SEO negativo é uma estratégia horrível em que outro site usa o seu para te derrubar. Ele pode desvalorizar seu ranking e diminuir seu tráfego, além de causar meses de dores de cabeça corrigindo o problema junto ao Google. Por isso, confira essas dicas para combater o SEO negativo.
O SEO negativo funciona?
Infelizmente, sim. Mas lembre-se que o produto principal do Google é o resultado da pesquisa, o que significa que ele trabalha muito para melhorar seu algoritmo e ajudar a proteger os sites contra esse tipo de problema. O Google alega que o verdadeiro SEO negativo é raro e que os donos de site não devem ficar se preocupando com isso. Porém, como esta é uma prática em uso, não há como não pensar nela.
Sites que normalmente se preocupam mais com essas táticas são aqueles em campos supercompetitivos, embora não seja incomum encontrar esse tipo de estratégia voltada até para sites pequenos, com presença mais local.
Por isso, se sua página começar a perder posições do dia para a noite e você tiver certeza de que não infringiu nenhuma das diretrizes para webmasters do Google, terá que analisar o ocorrido para ter certeza de que não está sendo vítima de algum ataque. Felizmente, há formas de se proteger contra isso. Confira as principais dicas para combater o SEO negativo:
Nunca compre backlinks
Na maioria das vezes, o problema ocorre devido a proprietários de sites que não conhecem as melhores práticas de SEO. Um exemplo é quando um dono de site compra backlinks, devido a tentação por resultados rápidos. Isso pode, muitas vezes, subir uma página no ranking, mas tende a desvalorizar seu tráfego de pesquisa a longo prazo.
Configure os alertas de e-mail do Google Webmaster Tools
Se você quiser saber quando alguém tentar atacar seu site ou se tiver sofrido uma penalidade manual do Google, terá que receber um alerta por e-mail, mas você precisa configurá-lo, coisa que muita gente esquece. O alerta pode te ajudar a saber, em tempo real, o que há de errado. Quanto mais rápido você puder responder, menor a chance de prejudicar seus rankings de busca.
Acompanhe seus backlinks
Além disso, você pode usar o Google Webmaster Tools (ou qualquer outra ferramentas de monitoramento de sua preferência) para ver se está ocorrendo problemas com seus backlinks, levando a diminuição do tráfego. Isso também pode te ajudar a monitorar quais links estão ajudando seu site a subir no ranking de pesquisa.
Tenha um site seguro
Existem várias maneiras de manter o seu sistema de gerenciamento de conteúdo seguro. Em alguns, como o WordPress, você pode adicionar facilmente plugins ou extensões de segurança ao seu site. Se você não tiver um conjunto de medidas de segurança, precisará entrar em contato com o desenvolvedor do seu site para obter ajuda.
Use um software de verificação de plágio
Você pode usar ferramentas gratuitas para verificar a internet periodicamente, mas as pagas tendem a ser mais efetivas. Esse é um investimento que costuma valer a pena, pois te dá a certeza de que não há hackers roubando e tentando utilizar seu conteúdo contra você.
O SEO negativo não é uma coisa agradável, mas faz parte da estratégia de muitos sites. Portanto, você deve sim gastar algum tempo protegendo-se contra esses ataques. E usando essas dicas para combater o SEO negativo você pode fazer tudo de forma mais eficiente, tornando sua estratégia de defesa muito mais efetiva.