6 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de mídia social

Tentar construir uma marca nas redes sociais sem uma estratégia definida pode ser totalmente contraproducente. Você vai acabar apenas postando um monte de material que não vai fazer muito sentido para os usuários, resultando em nenhum retorno dos seus esforços. Confira, então, essas 6 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de mídia social.

6 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de mídia social

Fonte: Freepik.

6 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de mídia social

1. Construção de uma presença forte e orgânica: a primeira razão pela qual você precisa de uma estratégia de mídia social é porque isso irá ajudar na criação de uma forte presença orgânica online. Planejar as publicações com antecedência, configurá-las e agendá-las irá contribuir com o cumprimento de uma regra de mídia social superimportante: publicar de forma consistente.

A falta de manutenção da consistência é uma das principais razões pelas quais as contas das redes sociais deixam de crescer, perdendo fãs e, consequentemente, recebendo cada vez menos interações, o que nunca é bom para quem deseja uma ampla presença online nas mídias sociais.

2. Economizar tempo: outro benefício de criar e implementar uma estratégia de mídia social é que isso ajuda a economizar tempo. Combinar tudo para criar um calendário e um banco de conteúdo é uma tarefa importante, e ter essas postagens ordenadas e agendadas para a próxima semana ou mesmo para o mês reduzirão o tempo gasto com as publicações.

Mídias sociais

Fonte: Freepik.

Sem ter mais que olhar para uma tela em branco e lutar para descobrir o que publicar você poderá gastar um pouco mais de tempo em outras tarefas, como realizar análises do que está funcionando e do que precisa melhorar da sua estratégia de mídia social.

3. Certificar-se de que seus objetivos estão cobertos: ter uma estratégia de mídia social em funcionamento irá assegurar que seus esforços nas redes sejam mais frutíferos pois estão trabalhando para suportar objetivos de negócios mais amplos. Afinal, criar uma estratégia inclui pensar nos objetivos da sua empresa e como o marketing digital pode ajudar a alcançá-los.

Veja também  5 dicas de como usar automação em mídia social corretamente

Assim, você pode criar publicações que reforcem esses objetivos. Mas não se esqueça que é preciso sempre acompanhar essas estratégias para verificar se elas estão dando certo ou se necessitam de adaptação.

Estratégia de marketing

Fonte: Freepik.

4. Atingir seu público de forma mais eficaz: uma estratégia de redes sociais permite que você atinja seu público de forma mais eficaz, pois inclui várias formas de conexão com essas pessoas, além de oferecer elementos de participação para o público. Assim, é possível ouvir o que seu público está dizendo, o que torna ainda fácil atingi-los de forma eficiente.

5. Criar conteúdo ainda melhor: uma estratégia de mídia social traz a luz elementos, métodos e redes que estão funcionando para o seu negócio, bem como aqueles que não são boas opções. Uma estratégia em consonância com os objetivos de sua empresa facilitará a criação de conteúdo que envolva o público, dando a oportunidade de refinar a qualidade do material e levando-o a ser mais criativo com seus posts.

Isso pode incluir o uso de ferramentas mais dinâmicas disponíveis para as redes sociais, como o Instagram Stories ou o desenvolvimento de vídeos ao vivo no Facebook, assim como a participação num bate-papo via Twitter, dentre várias outras coisas.

Social media

Fonte: Freepik.

6. Manter-se à frente da concorrência: uma estratégia de mídia social pode ajudá-lo a manter-se à frente da concorrência, pois permite se concentrar em pequenos detalhes que ajudam sua marca a se destacar dos outros. Você será capaz de analisar o que está funcionando, desenvolver sua história e personalidade de marca e estabelecer uma aparência distinta para suas contas ao mesmo tempo em que permanece consistente e proporciona valor ao seu público.

Veja também  10 dicas para melhorar as vendas de fim de ano usando as mídias sociais

Uma boa estratégia de mídia social irá lhe ajudar a ser muito mais organizado com suas publicações, impedindo que suas páginas fiquem abandonadas por dias, além de proporcionar muitos benefícios para a criação de conteúdos e interações com usuários. Além disso, entrar nas redes sociais sem uma estratégia sólida pode acabar provocando vários prejuízos a sua marca ou empresa.

Veja também

5 ferramentas gratuitas para rastreamento de hashtags

5 ferramentas gratuitas para rastreamento de hashtags

By | Gestão de Mídias Sociais

Analisar e medir o sucesso de sua campanha é essencial para o desenvolvimento do marketing de mídia social. Uma maneira de fazer isso é criar o hábito de usar uma hashtag dedicada para cada campanha e, em seguida, rastrear seus resultados. Mas, para isso, você precisará de algum tipo de ferramenta. Veja, então, 5 ferramentas gratuitas para rastreamento de hashtags.

Read More
4 elementos para uma estratégia de publicidade em mídia social forte

4 elementos para uma estratégia de publicidade em mídia social forte

By | Gestão de Mídias Sociais

Investir numa estratégia de publicidade social é uma ótima ideia: mesmo em meio a competição crescente, os resultados dessas campanhas são, de longe, os melhores quando comparamos com outras formas de publicidade digital. A chave é ter uma estratégia forte, o que requer um pouco mais de raciocínio e planejamento. Conheça, então, 4 elementos para uma estratégia de publicidade em mídia social forte.

Veja também  6 formas de otimizar o conteúdo no YouTube
Read More
6 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de mídia social

6 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de mídia social

By | Gestão de Mídias Sociais

Tentar construir uma marca nas redes sociais sem uma estratégia definida pode ser totalmente contraproducente. Você vai acabar apenas postando um monte de material que não vai fazer muito sentido para os usuários, resultando em nenhum retorno dos seus esforços. Confira, então, essas 6 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de mídia social.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

One Comment