O que é clickbait?

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
25/01/2021
Marketing Digital | Marketing de Conteúdo

Você sabe o que é clickbait? Marketing de conteúdo é sobre como gerar tráfego. Se você não conseguir atrair visitantes para seu site, suas chances de sucesso online são praticamente inexistentes.

No entanto, nos últimos tempos, houve uma onda de profissionais de marketing e proprietários de sites tentando encontrar uma rota mais fácil para melhorar o tráfico através do uso de clickbait. Mas o que é clickbait?

Quando usada astutamente e com moderação, o clickbait pode ser uma ferramenta de marketing eficaz. Mas você precisa agir com cuidado pois a utilização extensiva desta estratégia tende a ser uma receita para o desastre.

O que é Clickbait

Na verdade, trabalhar com clickbait é extremamente perigoso, principalmente por envolver a imagem e relevância da marca. Fazer clickbaits muito pesados ou em excesso pode acabar com a imagem da empresa.

Dessa forma, o ideal é contar com profissionais que saiam como usar esta técnica de maneira correta e eficiente. Para entender esse cenário, basta ver os canais do Youtube.

É muito comum que youtubers façam uso de clickbait para atrair visualizações aos seus vídeos. Assim, ele usam imagens chamativas com frases de efeito que trabalham para instigar a vontade de ver o vídeo nas pessoas.

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No entanto, quando um youtuber usa essa técnica de maneira demasiada, é comum vermos pessoas falando mal dele nos comentários, já que nada que está na capa de seus vídeos é verdade. Ou seja, ele se torna um mentiroso.

Usar essas capas uma vez ou outra não gera tanta discórdia e é eficaz para fazer com que as pessoas criem interesse no canal, mas usar demais acaba cansando as pessoas, que se sentem enganadas. Esse conceito também vale para empresas.

O que é clickbait?

Você já viu clickbait em todos os lugares, mesmo que nem sempre tenha consciência disso. Simplificando, o clickbait é uma parte do conteúdo que intencionalmente promete ou deturpa informações para atrair usuários para um determinado site, capturando-os com uma manchete sensacionalista, mas que não cumpre suas expectativas implícitas.

Os artigos de clickbait tendem a possuir menos de 300 palavras e, normalmente, não incluem ideias ou conteúdos originais. Em vez disso, são resumos de histórias longas ou vídeos incorporados que podem ser encontrados em outro lugar e, após a inspeção, não correspondem necessariamente ao título ou ao texto correspondente.

Muitos proprietários de pequenas empresas e agências de marketing gostam de usar o clickbait porque é uma maneira super rápida de gerar tráfego na web, e isso pode gerar resultados. Listas específicas do setor, em particular, podem economizar muito tempo e energia para os usuários que tentam agregar informações para si mesmos. 

Divulgação da sua marca no Google

O aumento subsequente no tráfego criado por este conteúdo pode melhorar de forma expressiva a presença de um site nos mecanismos de busca, dando a impressão de que há um tráfego enorme. Porém, se esse tráfego se traduz numa boa taxa de conversão ou no aumento das vendas é difícil dizer. Mas a maioria das empresas que confiam demais no clickbait acabam saindo prejudicadas.

O problema é que o excesso de promessas do clickbait tende a entregar informações insuficientes, levando a maioria dos usuários a evitá-las sempre que possível. Afinal, ninguém gosta de sentir que foi enganado ou teve seu tempo desperdiçado. E se você começar a publicar ou promover o clickbait com muita frequência, sua marca pode se tornar sinônimo de informações questionáveis ou perda de tempo.

Mais importante ainda, você poderia estar dando um tiro no pé em termos de SEO. Os algoritmos dos mecanismos de pesquisa possuem muitos critérios para produzir páginas de resultados para os usuários, e um desses fatores é a qualidade do conteúdo da web

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Só o Google, por exemplo, a cada dois meses lança uma série de atualizações projetadas para filtrar clickbait, conteúdo duplicado e notícias falsas, o que não só ajuda a oferecer melhores resultados aos usuários, mas também gera punições de páginas e sites associados a conteúdos de baixa qualidade, empurrando-os ainda mais para baixo nas páginas de resultados.

Outro fator que os mecanismos de pesquisa observam ao classificar sites é a taxa de rejeição de uma página. Se os usuários clicarem em uma página, identificarem o conteúdo como inútil e imediatamente saírem do site sem clicar na página, o Google geralmente classifica esse site como menos valioso do ponto de vista do usuário. Quanto mais os usuários fugirem do conteúdo inútil, mais o site sofrerá.

O Facebook também criou seu seus próprios processos contra o clickbait. A rede social já passou por uma atualização de algoritmo que identifica quando uma empresa publica um clickbait e impede que essa postagem apareça nos feed de notícias dos usuários.

Facebook também criou seu seus próprios processos contra o clickbait.

Tendo isso em mente, vale a pena pensar duas vezes antes de hospedar um clickbait no site da sua empresa ou compartilhá-lo nas mídias sociais. Quando usado com parcimônia e criatividade, ele até pode gerar tráfego positivo para melhorar sua presença on-line, mas o clickbait geralmente trás mais problemas do que vantagens.

Confiar demais no clickbait pode ser uma maneira infalível de prejudicar seu SEO, perder seguidores nas mídias sociais e manchar a confiança em sua marca. Então, tenha cuidado: a menos que você seja um profissional de marketing experiente, é provável que deva evitar o clickbait e a divulgação de informações erradas.

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Os clickbaits não são as únicas formas de gerar interesse e captar leads. Na realidade, a maneira mais eficaz é fazendo uso de técnicas de Inbound Marketing, ou seja, marketing de atração. Com isso, você faz uso dessas técnicas que envolvem criação de conteúdo relevante, o que atrai o lead para a sua página de maneira mais orgânica.

Conteúdo direcionados, bem escritos e relevantes, somados a um site bem otimizado e redes sociais bem montadas tem como resultado a atração e captação bem feita de leads.

Por isso conte com uma agência de marketing digital para ajudar você a trabalhar com captação de leads por meio da criação de conteúdos direcionados. Venha para a Agência IMMA e faça já o seu orçamento.

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