O marketing digital é uma área em constante transformação. Por conta disso, às vezes táticas de marketing online mais tradicionais podem parecer ultrapassadas. O blog é uma delas. Mas não se iluda. Essa ferramenta ainda carrega muito potencial.
Não sabe o por quê? Não precisa se preocupar. Neste artigo, vamos explicar quais são os 3 principais motivos para criar um blog em 2021. Continue com a leitura para descobrir que motivos são esses!
Descubra quais são os 3 principais motivos para criar um blog em 2021
O que você pensa quando ouve falar em marketing de conteúdo? Existe uma variedade de ferramentas que podem ser usadas para esse tipo de fim (podcasts, vídeos, etc), mas talvez o blog seja a mais conhecida delas. Afinal, quem nunca leu um post de blog, ou pensou em criar um blog para a sua empresa?
Mas essa popularidade do blog como recurso de produção de conteúdo pode, às vezes, parecer prejudicial. Porque é aí que surge a pergunta: Ainda vale a pena criar um blog em 2021?
A resposta é um sonoro “sim”. O blog ainda cumpre funções que outros recursos não conseguem cumprir. A seguir, vamos citar algumas razões que explicam o porquê disso. Confira!
O tráfego vindo do Google ainda é essencial
O tráfego proveniente do Google ainda é uma parte significativa do tráfego que um site recebe. Devido a isso, é importante pensar em formas de fazer o site da sua marca ter uma boa performance no Google.
Uma maneira eficiente de fazer isso é tendo um blog. Isso porque com esse tipo de veículo, você pode postar conteúdos diversos sobre muitos assuntos. A consequência, então, é que uma variedade maior de buscas pode levar usuários ao seu site. Dessa maneira, as chances de obter mais clientes aumentam.
Ajuda na imagem da sua empresa
A criação de conteúdo de alta qualidade que seja disponibilizado gratuitamente é muito positiva para a imagem de uma empresa. Um blog, portanto, pode fazer com que os usuários vejam a sua marca de forma mais positiva.
Essa visão é crucial para melhorar a impressão que a sua empresa transmite ao público. Para um cliente, é muito mais fácil fazer negócio com uma empresa com uma imagem confiável, que transmite competência e autoridade em sua área de atuação. E ter um blog contribui para a criação dessa imagem.
Contribui para uma relação com os clientes
Um blog é uma boa ferramenta para criar um vínculo entre a empresa e os seus clientes. Isso porque o fornecimento de conteúdo é algo que agrada os usuários. Desse modo, quando a empresa disponibiliza informações de forma gratuita, o usuário passa a vê-la de outra forma.
Essa mudança de visão pode ser a base que é necessária para o início de uma estratégia de marketing de relacionamento. O marketing de relacionamento funciona com a construção de um vínculo entre a marca e o público. Esse vínculo é trabalhado para, aos poucos, resultar na fidelização do cliente.
Ter um conteúdo de qualidade é essencial para uma captação assertiva
O blog de uma empresa deve cumprir muitas funções. Além de produzir conteúdo com frequência, esse conteúdo deve ser informativo e de alta qualidade.
Por conta disso, a criação de um blog corporativo é mais difícil do que parece. Isso faz com que muitas pessoas se desapontem ao não obter os resultados esperados de primeira com a ferramenta.
Mas essa situação não é motivo para desistir, pois existem muitas maneiras de melhorar um blog de uma empresa. A seguir, vamos dar algumas dicas para ajudar você nesta tarefa. Confira!
Entenda quem é o seu público-alvo
Ao criar um blog, é crucial que você saiba quem é o seu público-alvo. Isso porque não adianta criar conteúdo se você não tiver uma audiência clara em mente.
Sendo assim, deve-se começar criando uma persona de marketing para a sua marca. Uma persona é um perfil abstrato do que seria um cliente ideal da empresa. Desse modo, a persona define as características do público que o conteúdo deve alcançar.
Esse tipo de instrumento é crucial para melhorar o blog de uma empresa. Afinal, ao saber para quem se está escrevendo, é mais fácil escrever conteúdos mais eficientes.
Faça textos fáceis de ler
O conteúdo criado para o marketing digital deve ser de consumo simples e acessível. Isso significa que, no caso de um blog, é importante que os textos postados sejam fáceis de ler.
Para isso, é preciso garantir a escaneabilidade dos textos. A escaneabilidade de um texto se caracteriza pela forma como ele é percebido com um olhar. Sendo assim, o texto deve ser organizado de maneira que não pareça intimidante, mas sim direto e atraente para o usuário.
Como isso funciona na prática? Com parágrafos curtos e textos divididos em tópicos. Além disso, vale a pena apostar em uma linguagem informal, sem termos muito científicos ou expressões muito rebuscadas.
Escolha palavras-chave específicas
A otimização é um fator determinante para o sucesso de um blog. Todo texto deve ser produzido de acordo com as normas de SEO para ter uma boa performance no Google.
Uma parte crucial da otimização de um texto é a seleção da palavra-chave que ele vai usar. Mas nem todas as palavras-chave produzem resultados. Palavras-chave muito gerais, como, por exemplo, “marketing digital”, carregam uma alta quantidade de concorrência. Assim, é preferível escolher palavras-chave específicas para produzir conteúdo, como, por exemplo, “dicas de marketing digital para iniciantes”.
Contrate uma agência de marketing digital para criar o seu blog
Agora que você já sabe que existem muitos motivos para criar um blog em 2021, é hora de começar a pensar em como criar o seu. E a melhor forma de fazer isso é com a ajuda de uma empresa que seja especialista na área do marketing digital, como uma agência.
Não sabe qual agência de marketing digital contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. A IMMA conta com uma equipe altamente qualificada que poderia ajudar você com sucesso.
E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!