Usar o Instagram para promover uma marca no mundo online pode ser muito positivo. Mas você sabe por quê? Muitos empresários ainda cometem o erro de subestimar o poder das redes sociais para esse tipo de estratégia.
Na verdade, podemos definir as redes sociais como se fosse uma grande vitrine virtual para expor suas marcas e serviços. Isso se deve ao fato de que a cada ano que passa, mais pessoas conseguem ter acesso à internet e, assim, o número de usuários presentes nas redes sociais só aumenta exponencialmente.
Dessa forma, torna-se fundamental ter uma estratégia bem consolidada de posicionamento e comunicação nas redes sociais a fim de gerar engajamento, interação, captar mais leads e abrir oportunidades de futuras fidelizações.
Além disso, as redes sociais são ótimos espaços para quem deseja definir uma espécie de identidade visual da empresa. Com isso, é possível fazer com que você crie uma forma de se fazer ser lembrado na mente do público. Com isso, ao ver uma postagem sua, ele percebe logo que é da sua merca só pelos aspectos visuais.
Sendo assim, para evitar que você cometa esse engano, neste artigo, vamos apresentar as 4 principais vantagens do Instagram para o marketing digital. Continue com a leitura para descobrir que vantagens são essas!
Conheça as 4 vantagens do Instagram para o marketing digital
O Instagram é uma das redes sociais mais populares da internet. Muitos usuários apreciam a possibilidade de observar e compartilhar imagens relacionadas a suas rotinas e interesses. Mas será que essa plataforma também pode ser útil para uma empresa?
A resposta é um sonoro “sim”. O Instagram oferece múltiplas vantagens para o marketing digital. Portanto, se você é um empresário buscando ferramentas para criar uma presença online para a sua marca, vale a pena conhecer melhor essa rede social e os benefícios que ela pode trazer.
No entanto, é importante, antes de tudo, entender bem quais são as características da plataforma a fim de conseguir fazer uma estratégia bem definida de comunicação, colhendo bons frutos.
Isso quer dizer que, cada rede social tem a sua característica, e cada usuário tem sua forma de se posicionar nessas redes. Dessa forma, torna-se fundamental entender como elas funcionam para conseguir ter noção de como atingir, de maneira assertiva, o público.
Ou seja, neste caso, é importante ter em mente que o Instagram é uma rede social amplamente visual. Assim, já sabemos que o investimento em designers gráficos é primordial.
Além disso, é interessante entender que o Instagram, em especial, não é muito receptivo com textos extensos, devendo o profissional transmitir uma mensagem com menos elementos textuais possíveis.
A seguir, então, vamos listar alguns dos principais deles. Confira!
É uma forma de construir uma identidade visual
A comunicação visual é o motor por trás do funcionamento do Instagram. Afinal, ao contrário de sites como o Facebook ou o Twitter, no Instagram o compartilhamento de conteúdo visual não é opcional: todo post deve ser acompanhado de uma imagem.
Para uma empresa, essa característica significa que a plataforma é um espaço ideal para a construção de uma identidade visual. Uma identidade visual é quando todas as iniciativas gráficas usadas por uma marca são unidas por um senso de coerência que contribui para a transmissão de uma imagem específica da empresa.
Por exemplo: se você quer passar uma essência jovem e alegre para a sua marca, é crucial que os elementos gráficos do seu conteúdo visual (como, por exemplo, a paleta de cores e o logo da empresa) passem essa mensagem para o usuário. Dessa forma, a sua empresa vai construindo uma identidade que vai ajudá-la a se destacar no mercado.
Aumenta o alcance da sua marca
Milhões de pessoas usam o Instagram todos os dias. No Brasil, a plataforma é uma das mídias sociais que faz mais sucesso.
Devido a isso, cada vez mais usuários procuram por empresas para oferecer produtos e serviços através do Instagram. Assim, ao estar presente no site, você permite que mais usuários encontrem a sua marca. O resultado é uma expansão considerável do seu público.
Ajuda no compartilhamento do seu conteúdo
É claro que o Instagram é ideal para o compartilhamento do conteúdo visual. Mas ele também pode ajudar a promover outras iniciativas de marketing de conteúdo.
Por exemplo: se você tem um blog, para divulgar um texto dele no Instagram, basta fazer uma imagem simples e postar no feed, incluindo um link na sua bio.
Dessa maneira, pessoas que seguem você na plataforma podem ter a oportunidade de consumir outros conteúdos da sua marca.
Além disso, é importante destacar o papel das hashtags neste sentido. Elas são fundamentais para fazer com que você consiga direcionar todo o conteúdo da sua empresa.
A partir delas, é possível direcionar para quem você quer atingir com aquele conteúdo. Mas cuidado, não use muitas em uma postagem para não desvirtuar a ideia de direcionamento.
O Instagram, por exemplo, indica o uso de 3 ou, no máximo, 4 hashtags por postagem (até para não ficar poluído).
É uma maneira de interagir com o público
As redes sociais oferecem muitas oportunidades para aumentar a interação com os clientes de uma marca. E o Instagram não é diferente.
Sendo assim, invista nos recursos da plataforma para se comunicar com a sua audiência com mais frequência. Ferramentas como os comentários dos posts e os stories são ideais para isso, permitindo interações mais diretas e autênticas.
Contrate uma agência de marketing digital para administrar suas redes sociais
Agora que você conhece as principais vantagens do Instagram para o marketing digital, é hora de pensar na possibilidade de contratar ajuda especializada de uma agência de marketing digital para usar essa ferramenta. E a Agência IMMA é uma ótima opção.
Nossa agência conta com profissionais especializados em marketing de conteúdo e gestão de redes sociais para a sua empresa. Por isso, não perca essa oportunidade, entre em contato e faça já um orçamento para saber mais!