Poucas carreiras são tão divertidas e frustrantes quanto o trabalho com marketing em mídia social. Apesar de a tecnologia ter mudado rapidamente, o marketing em mídia social ainda é jovem e incompreendido. Algumas pessoas pensam que o Facebook e o Twitter são mundos mágicos onde tudo se torna viral. E isso, definitivamente, não é verdade. Neste artigo você vai conferir algumas verdades sobre marketing em mídia social que todo mundo precisa ouvir.
Fonte: FreePik.
Veja 5 verdades sobre marketing em mídia social que todo mundo precisa ouvir:
1. Não é magia: há um conceito estranho de que basta compartilhar umas coisas nas redes sociais que, magicamente, a página se tornará famosa e seu conteúdo viral. Esse pensamento frequentemente conduz à frustração. Qualquer tipo de sucesso que uma pessoa tenha nas redes sociais costuma ser fruto de muito trabalho.
A verdade é que para alavancar os negócios usando a mídia social precisa-se de tempo, estratégia e orçamento. Toda empresa ou marca que começou uma página numa rede social batalhou bastante para chegar a seus objetivos. Se você quer aproveitar a mídia social para impulsionar os resultados do negócio, é preciso entender que o sucesso precisa de compromisso, coerência e adaptação.
2. Não é grátis: enquanto o marketing em mídia social é a maneira mais econômica de apresentar seu conteúdo a um público altamente segmentado, esse trabalho não é grátis ou, necessariamente, barato. Além da verba destinada a publicidade nas plataformas sociais, que está cada vez mais cara, também é preciso pagar os profissionais ou a empresa de marketing digital que irá executar o trabalho.
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Muitas marcas gastam muito tempo e dinheiro em suas estratégias de SEO, mas deixam as mídias sociais para estagiários e funcionários júnior, o que é um erro. Uma boa estratégia de mídia social precisa de investimento e mão obra especializada, além de analistas que saibam ler as métricas geradas pela plataforma, gerando novas táticas.
Trate sua presença de mídia social como qualquer outro canal de marketing e estipule um orçamento adequado e realista. Com a equipe certa (ou uma agência bem escolhida), você descobrirá que investir em mídias sociais pode aumentar a presença online da marca, o que leva a um aumento nas vendas.
3. Mídia social é o futuro: uma das verdades sobre marketing em mídia social é que a mídia social mudou para sempre a maneira como nos comunicamos e não dá sinais de estar acabando. Considerando a quantidade de uso e impressões que as redes sociais têm hoje em dia, elas podem até ser consideradas tão importantes quanto as principais redes de notícias.
Se você é resistente às plataformas sociais e mantém sua marca offline, é provável que esteja fazendo um desserviço para ela. Mesmo se você ou seu público-alvo atualmente não se considerem usuários assíduos de redes sociais, há uma quantidade enorme de pessoas nessas plataformas que podem ser atingidas para negócios futuros.
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4. Estratégia é mais do que tática: a parte divertida do marketing de mídia social, para a maioria das pessoas, é a criação de conteúdo, principalmente em tempo real. No entanto, táticas sem estratégias são um desperdício de tempo e dinheiro. Estratégia é o plano de campanha global, enquanto táticas são as ações usadas para atingir seu plano. Táticas sem estratégia sempre falharão.
Muitas empresas não conseguem definir por que eles estão nas redes sociais e ignoram a necessidade de uma estratégia sólida. E, ao pensar em estratégia, também é importante considerar quais táticas são importantes e quais devem ser postas de lado. Comece pensando em seus objetivos, defina sua estratégia e, por fim, pense nas táticas para chegar lá.
5. Repense relacionamentos: uma das verdades sobre marketing em mídia social é que as pessoas que trabalham com isso geralmente se dividem em duas categorias, os idealistas e os realistas.
Os idealistas pregam que as marcas devem construir relacionamentos diretamente com os usuários em mídias sociais para ter sucesso no marketing voltado para eles. Já os realistas sabem que as relações são importantes, mas nenhum indivíduo se volta para uma marca simplesmente para encontrar apoio emocional.
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É claro que é perfeitamente possível que marcas tenham mensagens de marketing que se liguem emocionalmente com os usuários das redes sociais. No entanto, pensar que um usuário busca por uma marca numa rede social simplesmente devido a estrutura de sentimento de uma ação de marketing é algo muito pouco realista.
É preciso repensar as relações quando se trata de mídia social. Trabalhar para fornecer o valor da marca junto aos usuários gera resultados mais palpáveis e realistas do que tentar se tornar amigo das pessoas. Os consumidores não olham para marcas buscando relacionamentos, eles buscam valor nelas. Marcas devem parar de tentar virar amigas de seus compradores e começar a oferecer valor a eles.