Ter um site não é fácil, pois é importante manter a quantidade de acessos sempre em alta para gerar bons resultados. É por isso que muitos donos de sites realizam análises periódicas. Mas por que você precisa analisar seu site imediatamente? Você sabe o que exatamente esta análise faz?
Por que você precisa analisar seu site imediatamente?
Ao analisar seu site você poderá medir o tráfego, visualizações das páginas, cliques, palavras-chave, navegação e vários outros detalhes que podem dar uma ideia do comportamento do usuário. Em seguida, essa análise ajuda a dar sentido aos dados obtidos e aplicá-los para melhorar a experiência dos usuários. Por fim, verifica-se se os objetivos comerciais estão sendo alcançados.
É importante fazer uma análise periódica do site para melhorar a experiência dos clientes e, consequentemente, expandir o negócio. Com isso, será mais fácil identificar quais palavras-chave estão funcionando e quais não. Um exemplo é entender de onde vem o tráfego e descobrir se há qualidade nesse fluxo de pessoas para manter seu negócio crescendo online.
Um análise minuciosa do o site também vai ajudar a saber se a velocidade de carregamento está correta. Os usuários têm muitas opções quando se trata de navegar na internet e um site lento costuma deixá-los frustrados. Quanto mais rápido e receptivo for o site, maior o envolvimento e concentração em conteúdos ao invés de precisar esperar que scripts e imagens sejam carregados.
Outra razão é importante é o SEO. O Google já anunciou que está usando a velocidade da página em seu algoritmo de classificação para fornecer os melhores resultados para os usuários. E isso significa dizer que, quanto melhores e mais rápidos forem os sites, melhor será a classificação no ranking de pesquisa.
Felizmente, é possível analisar seu site imediatamente usando algumas ferramentas disponíveis na internet. O Google Analytics é gratuito e lhe dá uma estatística detalhada sobre seus visitantes. Ele é simples, robusto e amplamente utilizado no mundo todo. Nele é possível descobrir de onde vem seus vistantes, o que eles estão fazendo, com que frequência eles acessam as páginas, dentre outras coisas.
O Yahoo Web Analytics também é gratuito e oferece melhores opções de controle através de uma abordagem mais minimalista que coleta dados em tempo real. O Yahoo Analytics pode ser ótimo para quem deseja criar perfis de usuários, realizar segmentações mais precisas e fazer personalizações de relatórios porque possui muitas opções avançadas.
O Crazy Egg é outra ferramenta de análise popular e foi criada por Neil Patel, um grande nome do marketing digital da atualidade. A plataforma possui planos que vão de US$ 9 a US$ 99 mensais e pode ajudar a construir mapas de calor em todo o site com nas áreas que são mais clicadas. Ela também pode contribuir com a melhora do design do site e com a criação de uma navegação mais inteligente.
Mas tão importante do que ter as ferramentas certas para analisar seu site é saber dar real importância aos dados e métrica obtidas. Afinal, do que adianta saber que dez mil pessoas acessaram seu site em um dia se você não sabe bem como foi o comportamento desses usuários? Será que eles leram e interagiram com o conteúdo ou simplesmente entraram e saíram aumentando sua taxa de rejeição?
E mesmo a taxa de rejeição sozinha não pode ser utilizada como parâmetro de sucesso de um site. Não é incomum que uma busca por termos genéricos gere resultados igualmente genéricos, muitas vezes fazendo com que tenhamos que entrar e sair de vários sites até achar o que estamos procurando, transformando cada pequeno acesso num dado de rejeição.
Começar a analisar seu site imediatamente e repetir o processo sempre vai gerar muitos dados e métricas que indicarão não só sucessos e fracassos, mas também se você está alcançando seus objetivos comerciais. E prestar atenção nos números certos é o que pode fazer com que cada análise seja realmente proveitosa.
Agora que você já sabe a importância de analisar seu site, é hora de colocar esse conhecimento em prática com a ajuda de uma agência especializada em marketing digital, como a Agência IMMA. Somos especializados em marketing de conteúdo e criação de sites para a sua empresa.