Como funciona a Black Friday para pequenas empresas? Sabemos, é claro, que a Black Friday é uma das mais importantes datas comerciais do ano para o varejo. Empresas grandes faturam muito com a data no mundo todo. No Brasil, especialmente, só em 2018, o e-commerce na Black Friday movimentou em torno de 1,5 bilhão em vendas.
Na Black Friday de 2019, a tendência é que esse número só cresça. Mesmo em épocas de crise, os descontos e promoções da Black Friday exercem fascínio sobre o consumidor brasileiro. Em 2017, um estudo demonstrou que o brasileiro estava disposto a gastar, em média, $273 com a Black Friday. Desse modo, para o comércio, os lucros são significativos.
Mas como isso se aplica para pequenas empresas? Bem, é tudo uma questão de preparação. Com as medidas adequadas, Black Friday para pequenas empresas não é somente possível, como pode ser bastante lucrativo. Por isso, separamos algumas dicas para você, pequeno empresário, que queira aproveitar as oportunidades da data. Confira.
Crie uma loja virtual
A melhor aposta para pequenas empresas na Black Friday é através de lojas virtuais. Atualmente, há mais de 60 milhões de consumidores online no Brasil, ou seja, mercado não falta. Além disso, especialmente na Black Friday, muitas pessoas preferem fazer as compras online para não ter que encarar filas ou lojas cheias, o que costuma acontecer na data.
Mas não pára por aí. Há muitas vantagens de ter um e-commerce, pois ele pode multiplicar o alcance da sua marca, colocando seus produtos ao alcance de todo tipo de consumidor.
Deixe clara a sua política de trocas e devolução
Para muitos consumidores, saber qual é a política de trocas da sua loja é fundamental para a decisão de fazer uma compra. Isso vale tanto para o varejo como para o e-commerce, mas no caso de lojas virtuais, vale em dobro, pois a pessoa não vê os seus produtos ao vivo antes de comprar. Isso gera uma insegurança maior, principalmente em usuários que não conhecem o seu negócio e estão comprando pela primeira vez. Devido a isso, sempre deixe sua política de trocas bem clara e fácil de entender.
Black Friday para pequenas empresas tem que incluir dispositivos móveis
Se você tem uma loja virtual, mesmo fora da Black Friday, ela precisa ter uma otimização mobile friendly. Isso significa que ela precisa ser facilmente acessível através de dispositivos móveis, como tablets ou celulares.
Pode parecer que não, mas esse ponto é de muita importância. Atualmente, muitos consumidores preferem fazer compras pelo celular. E se o seu site não for fácil de acessar, muitos clientes podem desistir de fazer a compra. Evite essa situação otimizando seu site para dispositivos móveis.
Reforce sua equipe ou o seu site
Não se iluda: Black Friday para pequenas empresas também traz um grande volume de clientes. Por isso, é preciso preparar a equipe da sua loja para lidar com o processo de atendimento. Você quer que seus clientes sejam bem atendidos, e a melhor forma de garantir isso é não sobrecarregar seus funcionários. Ao invés disso, invista num planejamento que deixe todo mundo preparado.
O mesmo vale para o seu site. Garanta que sua loja virtual está funcionando bem antes da Black Friday, para evitar imprevistos que possam prejudicar as suas vendas na hora H.
Prepare-se para a Black Friday com o marketing digital
Ter uma presença online pode ajudar muito na Black Friday para pequenas empresas. Por isso, vale a pena investir no marketing digital, contratando os serviços de uma agência. A Agência IMMA é uma boa opção. Realizamos diversos serviços de marketing digital para empresas de qualquer porte. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!