Usar as fotos do cliente para realizar mais vendas no Pinterest pode ser uma boa ideia

O Pinterest é onde muitos compradores vão quando querem algo, mas eles não estão exatamente certos do que querem. De acordo com Pinterest, existem 150 milhões de usuários ativos e 93% deles dizem que usam a plataforma para pesquisar e comprar coisas novas. Por isso, usar as fotos do cliente para realizar mais vendas no Pinterest pode ser uma boa ideia.

Usar as fotos do cliente para realizar mais vendas no Pinterest pode ser uma boa ideia

Fonte: Pixabay

Ao contrário de outras redes sociais, os usuários do Pinterest preferem seguir marcas, não celebridades. Isso significa que esse pode ser o local ideal para que as marcas comuniquem novos produtos e se envolvam com os clientes, criando um relacionamento mais profundo e maior diálogo com eles, além de descobrir alguns detalhes interessantes sobre suas preferências.

Em um esforço para envolver e converter esse grupo de alta intenção, as marcas frequentemente produzem imagens de produtos com o objetivo de fazer com elas apareçam no topo dos resultados de pesquisa. O problema é que essas imagens ficam encenadas e artificiais, a ponto de não chamar nenhuma atenção dos usuários, mesmo que eles sejam clientes potenciais.

Além disso, com tantas empresas fixando pins com imagens de produto, as marcas precisam de mais uma maneira de se destacar na multidão. Afinal, quando todas as imagens que resultam de uma busca são parecidas, não existe realmente um destaque que vá chamar a atenção dos compradores e aumentar o tráfego e as vendas.

O Pinterest é marcado por imagens lindíssimas feitas de forma caseira e despretensiosa por muitos de seus usuários. Assim, quando uma imagem posada aparece na listagem de pins de uma pesquisa, ela pode acabar sendo descartada imediatamente, pois o usuário pode ter a impressão de que este tipo de foto é utilizada por empresas apenas para vender.

Assim, aquela imagem que deu tanto trabalho para se produzida e ainda custou uma nota para a empresa acaba não surtindo muito efeito quando exibida no Pinterest. Ao invés disso, muito usuários preferem se envolver com imagens mais naturais, que podem até estar vendendo um produto, mais não cria essa impressão logo de cara.

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Uma boa solução para isso é inserir fotos de clientes autênticas nos anúncios de vendas. Há uma tendência entre os clientes satisfeitos em posar para fotos utilizando o produto que eles acabaram de comprar. Essas fotos tendem a ser bem espontâneas e interessantes, o que pode chamar muito mais atenção do que as imagens encenadas produzidas com modelos pelas marcas.

Para fazer isso, primeiro será necessário começar uma curadoria de imagens que citem sua marca positivamente para, depois, começar a utilizá-las. É claro que você precisa pedir autorização para utilizar uma imagem produzida por outra pessoa. No entanto, dificilmente um cliente satisfeito não dá essa autorização.

Você também pode criar um e-mail enviado automaticamente para todas as pessoas que efetuem uma compra com a sua marca oferecendo algo em troca de uma imagem utilizando o produto adquirido. Deixe claro que a imagem será utilizada para fins comerciais e ofereça algo em troca, como um desconto ou um cupom.

Usar as fotos do cliente no Pinterest pode destacar sua marca na plataforma e, ainda, dirigir mais tráfego para o seu site. As fotos tiradas por seus clientes são mais relacionáveis do que as profissionais e têm um claro impacto no engajamento, no tráfego e nas conversões.

O tráfego do Pinterest gera links que são totalmente rastreáveis a partir de várias ferramentas de gerenciamento de redes sociais. Isso permite ter uma visão ampla sobre o impacto dessas imagens, se elas estão realmente gerando mais tráfego e vendas e ainda permitindo descobrir que tipo de imagem chama mais atenção.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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