ter tomado conta da internet nos últimos anos. Principalmente no ano de 2020. Com a crise econômica gerada pela pandemia do coronavírus, parece que todo mundo quer se tornar um produtor de conteúdo. E não sem motivos: A eficiência dessa modalidade de marketing digital é inegável.
Atualmente, pouquíssimas empresas fazem estratégias de marketing na internet sem contar com a produção de conteúdo. Mas, para montar uma estratégia que se destaque, o melhor é saber muito sobre o assunto.
Saiba quais são as 4 principais curiosidades sobre o marketing de conteúdo que você precisa conhecer
Um dos mitos mais comuns que cercam o marketing de conteúdo é a ideia de que produzir conteúdo para a internet é uma tarefa fácil. Dessa forma, que ela não requer muito esforço. Na verdade, como qualquer um que tenha tentado fazer disso uma carreira pode atestar, é um exercício muito complicado. Que requer estudo e reinvenção constantes para obter sucesso.
Sendo assim, é uma boa ideia tentar aprender o máximo possível sobre a questão antes de criar uma estratégia de produção de conteúdo para a sua marca. A seguir, vamos apresentar 4 curiosidades que podem contribuir para o seu entendimento do marketing de conteúdo como um todo. Confira!
O marketing de conteúdo surgiu no século XIX
Embora ele atualmente seja associado à internet e às tecnologias provenientes do século XXI, o marketing de conteúdo tem raízes surpreendentemente antigas. A primeira vez que ele foi utilizado foi pela empresa norte-americana John Deere. Foi no ano de 1895 quando lançou a revista The Furrow. A revista tinha o intuito de ajudar trabalhadores de campo a qualificar seus negócios.
Diante disso, é possível observar que o surgimento do marketing de conteúdo é muito anterior ao que as pessoas imaginam. Isso evidencia o quão adaptável é essa modalidade de marketing.
A maioria das pessoas não lê por completo conteúdos online
Apesar de conteúdos escritos como posts de blog serem extremamente populares em termos de cliques e acessos, a maioria dos usuários não lê os posts por completo. Ao invés disso, eles preferem fazer uma leitura dinâmica, focando apenas nas partes do texto que os interessam mais. Isso demonstra que o conteúdo textual feito com intenções de marketing deve ser elaborado de modo a favorecer esse estilo de leitura.
O marketing de conteúdo é uma estratégia para produzir resultados a longo prazo
Muitas pessoas investem em marketing de conteúdo esperando por resultados imediatos ou a curto prazo, e acabam se decepcionando profundamente. Na verdade, essa estratégia é mais eficiente em produzir resultados apenas após um período considerável de tempo. Ou seja, é preciso muita paciência e esforço para conseguir colher os frutos de uma boa estratégia de marketing de conteúdo.
O e-mail é uma das ferramentas mais eficientes para o marketing de conteúdo
Surpreendentemente, o e-mail marketing é um dos veículos mais eficazes para o marketing de conteúdo. Isso porque ele permite uma comunicação direta com o usuário, criando uma sensação de proximidade que é muito positiva para a relação entre a marca e o cliente.
Contrate uma agência para cuidar da sua produção de conteúdo
Agora que você já conhece as principais curiosidades sobre o marketing de conteúdo, é hora de dar início à sua produção com a ajuda de uma agência especializada, como a Agência IMMA. E aí, quer saber mais? Entre em contato e faça já um orçamento para a sua marca!