Qual a diferença entre web designer e desenvolvedor web

Muitas vezes, web designer e desenvolvedor web parecem estar altamente relacionados. De fato, muitas pessoas tendem a pensar que esses dois termos significam a mesma coisa, embora essa não seja a realidade. Eles estão relacionados, mas definitivamente não são idênticos. Então, qual a diferença entre web designer e desenvolvedor web? A Agência IMMA te conta!

Confira as principais diferenças entre web designer e desenvolvedor web

Web designer: uma mente criativa

Web designers são, frequentemente, pessoas que se concentram mais na estética e no apelo visual de um site. Eles são mais criativos e, dependendo do tipo de designer, são especializados em design gráfico, UX (user experience ou experiência do usuário) ou UI (user interface ou interface do usuário).

Qual a diferença entre web designer e desenvolvedor web

Fonte: Freepik

São web designers aqueles que constroem o layout ou o wireframe de um site e, em seguida, adicionam alguns detalhes para tornar as páginas únicas e agradáveis. Depois de concluírem a fase de design de um projeto, normalmente entregam os projetos cheios de recursos visuais aos desenvolvedores para codificação.

É essencial que os designers criem algo único, mas equilibrado, para gerar uma ótima experiência do usuário. Eles precisam criar algo que pareça muito atraente, mas pouco invasivo. Além disso, devem também ter consistência em todos os layouts para criar um relacionamento entre os elementos. Isso forma um fluxo de navegação melhor para o site.

Web designers normalmente não se aprofundam em linguagem de programação, mas eles têm conhecimento de CSS e HTML básicos. As ferramentas comuns mais usadas por eles são: Adobe Illustrator, Photoshop, XD, Sketch, UXPin, HTML & CSS básicos.

Confira as principais diferenças entre web designer e desenvolvedor web

Fonte: Freepik

Desenvolvedores web: tecnicidade e lógica

Os desenvolvedores web costumam ser pessoas mais lógicas, analíticas e objetivas. Seu trabalho principal em um projeto é pegar a estética fornecida por um designer e construir a espinha dorsal do site baseando-se nisso.

Você pode dividir os desenvolvedores web em dois tipos: front-end e back-end. É muito comum (e quase obrigatório) que os desenvolvedores tenham conhecimento das duas áreas, mas muitos se especializam em um tipo de desenvolvimento. Isso faz com que seja comum ter mais de um desenvolvedor web trabalhando num único projeto.

Os desenvolvedores front-end geralmente se concentram na experiência do usuário, como aspectos visuais, interações e se preocupando com tudo o que um visitante vê. Já os desenvolvedores back-end se concentram nas partes “ocultas” do site, como configuração do servidor e consultas de banco de dados.

Veja também  6 mitos sobre desenvolvimento de site

Tecnologias comuns e linguagens usadas por desenvolvedores web:

  • Estrutura: HTML, CSS3, SASS
  • Controle: Github, bitbucket
  • Linguagem back-end: PHP, Ruby, NodeJS
  • Linguagem front-end: Javascript, Angular, React, Vue, jQuery
  • Editores: Sublime, VS Code, Atom
Veja diferenças entre web designer e desenvolvedor web

Fonte: Freepik

Compartilhando um objetivo

Existem muitas diferenças nos trabalhos de web designer e desenvolvedor web, mesmo que nem sempre isso seja visível para um público mais leigo na área.

Tendo esses papéis completamente diferentes, é difícil comparar as duas funções e afirmar quem é mais importante. Web designers e desenvolvedores web são importantes para a criação de sites bonitos, funcionais e de boa navegabilidade, sendo praticamente impossível excluir um deles do processo de criação.

Se você está planejando contratar um desses profissionais, isso dependerá do trabalho para o qual você precisa dele. Certamente é possível encontrar alguém que faça os dois trabalhos, mas é pouco provável que fique tudo perfeito. Você pode acabar com um site muito bonito com uma funcionalidade medíocre ou um site esteticamente mediano cheio de funcionalidades.

Web designer e desenvolvedor web: qual a diferença?

Fonte: Freepik

Para obter o melhor produto, ter uma equipe trabalhando na criação do seu site é essencial. Isso porque designers e desenvolvedores trabalham melhor juntos. Além disso, o fato de trabalharem juntos pode acelerar o processo por meio de compartilhamento de ideias, controle de qualidade e feedback entre si. Tudo isso acaba gerando um produto final de primeira linha em tempo recorde.

Agora você já sabe as diferenças entre web designer e desenvolvedor web. Que tal contar com uma agência de marketing na internet que ofereça esses serviços? Entre em contato com a IMMA e saiba mais.

Veja também

Conheça as diferenças entre UX e UI

Conheça as diferenças entre UX e UI

By | Criação de Sites

Quando se trata de design digital, seja para um site, um aplicativo ou um software, há dois termos-chave com os quais devemos nos familiarizar: UX (user experience ou, em português, experiência do usuário) e UI (user interface ou, em português, interface do usuário). Mas no que eles se diferenciam?

Read More
PPC e web design: trabalhando juntos para converter

PPC e web design: trabalhando juntos para converter

By | Criação de Sites, PPC - Links Patrocinados
Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK