12 técnicas de otimização para vídeo

Usar vídeos para impulsionar uma estratégia de marketing digital não é, exatamente, uma novidade. Os vídeos têm se popularizado muito e diferentes plataformas têm dado cada vez mais valor a eles. É por isso que usar vídeos de forma otimizada pode fazer toda a diferença na internet. Confira 12 técnicas de otimização para vídeo que podem te ajudar a obter o máximo de seu material:

12 técnicas de otimização para vídeo

Fonte: FreePik.

1. Incorporação de vídeo ao site: a integração do vídeo ao seu próprio site pode causar um impacto significativo no SEO. Com o aumento na produção e no consumo de vídeos, os motores de busca favorecem os resultados com base na boa experiência do usuário e um vídeo incorporado ao site pode fazer com que essa experiência seja muito melhor.

Vale ressaltar que, de acordo com um relatório da plataforma TubularInsights, 73% de todos os consumidores se mostram mais propensos a fazer uma compra após assistir a vídeos explicando sobre um produto ou serviço.

2. Personalize a descrição utilizando palavras-chave: incluir conteúdo descritivo e palavras-chave ao preencher os dados do vídeo ajuda motores de busca para identificar o seu conteúdo e torná-lo um resultado de pesquisa relevante.

3. Tente manter seu vídeo curto: diferentes formatos de vídeo exigem comprimentos diferentes. Mas pergunte a si mesmo: você assistiria a um vídeo de 30 minutos sobre este assunto? Obviamente, quando se trata de um tutorial ou similar, você pode até considerar assistir a um vídeo maior, mas a maioria das pessoas preferem conteúdos em vídeo curtos.

4. Adicione legenda ao vídeo: isso permite que os motores de busca indexem o vídeo e as legendas, fazendo com que o seu conteúdo seja oferecido pelo menos duas vezes ao usuário, o que duplica a possibilidade de alguém acessá-lo.

5. Hospede o vídeo no YouTube para ter um backlink: para obter uma audiência maior para o seu conteúdo e reconhecimento de marca, uma boa ideia hospedar o vídeo também no YouTube. Como o YouTube é o segundo maior mecanismo de busca e é de propriedade do Google, ganhar backlinks na plataforma pode funcionar bem para o seu site.

6. Compartilhe o vídeo em várias redes sociais: depois de adicionar o vídeo ao YouTube, você pode compartilhá-lo com mais facilmente nas diferentes redes sociais. De acordo com uma pesquisa da plataforma Insivia, a cada minuto 700 vídeos do YouTube são compartilhados no Twitter. E é claro que você não pode ficar de fora.

7. Experimente a promoção de vídeos via campanhas de e-mail: uma campanha de e-mail é outra ótima maneira de aumentar o sucesso do seu vídeo. Os e-mails ainda são uma ótima opção para interagir com os clientes e mantê-los informados pessoalmente. Incluir vídeos na sua estratégia de e-mail pode fornecer resultados excelentes se usado corretamente.

Veja também  Link Building: saiba mais sobre essa estratégia

8. Utilize a marcação padrão do Google: para lidar com os problemas de rastreamento, análise e indexação de vídeos, o Google lançou uma marcação padrão para ajudar os editores a fornecer informações adequadas sobre os vídeos, para que os motores de busca possam localizar o material mais facilmente e indexar o conteúdo visual sem erros.

9. Use um gráfico personalizado no rich snippet: rich snippet é o resultado exibido no Google quando alguém digita uma consulta específica. Adicionar uma miniatura personalizada ao seu vídeo ajuda a captar a atenção do seu público-alvo quando eles estão navegando pelos resultados da pesquisa. O rich snippet faz com que o vídeo se destaque no meio dos resultados e fornece informações adicionais sobre a página da web.

10. Concentre-se em falar sobre um único assunto em um vídeo: ao criar um vídeo, você deve definitivamente se concentrar em um único tópico ao invés de misturar vários. Isso pode distrair o usuário e fazer com que ele não preste atenção no seu objetivo principal.

11. Otimize o tempo de carregamento da página: os motores de busca, especialmente Google, incluem o desempenho da página em seus algoritmos para classificar uma determinada página da web. O tempo de carregamento pode afetar a experiência do usuário e, portanto, pode afetar o SEO também. Não inclua as tags <no script>, pois isso ajuda a diminuir o tempo de carregamento da página.

12. Incorpore o vídeo no topo da página: isso ajuda os usuários a ver o vídeo assim que acessam a página, sem que haja necessidade de ele procurar pelo conteúdo. Se um usuário tiver que rolar a página para achar o vídeo, isso tende a afetar sua experiência de forma negativa.

Veja também

Link Building: saiba mais sobre essa estratégia

Link Building: saiba mais sobre essa estratégia

By | Otimização de Sites (SEO)

Trabalhar com otimização é uma tarefa complexa e que exige muita dedicação, esforço e estudo contínuo. Um dos assuntos que sempre vem à tona quando começamos a traçar estratégias de SEO é o link building. Opa! Você não sabe o que é link building? Calma, a Agência IMMA vai explicar tudo para você neste artigo.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK