7 razões para usar conteúdo interativo no marketing

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
27/07/2017
Marketing de Conteúdo

Considere que, segundo um levantamento da plataforma Domo, há cada minuto de 2016, os usuários do Snapchat assistiram 6,944,444 vídeos; os visitantes do BuzzFeed visualizaram 159,380 partes de conteúdo; e os assinantes do Tinder deslizaram fotos 972.222 vezes. Essas são só algumas razões para usar conteúdo interativo no marketing.

O volume de conteúdo compartilhado diariamente é enorme. Esse número só tende a crescer, considerando que seguimos criando ainda mais conteúdo em 2017 do que nos anos anteriores. E os conteúdos interativos são grande parte desse material. Afinal, 91% dos consumidores dizem preferir conteúdo interativo e visual, o que faz com que marcas e empresas invistam mais nisso.

7 razões para usar conteúdo interativo no marketing

Confira as 7 razões para usar conteúdo interativo no marketing

O marketing digital precisa estar sempre em atualização, principalmente porque as tendências mudam e as formas de se comunicar também. Por isso, é fundamental estar sempre investindo em novos formatos de abordar determinados conteúdos a fim de manter o interesse do cliente no seu segmento.

As redes sociais, por exemplo, são exemplos claros de plataformas que estão sempre em atualização e, assim, adicionando novas ferramentas que ajudam a ampliar as possibilidades de comunicação. O Instagram, por exemplo, deixou de ser uma plataforma só de fotos e vídeos em feed e passou a investir em novas maneiras interativas de abordar conteúdos.

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Assim, acabou surgindo o famoso Reels, Storys e IGTV. Que são ferramentas dentro da própria plataforma que apresentam possibilidades diferentes para poder trabalhar com determinados conteúdos, o que auxilia a reter ainda mais leads que estejam interessados em diferentes formatos.

Os conteúdos interativos são fundamentais para manter esse interesse do cliente e do lead no seu segmento e, trabalhar com esses conteúdos ajuda a fazer com que o lead se mantenha interessado na sua própria marca, muito além do formato ou segmento.

Sendo assim, veja abaixo quais são as principais razões para investir em conteúdos interativos para seus leads e porquê esses conteúdos são fundamentais para o planejamento atual de marketing digital. Confira!

Ter um fluxo constante de criação de conteúdo

Fonte: Freepik

Você será deixado para trás se não fizer isso

Uma pesquisa do Content Marketing Institute de 2016 mostrou que 53% dos entrevistados já usam conteúdo interativo para influenciar a jornada do comprador. Já o Demand Gen Report previu que, nos próximos 2 anos, 88% dos profissionais de que fazem marketing online pretendem transformar 10% de seu conteúdo em peças interativas.

Diante de todas essas tendências, não investir em conteúdos interativos provavelmente pode ser um grande erro. Afinal, as pessoas passaram a esperar isso de marcas e empresas. Se recusar a aderir essa estratégia pode fazer com que você perca espaço para seus concorrentes.

É o que os usuários querem

Segundo uma pesquisa da NewsCred, um leitor médio gasta apenas 37 segundos lendo um artigo ou postagem de blog. E é por isso que é preciso dar aos usuários o que eles querem rapidamente para obter sua atenção o mais rápido possível. Em termos gerais, o conteúdo estático não atinge esse objetivo tão bem como o conteúdo interativo.

A maioria dos usuários escaneiam o artigo com o olhar rapidamente e só realmente leem quando encontram o que querem dentro do texto. Já o conteúdo interativo é muito mais eficiente em chamar a atenção do usuário. Ao escolher um vídeo, por exemplo, a tendência é que ele assista a tudo sem ficar pulando partes, o que retém a atenção e aumenta o tempo de permanência na página.

Use diversos formatos

Fonte: Freepik

Ele cria leads melhores e mais engajados

O conteúdo interativo, por definição, é o conteúdo que exige um envolvimento ativo do participante e força esses potenciais clientes a participar. Isso os envolve mais com o que está sendo apresentado e também ajuda a melhorar a retenção de sua mensagem.

Ele permite que você realmente direcione seu público-alvo

Ao trabalhar conteúdos interativos, suas opções são enormes. Se há um tópico que pode se aplicar a vários públicos distintos, por exemplo, o conteúdo interativo permite que você pergunte a qual grupo seu leitor pertence e, em seguida, se adapte e se apresente de acordo com a resposta.

Por que descobrir o público alvo da sua empresa

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Você aprende muito mais sobre seus públicos-alvo

A maioria das plataformas interativas se integram ao seu software de tecnologia de marketing para que você tenha uma maior possibilidade de conhecimento, não apenas sobre quem está acessando o seu conteúdo, mas também no que eles estão interessados.

Usar conteúdos interativos é mais complexo, mas oferece uma oportunidade muito maior de aprender sobre seus públicos. Afinal, um simples conjunto de perguntas sobre audiência, tópicos e apelo à ação não é mais suficiente.

Seu processo inicial será mais complexo e pode incluir um conjunto de perguntas envolvendo vários públicos, um objetivo diferente para cada um, várias oportunidades para coletar dados sobre cada público-alvo e várias opções de chamadas para ação. O potencial de coleta de informações com conteúdos interativos é bem maior do que com conteúdos estáticos.

4 dicas para alcançar o público-alvo da sua marca

Fonte: Freepik

Há mais opções

Todos sabemos o básico quando se trata de tipos de conteúdo. Postagem de blog, e-book, white paper, infográfico e webinar são apenas alguns exemplos básicos. Porém, quando se pensa em conteúdos interativos, as opções se multiplicam ainda mais.

É possível criar questionários para se conseguir avaliações personalizadas; pesquisas para ter uma perspectiva maior sobre o ciclo de compras; galerias de imagens e vídeos para envolver mais os usuários com produtos; infográficos interativos que podem ser navegados ou clicados para apresentar informações; dentre vários outros materiais interessantes.

Como definir personas

Ele continua rendendo por muito tempo

É claro que um conteúdo estático pode ser reutilizado, mas uma peça interativa pode ser repetida de muitas formas diferentes e, ainda assim, ser considerada interessante por seus visitantes, pois apresenta diversas opções e caminhos para serem explorados.

Conteúdos interativos não são uma moda passageira, eles vieram para ficar e são realmente uma ótima oportunidade de combinar conteúdo, tecnologia e design que pode ajudar qualquer estratégia a decolar. Quem não prestar atenção neles, com certeza ficará para trás e verá a concorrência passando a frente na paisagem da produção de conteúdo.

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Planeje seu conteúdo com uma ajuda especializada

Neste caso, é fundamental poder contar com a ajuda especializada de uma agência de marketing digital para planejar as melhores estratégias de produção de conteúdo interativo em diversos formatos. Na IMMA, nós fazemos esse trabalho e oferecemos muitos outros serviços.

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