Saiba tudo sobre inbound marketing e como ele pode destacar sua empresa

Historicamente falando, até pouco tempo atrás, o inbound marketing não existia: ele “nasceu” em 2005 e o termo foi inventado por Brian Halligan, co-fundador e CEO da HubSpot. De lá pra cá, ele foi crescendo, se popularizando mesmo em 2012. Hoje, este é um conceito que soa muito familiar. Saiba tudo sobre inbound marketing e como ele pode destacar sua empresa.

Marketing de entrada

Fonte: Freepik.

Saiba tudo sobre inbound marketing

O inbound marketing (ou marketing de entrada) estipula que é possível atrair clientes através do fornecimento de conteúdo interessante e de qualidade num site. Se o conteúdo educar, informar e envolver o público-alvo, isso vai aumentar o interesse das pessoas em relação a sua empresa, gerando conscientização em relação a ela e, consequentemente, gerando leads qualificados.

Uma vez que um visitante se torna um lead, você pode passá-lo para o funil de vendas. Se ele converter e realizar compras regularmente, você pode analisar o processo para produzir ainda mais conteúdo de qualidade para aprimorar a experiência do usuário e, ainda, ativar novos usuários transformando-os também em leads e clientes.

O inbound marketing oferece conteúdo tático desenvolvido para um determinado contexto, como e-books, white papers, podcasts, postagens em blog, vídeos, etc. Ou seja: essa estratégia é baseada no marketing de conteúdo e busca conquistar novos clientes oferecendo conhecimento. Mas uma vez que um usuário converte, ele precisa continuar recebendo conteúdos valiosos para seguir fidelizado.

Saiba tudo sobre inbound marketing e ele como pode destacar sua empresa

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Mas como o inbound marketing pode destacar sua empresa?

Como a maioria das pessoas que agora procuram por produtos e serviços usam a internet para isso, empresas e marcas de todos os tamanhos e lugares do globo perceberam que devem atuar como editores para obter o interesse dos compradores. Grandes e pequenas marcas podem lutar em pé de igualdade pela atenção dos usuários.

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Além disso, vale lembrar que mensagens estritamente promocionais estão sendo cada vez mais rejeitadas pelos usuários. Propagandas pipocando na tela do celular ou do computador têm sido consideradas invasivas e incômodas, ao passo que o inbound marketing fornece conteúdos de qualidade para os usuários de forma orgânica.

Para tanto, é preciso investir tempo em conhecer as pessoas. O inbound marketing exige uma compreensão plena do que seus clientes desejam e querem ver, resultando na criação de conteúdos de valor e que são eficientes para gerar vendas. Qualidade certamente é mais importante do que quantidade pois um conteúdo bem apresentado tem a oportunidade de ressoar com o público por muito tempo.

O que é inbound marketing

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Essa estratégia faz com que as pessoas se sintam livres para comprar quando estiverem prontas. O inbound marketing gera leads de qualidade, que muitas vezes precisam ser ativados algumas vezes antes de efetivamente realizar uma transação. Porém, essa ativação é feita fornecendo ainda mais conteúdos qualificados aos usuários, até ele ter certeza do quanto é vantajoso fazer essa compra.

Nem todos os usuários estão prontos para entrar no funil de vendas, e o inbound marketing sabe disso. Muitas vezes, o usuário até tem interesse num produto ou serviço, mas precisa de algum tempo e mais informações para se preparar para a compra e fornecer conteúdos de valor pode ajudar muito. E se sua empresa ajuda nesta tomada de decisão, é provável que ela se torne uma opção para a compra.

No processo do inbound marketing é comum usar sistemas de automação que fornecem informações relevantes sobre os usurários ao longo da jornada de compra do cliente, de forma que a empresa pode mantê-lo interessados e até que esse lead esteja preparado para converter.

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Inbound Marketing

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Quando você produz conteúdo de qualidade que é fornecido de forma contextual para os usuários através do inbound marketing, você apresenta sua empresa como digna de crédito em torno de um produto ou serviço. O inbound marketing ajuda o usuário a tomar decisões mais acertada e, ao contribuir com isso, seu negócio cresce e ainda mantém uma longa carta de clientes satisfeitos.

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Historicamente falando, até pouco tempo atrás, o inbound marketing não existia: ele “nasceu” em 2005 e o termo foi inventado por Brian Halligan, co-fundador e CEO da HubSpot. De lá pra cá, ele foi crescendo, se popularizando mesmo em 2012. Hoje, este é um conceito que soa muito familiar. Saiba tudo sobre inbound marketing e como ele pode destacar sua empresa.

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Uma das ferramentas mais interessantes e eficazes do marketing é o inbound marketing. Trata-se de um conjunto de estratégias realizadas de forma direta, e principalmente indireta, para atrair consumidores voluntários para a marca. Ele não utiliza o marketing tradicional com propagandas maciças e interruptas, mas sim métodos como a indução. Saiba como usar o inbound marketing para sua empresa no blog da Agência IMMA.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.