4 dicas para usar o Twitter no marketing digital

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
29/03/2021
Gestão de Mídias Sociais

Quando o assunto é marketing digital nas mídias sociais, o foco tende a se concentrar nas duas redes sociais mais populares do Brasil, o Instagram e o Facebook. Nesse contexto, o marketing digital no Twitter pode ser negligenciado ou até esquecido.

Mas a verdade é que essa rede também carrega um enorme potencial para ser aproveitado com o marketing online. E, para ajudar a sua empresa a aproveitar esse potencial, vamos apresentar, neste artigo, as 4 principais dicas para usar o Twitter no marketing digital. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

4 dicas para usar o Twitter no marketing digital

Fonte: Freepik

Descubra quais são as 4 principais dicas para usar o Twitter no marketing digital

O Twitter é uma rede social muito popular entre os internautas. Por conta de seu formato singular, que permite posts com até 248 caracteres, trata-se de um espaço que deve ser analisado com cuidado para ser usado para o marketing digital.

Mas isso não tira o seu valor. O Twitter é um instrumento que pode ser muito benéfico para o marketing online de uma empresa, oferecendo muitas oportunidades para melhorar a imagem da marca. Além disso, é uma ferramenta de grande alcance. Isso vale especialmente para a população mais jovem.

Diante disso, fica claro que usar o Twitter no marketing digital é uma boa ideia. Mas como fazer isso na prática? Felizmente, existem muitas maneiras. A seguir, vamos apresentar algumas dicas que podem ajudar você nesta tarefa. Confira!

Não se esqueça do conteúdo visual

Como o formato mais tradicional de um tweet é apenas o texto, muitas marcas que investem na plataforma acabam se esquecendo de usar o conteúdo visual. Não cometa esse engano: Imagens aumentam o número de interação que um post recebe em qualquer rede social, incluindo o Twitter.

Devido a isso, vale a pena investir na comunicação visual para criar uma presença para a sua empresa no Twitter. Imagens de alta qualidade e GIFs são ótimas opções para começar a construir essa estratégia.

Descubra o que as pessoas pensam da sua marca

Fonte: freepik.

Aposte no bom humor

O Twitter é uma rede social conhecida por sua descontração e informalidade. Afinal, a ideia inicial da plataforma era que um tweet fosse quase como um pensamento aleatório e espontâneo, compartilhado de maneira casual.

Desse modo, para uma empresa, essa é a oportunidade ideal para criar uma imagem divertida e descontraída. Faça posts que utilizem o bom humor para chamar a atenção para a sua marca. Interaja com os usuários de forma positiva. Tudo isso pode fazer toda a diferença na sua estratégia de marketing digital.

Netflix e a vantagem das redes sociais no marketing digital

Fonte: twitter.com/NetflixBrasil

Poste com mais frequência

Normalmente, o ideal é postar nas redes sociais da marca com moderação. Em sites como o Instagram ou o Facebook, por exemplo, postar duas ou três vezes por semana é uma boa frequência.

No entanto, como o Twitter tem um formato de post mais curto e rápido de fazer, é diferente. Nele, é muito mais aceitável postar até mais de uma vez por dia. Isso não significa que você precisa postar na conta da sua marca o dia inteiro, mas é importante ter noção dessa diferença para manter um perfil ativo. Afinal, uma conta que pareça abandonada nunca é positiva para a marca.

Pesquisa do Twitter destaca o potencial de monitoramento de tweets

Contrate uma agência para administrar a sua conta

Se você precisa de dicas para usar o Twitter no marketing digital, é interessante considerar a possibilidade de contratar uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção que oferece o serviço de gestão de redes sociais para empresas de qualquer porte.

E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua marca!

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Entenda como fazer um perfil de sucesso no Twitter

Assim como qualquer rede social, o Twitter tem suas características próprias. Essas características tornam um espaço único para os seus usuários. Assim, da mesma forma que o Instagram, por exemplo, é voltado para o conteúdo visual, o Twitter é focado em um conteúdo rápido, direto e simples, que possa ser transmitido em mensagens curtas.

Por conta desse formato bem característico dele, muitas pessoas cometem o erro de acreditar que o Twitter não é uma boa rede social para fazer marketing digital. No entanto, essa percepção não poderia estar mais errada. Na realidade, o Twitter é um excelente espaço para fazer marketing online. E, utilizá-lo da maneira correta pode, inclusive, ser um fator determinante para o sucesso do seu planejamento de marketing.

Sendo assim, para complementar o artigo, a gente ainda precisa explicar a melhor forma de criar uma presença eficaz no Twitter para a sua empresa? A seguir, vamos citar algumas questões que podem contribuir para que você consiga alcançar o melhor resultado possível.

4 dicas para ganhar mais seguidores no seu perfil do Twitter

Fonte: Freepik

Use o perfil para promover os seus outros canais

O ideal é que todas as suas redes sociais trabalhem em conjunto para garantir o sucesso da sua empresa no ambiente virtual. Por isso, por que não usar o Twitter para divulgar outras redes sociais? Assim, você aumenta muito o seu alcance.

Interaja com que está ao seu redor

interação é crucial para o sucesso de qualquer rede social. Ela representa uma ótima chance de você engajar mais com o seu público, aprofundando os laços que existem entre os seus clientes e a sua marca.

E uma das melhores maneiras aproveitar essa chance é respondendo os usuários que marcarem o seu perfil em tweets, além de dar RT em comentários positivos. Com isso, você consegue mostrar que a sua marca presta atenção ao que os usuários estão falando e que ela se importa com os clientes. Assim, a sua imagem passa a ser generosa, receptiva e comunicativa.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Crie um tom de voz para os tweets da sua marca

Twitter é um local de desabafos e descontração. Isso faz dele um espaço perfeito para criar um tom de voz e uma personalidade para a sua marca.

Sendo assim, procure explorar respostas que sejam coerentes com a essência que você quer passar com os seus serviços ou produtos. Isso faz com que os usuários vejam a sua empresa de forma mais humana, o que é sempre muito positivo.

Veja também