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Depois de tantas polêmicas envolvendo o Twitter, Elon Musk finalmente parece estar disposto a dar um (novo) pontapé inicial para a rede social. Dando as boas-vindas ao X.
O rebranding do twitter promete mudanças em diversos aspectos, tanto para os usuários quanto para os colaboradores da empresa.
Quer saber o que o X guarda para os velhos e novos usuários? Então confira agora em nosso artigo sobre o rebranding do Twitter!
O que é o X e porque você deveria ficar por dentro do rebranding do Twitter?
Anunciado no dia 23 de agosto deste ano, o X dará início a um novo horizonte para a rede social de Elon Musk.
Musk fez uma série de anúncios envolvendo o rebranding do Twitter, alegando que “logo daremos adeus à marca do Twitter e, gradualmente, a todos os pássaros”.
No dia em questão, o famigerado logo do pequeno pássaro azul foi substituído pelo “X”, que também dá nome à nova fase da rede social.
Elon Musk também pediu para que outros usuários substituíssem a cor padrão da plataforma pelo preto imponente.
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X, Twitter e a conturbada gestão de Elon Musk
Desde que adquiriu o Twitter pelo valor de U$ 44 bilhões, ainda em 2022, Elon Musk não recebeu as boas vindas calorosas dos usuários.
E se isso não fosse o suficiente para anunciar o clima hostil que se seguiria, as tomadas de decisões equivocadas, os planos irreais e a comunicação precária tornaram o Twitter um verdadeiro imã de polêmicas.
Com tanta insatisfação, muitos usuários acabaram abandonando a plataforma, abrindo uma brecha para que os concorrentes pudessem preencher, seja com o a rede social indiana “Koo” ou com a recém criada Threads, do grupo Meta.
O fim de uma era…
Depois de um ano conturbado, Elon Musk finalmente anuncia o rebranding do Twitter, nomeado agora de X.
Em suas redes sociais, Musk fez diversas postagens reforçando os novos nome e logo da marca.
Contudo, os anúncios geraram um verdadeiro mar de comoção por parte dos usuários. Mas nenhuma delas foi tão significativa quanto a de Martin Grasser, um dos criadores do logo do Twitter.
Apesar do desconhecimento de muitos, é necessário lembrar que o famoso passarinho azul, que dava vida à marca, não foi o primeiro logo da empresa.
E só a partir de 2012, o logo que conhecemos ganhou seu destaque e caiu nas graças do público.
Em uma publicação, Grasser destacou a importância do logo do Twitter como símbolo, destacando seu layout minimalista e circular, acrescentando também a importância do logo ser rapidamente identificado, não só pelos usuários da plataforma, mas por qualquer pessoa que utilizasse a internet.
O papel do rebranding no Marketing Digital
Com a tomada de decisão de Elon Musk sobre o rebranding do twitter, muitas pessoas acabam se perguntando sobre qual é o papel do rebranding no marketing digital.
Tanto quanto o branding, adotar uma estratégia de rebranding eficiente é extremamente importante para a longevidade da sua marca.
Afinal, sabemos que o mercado sofre bruscas mudanças de forma constante. Por isso, é essencial sempre se reinventar e reinterpretar sua essência de diversas formas.
Mas o que exatamente é o rebranding e qual é o seu papel?
Sendo mais prático, o papel do rebranding no marketing digital consiste nos seguintes aspectos:
- Revitalização da Marca;
- Reposicionamento da Marca;
- Amadurecimento da Identidade Visual da Marca.
X: Início definitivo ou apenas um ponto de equilíbrio de uma gestão desbalanceada?
Como esperado, o rebranding do Twitter levantou o questionamento de diversos profissionais de marketing, ao redor de todo o globo terrestre.
Entre as muitas perguntas criadas a partir do lançamento da letra como a nova marca da rede social, uma dúvida se sagra unânime: “Será que o X foi uma boa ideia?”.
Como vimos acima, e como pudemos ver ao longo dos anos, a conturbada relação entre Elon Musk e os usuários do Twitter ocasionou diversas estratégias destrambelhadas, que evidenciaram cada vez mais a deficiência da comunicação entre empresa e público.
Muitos usuários alegavam que o objetivo de Musk visava restringir o poder dos usuários na plataforma, algo que era bastante característico, e debatido, na plataforma.
Iniciando do “absoluto zero”, Musk tem a oportunidade de desenvolver melhor seus planos e estratégias. Contudo, saber se isso, de fato, é ou não uma boa ideia, só o tempo, e os resultados do X, irão dizer.
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