Como usar as hashtags do Instagram a seu favor

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
21/06/2021
Gestão de Mídias Sociais

Como usar as hashtags do Instagram a seu favor? Se você é uma pessoa que trabalha com as mídias sociais, essa é uma pergunta crucial para se fazer. Isso porque, hoje em dia, existem muitas marcas e influenciadores brigando por espaço na plataforma.

Logo, é fundamental encontrar formas de se destacar. Assim, por que não aprender a usar uma das maiores ferramentas do site da melhor forma possível? Isso pode ser bem útil para o crescimento no Instagram. Portanto, continue com a leitura para aprender!

Como usar as hashtags do Instagram a seu favor

Fonte: Envato

Entenda como usar as hashtags do Instagram a seu favor com essas dicas

A hashtag é um recurso presente na maioria das redes sociais. Espaços como o Twitter e o Facebook, por exemplo, têm na hashtag uma de suas ferramentas mais populares.

Com o Instagram não é diferente. A rede social baseada no compartilhamento de fotos e imagens pode oferecer muito potencial para o sucesso se você souber usar as hashtags. Por isso, vamos dar algumas dicas para fazer isso com eficiência a seguir. Confira!

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Use hashtags relevantes para a postagem

Ao postar sobre um determinado assunto, você deve usar hashtags que tenham a ver com o foco da imagem. Por exemplo: Se você faz uma postagem mostrando uma roupa nova que você comprou, é uma boa ideia incluir a hashtag da marca da roupa. Mas incluir hashtags relacionadas a assuntos aleatórios, como culinária ou maquiagem, nesse tipo de post pode prejudicar seus resultados.

Isso porque as pessoas que procuram por uma hashtags querem ver posts relevantes nos resultados de busca. Assim, se alguém que procura algo relacionado com maquiagem se deparar com um post sobre roupas, a pessoa vai ficar desapontada e dificilmente irá interagir com a postagem ou seguir o seu perfil. O contrário, no entanto – se o seu post realmente fosse sobre maquiagem – já seria muito mais promissor. Nesse caso, haveria muitas chances do usuário interagir.

Uso de Hashtag

Fonte: Envato

Não encha a legenda de hashtags

Incluir hashtags em uma publicação é uma forma de aumentar o seu alcance. Afinal, com as hashtags, pessoas que não seguem a sua conta podem ver o post através da ferramenta de busca.

Mesmo assim, não é recomendável exagerar e encher a legenda da foto de hashtags. Isso é esteticamente desagradável e pode incomodar os seguidores da página. Prefira, então, optar por um número razoável de hashtags por post.

Coloque as hashtags no comentário

Você pode aproveitar o potencial das hashtags sem poluir a legenda do seu post no Instagram. Isso pode ser feito colocando as hashtags em um comentário na postagem. Com isso, o post ainda vai aparecer em buscas das hashtags em questão.

Adicionalmente, dessa maneira, a legenda do post pode ser constituída apenas pelo texto. O resultado é, então, mais atrativo para os usuários, que, muitas vezes, nem vão precisar clicar nos comentários e ver as hashtags, limitando-se a curtir a postagem.

Hashtags como forma de direcionamento

Como citamos acima, as hashtags são ferramentas de marketing digital presente nas redes sociais e, além disso, são extremamente importante quando falamos em direcionamento do conteúdo e levantamento de métricas para avaliar resultados. Quando falamos em conteúdo direcionado, por exemplo, estamos falando sobre conteúdos feitos especialmente para o público-alvo da sua empresa, o que ajuda na melhora dos resultados.

Décadas atrás, era muito comum que as empresas investissem em conteúdos generalistas pensando em captar o máximo de pessoas possíveis. No entanto, esta técnica se mostrou bem defasada com o passar do tempo, já que conteúdos voltados ao público ligado ao empreendimento eram muito mais assertivos.

Neste sentido, as redes sociais aparecem como uma ótima oportunidade, já que ela é capaz de divulgar conteúdos direcionados e, mesmo assim, ampliar o alcance da marca, já que o número de usuários é enorme. Mesmo assim, para que a estratégia de direcionamento do conteúdo seja assertiva, é preciso saber empregar bem as hashtags nos posts, já que essas hashtags ajudam a direcionar.

Por isso, sempre indicamos não colocar muitas hashtags em uma publicação, já que você amplia o leque de alcance, desvirtuando a ideia de direcionamento. Sempre recomendamos, neste caso, o uso de 3 ou no máximo 4 hashtags por postagem. Ainda assim, a assertividade vai depender das palavras que você usar como hashtag. Precisem ser palavras usadas e buscadas pelo público, isso ajudará a fazer o seu alcance subir sem precisar usar muitas hashtags.

Usando hashtags a seu favor

Fonte: Envato

Um exemplo que podemos dar é a respeito de um post para uma empresa de logística. Neste caso, poderíamos usar 3 hashtags genéricas, lembrando que essas hashtags mudam de acordo com a temática da postagem. Assim, poderíamos usar: #logística #entregas #empresadelogística. São bem genéricas, mas assertivas em algumas ocasiões.

Agora, outra importante função das hashtags é acompanhar os resultados de campanhas. É muito comum as empresas usarem hashtags específicas para suas campanhas e, assim, podem verificar a qualidade da campanha de acordo com o uso da hashtag. Neste caso, ela precisa ser bem única, de modo que todos que usarem tenham relação com a campanha.

Essa é outra função incrível que as hashtags apresentam, se tornando uma das ferramentas mais importantes para quem trabalha diretamente com gestão de redes sociais. Por isso, este artigo é se suma importância, destacando como usá-las a seu favor e quais são suas principais funções dentro do marketing digital.

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Contrate uma equipe especializada para administrar seu Instagram

Se você não sabe como usar as hashtags do Instagram a seu favor, é interessante considerar a possibilidade de contratar uma empresa especializada para administrar as redes sociais da sua marca. Dessa forma, recursos como as hashtags podem ser usados da melhor maneira possível.

Mas que tipo de empresa pode fazer isso? Uma agência de marketing digital é uma ótima pedida. A Agência IMMA, por exemplo, oferece diversos serviços relacionados ao marketing online; dentre eles, a gestão de redes sociais para empresas de qualquer porte. A IMMA tem uma equipe altamente qualificada e preparada para cuidar do seu Instagram.

E aí, quer saber mais? Então não precisa perder tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!

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