O design gráfico é uma das ferramentas mais básicas do marketing digital. No entanto, justamente por ser uma parte tão essencial de qualquer estratégia, ele às vezes acaba sendo pouco trabalhado e colocado em segundo plano em comparação com outros veículos de marketing online. É através do design gráfico que você consegue elementos de design que ajudam a definir a identidade da sua marca!
Mas fazer isso é um erro grave, porque existem muitos elementos de design que ajudam a definir a identidade da sua marca, o que pode ser crucial para fazer com que ela ganhe destaque no mercado. Neste artigo, então, vamos falar sobre os 3 principais elementos de design que a sua empresa deve utilizar para marcar presença na internet. Continue com a leitura para descobrir quais são eles!
Entenda quais são os 3 elementos de design que ajudam a definir a identidade da sua marca
O termo “design gráfico” é tão conhecido que ele acaba ganhando um ar abstrato nas mentes das pessoas, especialmente empresários. Muitos cometem o erro de achar que o design é apenas uma questão de estética, e, por isso, acabam empregando elementos de design mal feitos ou desleixados, que prejudicam profundamente a imagem da empresa.
A verdade é que, na internet, o design talvez seja a mais importante ferramenta para definir a identidade da sua marca. Isso porque o mundo online é um mundo guiado por elementos visuais. De acordo com um estudo da Forbes, por exemplo, 91% das pessoas preferem conteúdo visual ao conteúdo escrito. Isso demonstra que o design precisa ser usado de forma eficiente para aproveitar seu potencial de forma significativa.
Mas como fazer isso? Bem, existem alguns elementos básicos que podem servir de veículos para que o design gráfico ajude na definição da identidade da sua marca na internet. A seguir, então, vamos citar os principais deles. Confira!
Logo
Esse talvez seja o elemento de design gráfico mais básico que uma marca pode ter. Mesmo assim, é necessário pontuar a sua importância, porque muitas empresas se prejudicam optando por logos pouco originais e mal feitos.
Desse modo, antes de dar início ao processo de criação do seu logo, procure sempre entender qual é a essência da sua empresa, e o que você quer passar com aquele símbolo. Lembre-se de que o seu logo vai acompanhar a sua empresa em todos os momentos e deve estar presente em todos os seus materiais, logo, ele precisa ser escolhido com muito cuidado e reflexão.
Paleta de cores
As cores são ferramentas de comunicação visual muito eficientes. Mesmo que de forma inconsciente, as pessoas tendem a associar certas cores com emoções e sentimentos específicos – o amarelo à alegria ou o verde à natureza, por exemplo. Isso pode e deve ser explorado através do trabalho de design gráfico da sua marca, escolhendo uma paleta que represente corretamente a sua empresa.
Navegação do site
Ao criar um site para a sua marca, é importante investir em um trabalho de design que crie uma navegação intuitiva. Isso significa que um usuário deve ser capaz de facilmente descobrir como navegar pelo seu site com um único olhar.
Além disso, também é crucial garantir que o seu site tenha um design responsivo. Ou seja, usuários de dispositivos móveis devem poder acessar a sua página tão bem quanto um usuário de desktop.
Contrate uma agência especializada para obter um bom trabalho de design gráfico
Agora que você já conhece os principais elementos de design que ajudam a definir a identidade da sua marca, é hora começar a usá-los. E, para isso, o ideal é contar com designers profissionais de uma agência de marketing digital, como os da equipe da Agência IMMA. Quer saber mais? Entre em contato e faça já um orçamento para a sua marca!